O Rali de asfalto organizado pelo Clube Automóvel de Portimão tem melhorado gradualmente de edição para edição. Seria injusto não destacar os esforços dos seus elementos para criar um rali com maior quilometragem e mais atractivo. A união dos troços da época passada (Senhora do Verde), a Super Especial reutilizada de passadas edições do Casinos, e mesmo o novo troço do AIA são disso prova. Constatou-se um maior cuidado na organização do rali – desde os postos de controlo, aos horários, aos aditamentos e mesmo lista de inscritos.
Mas existem aspectos a melhorar e que merecem maior atenção dos responsáveis, a começar no Director de Prova. O desconhecimento do regulamento da prova, nomeadamente com o horário de reconhecimentos, e consequentemente com a preparação dos troços para o reconhecimento dos concorrentes foi uma das lacunas. Depois o roadbook apresentava alguns erros (alguns graves que induziam as equipas em erro) tanto em ligações como dentro das especiais. Pior só mesmo o facto de não existir uma descrição da especiais 3 e 5 – AIA, que colocaram os navegadores incrédulos.
Existindo duas provas distintas, reservadas aos concorrentes do Challenge e aos Extras, não existia razão nenhuma para misturar classificações. A classificação misturada que atribuía a vitória a Ricardo Teodósio e João Luz retirava protagonismo ao Challenge, e pior aos concorrentes que a disputavam. Muitos dos órgãos de comunicação que cobriam a prova divulgaram a classificação final misturada e não as duas provas que se disputaram.
Finalmente, desta vez sem culpas para a organização, foi lamentável o facto da polícia ter desviado o trânsito junto ao Auditório Municipal, devido a um concerto (salvo erro de Luís Represas), sem que existisse uma informação para os concorrentes que partiam para a Super Especial. Apenas quando chegavam ao local é que existia um elemento da organização a dar indicações sobre o desvio, que muitos concorrentes desconheciam, promovendo algumas situações incómodas (equipas perdidas), principalmente porque existiam horários a cumprir.
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