terça-feira, dezembro 23

José Neves arrecada vitória e Challenge

A temporada de ralis de 2008 chegou ao final com a primeira edição do Rali Vila da Ourique. O atractivo da prova residia na aferição do vencedor do Challenge Regional de Ralis (CRDR), que sairia do lote de sete concorrentes.

Os favoritos, António Lampreia e José Neves entraram ao ataque, chegando ao final da primeira passagem pelo troço de 10,8 quilómetros separados por 5 segundos. No entanto, foram surpreendidos por Carlos Valentim em Ford Escort Cosworth, que assumiu a liderança da prova com uma vantagem de 3,4 segundos sobre o segundo classificado.

Na segunda passagem José Neves transcendeu-se e desferiu um forte ataque, retirando 17 segundos ao troço único do rali. Não só assumiu a liderança da prova, como também se colocava em posição favorável para vencer o Challenge. António Nunes efectuava um bom tempo e passava para a segunda posição do rali, intrometendo-se nas contas do CRDR. Mantendo a aposta na fiabilidade, António Lampreia mantinha a terceira posição, mas ficava a mais de 22 segundos do líder. Carlos Valentim melhorava o seu tempo mas o turbo do seu Ford Escort Cosworth viria a ceder no final da especial ficando arredado do rali.

À entrada da última especial a prova, e o Troféu, parecia estar decidido, mas por via das dúvidas José Neves e José Jesus não levantaram o pé e batia o record da especial, com 6:44,3, a uma média de 96,2 Km/h. Sem mais surpresas, a equipa do Mitsubishi Lancer EVO IV venceram o rali e conquistaram o Challenge Regional de Ralis 2008.

Na segunda posição acabou António Nunes e Rui Marques em Ford Sierra Cosworth, que se adaptaram ao traçado rápido, contíguo à Vila de Ourique. António Lampreia e Pedro Macedo tiveram que contentar-se com o terceiro posto, mas não se livraram de um valente susto quando a manete da caixa de velocidade partiu-se na última especial. Com este resultado, a equipa alentejana fica no segundo lugar do troféu.

Augusto Páscoa e Leonel Fernandes acabaram na quarta posição, vencendo entre os duas rodas motrizes. A dupla do Renault 11 Williams fecha o ano com mais uma exibição convincente e irrepreensível.

Pensando nas contas da Divisão 2RM, Eduardo Valente e João Lelo efectuaram uma prova inteligente. Conquistando a quinta posição final, e segunda da classe, foi o suficiente para vencer a categoria a bordo do Renault Clio Williams.

O muito público presente na estrada vibrou com a passagem da dupla Carlos Gomes / José Pereira. Aliando a rapidez ao espectáculo, a equipa do Ford Escort MKII, venceu a divisão reservada aos veículos de tracção traseira.

O final de época não correu bem a Pedro Leone e Bruno Ramos. As esperanças num bom resultado desapareceram quando a transmissão traseira do Ford Sierra Cosworth cedeu na segunda especial. Depois de reparado, ainda efectuaram um segundo tempo na última especial, suficiente para conquistar o sétimo posto.
Jogando em casa, João Palma e Cristiano Jardinha em Ford Escort Cosworth finalizaram no oitavo posto, na frente de Luís Guerreiro / Paulo Rodrigues em viatura idêntica. A fechar o top 10, Vítor Santos e Frederico Carvalho tiveram uma prova condicionada por problemas mecânicos no Ford Sierra Cosworth.

Numa prova onde os sete candidatos finalizaram o rali, José Correia acabou na 11ª posição, ultrapassando na última especial Paulo Anselmo, que se viu a braços com problemas de potência no Opel Corsa 2.0.

A vitória na classe reservada às viaturas 1.6, ficou na posse de João Luís Palma / Filipe Amaro num Nissan 100 NX.

João Monteiro e José Teixeira abandonaram na primeira especial com problemas de suspensão. Luís Reis abandonou com o motor do Renault 11 Turbo partido, enquanto que Rodolfo Ribeiro também foi vítima de problemas mecânicos no Lancia Delta Integrale.

Uma nota final para o trabalho positivo da Organização a cargo do Aero Clube de Beja, que contou com um forte apoio da Câmara Municipal de Ourique, nomeadamente através do Presidente Pedro do Carmo e da vereadora da Cultura, Florbela Martins.
.

Sem comentários: