sexta-feira, dezembro 5

Dados Estatísticos CRRS 2008 - Parte 2

MÉDIAS CRONOMETRADAS (Tabela)

Antes do mais a ressalva para as médias/distâncias dos troços do Rali de Vila do Bispo terem sido apuradas por estimativa, pois os valores apresentados oficialmente eram semelhantes aos ao ano passado, o que não correspondia à verdade. Os valores são aproximados, e foram com eles que cheguei às médias do rali da zona Oeste.

Como esperado as viaturas com 4 rodas motrizes dominam nas médias cronometradas. Com uma média estimada de 94,4 Km/h João Monteiro em Ford Sierra Cosworth foi o melhor registo do ano. O troço da Raposeira (aprox. 13,35 km) foi de longe o troço mais rápido, e onde se atingiram valores mais altos. Seguiram-se em terra os troços de Loulé e Cortelha, sendo os intervinientes o Ricardo Teodósio e o Pedro Peres, contando para o Campeonato Open. Também na ordem dos 80 km/h o troço de Bundens (Vila do Bispo) efectuado pelo José Neves.

As médias também são elevadas no asfalto, com natural destaque ao troço das Corchas, que com 22,68 km foi percorrido a uma média de 83,2 Km/h pelo João Monteiro. Para quem conhece a zona, a parte do Turini é bastante sinuosa, pelo que o Chilrão foi “maximum attack” para atingir uma média tão boa. Curiosamente a mesma média foi alcançada no Alfarce, mas com apenas 10,25 Km, também pelo João Monteiro (mais rápido em terra e em asfalto).

No extremo da tabela encontra-se a Super Especial do Autódromo, ganha pelo Nuno Pinto que efectuou uma média de 54Km/h. Em troços “normais” de estrada, o mais lento foi o Azinhal com 60,2Km/h efectuado pelo Luís Mota. Dois pontos relevantes para este registo: o percurso sinuoso após a localidade do Azinhal e o facto de ter chovido muito na zona, antes e durante a prova.


Entre as viaturas de duas rodas motrizes, Gil Antunes obteve o melhor registo na Raposeira, com 87,1Km/ de média. Destaque também para o bom desempenho de Rui Coimbra no Golf GTi em Budens (79,6) e para o Armindo Neves no Hyundai Kit Car no Rali Casinos do Algarve.


Na classe I, os resultados mostram um domínio do Vasco Tintim, embora a melhor média fique na posse do Alexandre Ramos em Vila do Bispo (Raposeira). Nota também para o desempenhos de Rui Coimbra no Rali de Castro Marim e de Renato Leria no Rali Casinos do Algarve, curiosamente ambos com a mesma viatura.


Na Promoção, parece que a “rapidez” foi de tempos/modas. Primeiro temos um Alexandre Ramos dominador, depois foi o Carlos Marreiros, e nas últimas especiais do Casinos do Algarve o Diamantino Santos foi o mais rápido.
PENALIZAÇÕES (Tabela)

As penalizações também fazem parte dos ralis, e por uma ou outra razão influenciam os resultados finais, ou parciais, dos concorrentes. Sem culpabilizar pilotos ou navegadores, pois também faço parte deste grupo e sei que por vezes as contas não são forçosamente como desejaríamos.

Felizmente este ano apenas 17 concorrentes foram vítimas de penalizações, o que representa uma diminuição em relação a temporadas anteriores. Inevitavelmente o Filipe Baiona encontra-se no topo com 16 minutos, que lhe retirou um resultado muito positivo em Castro Marim. Segue-se o Marco Gonçalves, que somou 3 penalidades esta temporada, motivadas infelizmente por problemas no Peugeot 205 GTi, e que totalizaram 7 minutos e 10 segundos.

O Paulo Anselmo aparece a seguir com 4 minutos registados no Rali de Martinlongo, na estreia da viatura, numa prova que não lhe correu muito bem.


EXTENSÃO DAS PROVAS (Tabela)

Este ano, uma aposta do CAA foi no aumento de quilometragem dos troços dos ralis do regional. Examinando a tabela parece que os ralis foram crescendo com o decorrer da temporada, mas tal não corresponde à verdade.

A primeira prova da temporada contava com um troço que seria de aproximadamente 18 quilómetros, mas que devido às chuvas foi encurtado para apenas 10. Estavam planeados mais 16 quilómetros de troço que não puderam ser efectuados, totalizando então 42,42 km em Martinlongo.

O Rali de Vila do Bispo totalizou 54,6 km (valor aproximado mas não oficial), destacando a tripla passagem pelo troço de Budens (9,30km).

A surpresa veio de Castro Marim, com a especial de Odeleite de 18,21 km, que foi o maior troço de terra do regional. Infelizmente as condições climatéricas não eram as melhores, mas existiu coragem para avançar com a totalidade do rali em frente. Foram 66,48 Km que serviram de tónico ao maior rali da temporada. O Rali de Loulé, pontuável para o Open foi constituído por 7 especiais (o maior rali também em termos de especiais), com uma SE de asfalto, seguido pela dupla passagem por Loulé (também conhecido como troço do Canil), São Brás e Cortelha, este último com 16,93 km.

A acabar a temporada, o Rali Casinos do Algarve, totalmente em asfalto, no qual existia o maior troço de 2008 – Corchas (resultante da união de parte do troço de Serra de Monchique 2007 [Col du Turini), com o Chilrão) totalizando 22,68 km.

Sem cair em exagero foram: 25 especiais de classificação (6 asfalto e 19 em Terra), com 289,22 km cronometrados (58,62 asfalto e 230,6 terra).
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