segunda-feira, dezembro 8

Vitória de Eduardo Valente em Portimão

No passado fim-de-semana disputou-se o Rali Cidade de Portimão, prova pontuável para o Challenge Regional de Ralis. Disputado em condições atmosféricas instáveis, que condicionavam a escolha de pneumáticos por parte dos concorrentes, a incerteza quanto à vitória perdurou até ao último metro do rali.

O rali começou com uma Super Especial nocturna disputada no Parque das Feiras. Aproveitando um traçado usado nos Casinos do Algarve, o Clube Automóvel de Portimão quis aproximar os carros do público e foi bem sucedido. Augusto Páscoa e Leonel Fernandes num Renault 11 “Williams” entrou com o pé direito, averbando o melhor tempo, superiorizando a Pedro Charneca e Eduardo Valente por mais de dois segundos.

Os aguaceiros que caíram na madrugada de Domingo foram suficientes para “baralhar” as escolhas dos concorrentes. Eduardo Valente e João Lelo em Renault Clio Williams venceram a primeira passagem pelo troço de Senhora do Verde (15,85 km) e assumiram a liderança do rali, com um toque pelo meio do troço. Luís Nascimento subiu para a segunda posição a 11,7 segundos. Implementando uma postura ofensiva José Neves, em Mitsubishi Lancer EVO IV, ficavam no terceiro posto, perdendo algum tempo após ter apanhado o concorrente que o antecedia em troço.

A primeira passagem pela especial que era circundante ao Autódromo Internacional do Algarve foi vencida por Luís Nascimento, que se despistou logo após a Tomada de Tempos. Apesar de regressar à estrada, danos no radiador do Opel Corsa impediram a progressão. Eduardo Valente reforçou a liderança somando mais três segundos de vantagem sobre José Neves.

Na quarta especial deu-se a reviravolta nas contas do rali. José Neves atacou decidido e aproveitou os problemas na suspensão do Clio de Valente para ascender à liderança com 2,6 segundos de vantagem. Ficava tudo em aberto para a última especial.

Na segunda passagem pelo AIA, Eduardo Valente contra-atacou e retirou 5,4 segundos à primeira passagem. José Neves não conseguiu efectuar uma prestação semelhante à especial anterior, e viu-se surpreendido no final, com uma diferença de 4,1 segundos. Curiosamente, só à entrada do último Parque de Assistência, e já com os tempos averbados é que os concorrentes (e público) tiveram conhecimento do desfecho do rali.

Se a luta pela liderança do rali foi intensa, o mesmo se pode aplicar ao último lugar do pódio. Augusto Páscoa e João Monteiro foram os intervenientes, com a vantagem a pender para o lado do piloto com viatura de tracção total. João Monteiro e José Texeira no Ford Sierra Cosworth não conseguiram repetir a proeza do Casinos do Algarve, muito por culpa dos pneus que não eram ideais para o piso molhado. Numa prova onde efectuaram uma progressão, após adaptação às condições, “roubaram” o terceiro posto na última especial do rali. Augusto Páscoa acabou o rali na quarta posição, dando continuidade ao bom desempenho obtido no Casinos do Algarve. No entanto, o piloto do Renault 11 Williams voltou a ser batido nas lutas individuais.

Fazendo valer da regularidade, António Lampreia e Pedro Macedo voltaram a acabar nos lugares cimeiros, desta vez na 5ª posição. Graças a este resultado, a equipa do Ford Escort Cosworth assumiu a liderança do Challenge.

No sexto posto acabou Jorge Baptista, que desta vez foi acompanhado por Licinío Santos. O piloto do Toyota Celica 4WD teve uma adaptação positiva à viatura e ao terreno, melhorando as prestações e subindo na classificação. Vítor Santos e Filipe Carvalho não tiveram uma prova fácil, com um conjunto de contrariedades que condicionaram o resultado. Com problemas de embaciamento, um toque que danificou a suspensão, alguns piões tudo contribuiu para que apenas conseguissem um sétimo posto. Luís Reis e Miguel Jorge em Renault 11 Turbo fizeram valer o conhecimento do terreno para acabar na oitava posição, superiorizando-se na última especial a José Correia por apenas 1,4 segundos. A fechar os dez primeiros, a equipa Diamantino Santos e Hélio Rodrigues, que traduzem em resultados o andamento imposto no Ford Escort XR3i.

A prova também registou alguns abandonos, destacando-se o do Pedro Leone com problemas de caixa de velocidades, Luís Nascimento e Pedro Charneca fruto de despistes e Carlos Marreiros com um princípio de incêndio.

Faltando apenas uma prova para acabar o Challenge Regional de Ralis, sete pilotos estão matematicamente habilitados a vitória final: António Lampreia, José Neves, Vítor Santos, Eduardo Valente, Pedro Leone, José Correia e Paulo Anselmo. A competição encerra a 21 de Dezembro, com a disputa do Rali Vila de Ourique.
Foto: Marco Santos
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