Há umas semanas atrás, José Correia num artigo de opinião colocado no Fórum Ralis a Sul foi o primeiro a alertar para o facto do Clube Automóvel do Algarve não apresentar qualquer interesse nas duas provas do Campeonato Regional do Sul, para o qual foi designado pela FPAK - Rali de Loulé e Rali Casinos do Algarve.
Hoje foi a vez do Paulo Homem, no site do Ralis.Online, voltar a efectuar a mesma abordagem, num artigo onde revela as intenções do CAAL de não participar no CRRS:
"Tal como tinha anunciado no final da temporada passada, o Clube Automóvel do Algarve não pretende estar presente no Campeonato Regional de Ralis Sul em 2009, tendo em substituição organizado o "seu" Troféu Sélenia.
Mesmo no site oficial do Clube Automóvel do Algarve não aparece qualquer referência às provas que eventualmente deveriam pontuar para o Regional Sul (Loulé e Casinos do Algarve), que irão contar na mesma com os VSH e que aparecem nos calendários da FPAK.
Segundo informação de um elemento do Clube Automóvel do Algarve, todos os VSH inscritos (por exemplo em Loulé) pontuaram para o Open e outros também para o Troféu Selénia, devendo a FPAK extrapolar uma classificação para os inscritos no Regional Sul se assim entender.
Alguns pilotos, que se encontram a disputar o Regional Sul, já demonstraram a sua preocupação por esta situação, esperando que seja tomada uma decisão em breve sobre este assunto, até porque sem estas duas provas o Regional Sul fica muito encurtada, embora ainda faltem disputar outras duas provas (Ourique e Portimão) que permite que esta Competição seja válida."
Mediante o aparecimento do Challenge Regional de Ralis, organizado pelo CAP e pelo ACB (inicialmente também contava com o clube de Loulé), o Clube Automóvel do Algarve optou por não organizar o regional sul em 2009. A opção recaiu sobre um Troféu com regulamentos mais permissivos, que englobasse uma maior número de viaturas, com um regulamento particular mais ajustado aos ralis actuais - denominado Troféu Selénia.
No entanto, a FPAK no final do ano elaborou um regulamento do Campeonato Regional do Sul, e entregou a organização das provas ao Clube Automóvel de Portimão, ao Aero Clube de Beja e ao Clube Automóvel do Algarve (Loulé seria disputado conjuntamente com o Open). Este "volte face" não estaria nos planos dos responsáveis pelo CAAL, e teve uma consequência directa - grande parte do pelotão das viaturas VSH optou por efectuar apenas as provas do regional, abdicando das provas do Troféu Selénia. No total estam previstas 12 provas de ralis a sul (6 regional + 8 Selénia [2 em conjunto]). Efectivamente, e apesar da maior permissividade regulamentar, o Troféu Selénia teve pouca adesão - uma média de 12 concorrentes por prova, sendo que na última - Rampa de Querença, apenas 10 elementos participaram na prova reservada aos automóveis.
Resta esperar pelo regulamento do Rali de Loulé, para verificar se a prova está contemplada no Campeonato Regional do Sul; qual o preço da inscrição e se também de uyma reacção da FPAK sobre se irá ou não extrapolar uma classificação do Rali para os concorrentes inscritos no Regional Sul.
Foto - Mondegosport
Hoje foi a vez do Paulo Homem, no site do Ralis.Online, voltar a efectuar a mesma abordagem, num artigo onde revela as intenções do CAAL de não participar no CRRS:
"Tal como tinha anunciado no final da temporada passada, o Clube Automóvel do Algarve não pretende estar presente no Campeonato Regional de Ralis Sul em 2009, tendo em substituição organizado o "seu" Troféu Sélenia.
Mesmo no site oficial do Clube Automóvel do Algarve não aparece qualquer referência às provas que eventualmente deveriam pontuar para o Regional Sul (Loulé e Casinos do Algarve), que irão contar na mesma com os VSH e que aparecem nos calendários da FPAK.
Segundo informação de um elemento do Clube Automóvel do Algarve, todos os VSH inscritos (por exemplo em Loulé) pontuaram para o Open e outros também para o Troféu Selénia, devendo a FPAK extrapolar uma classificação para os inscritos no Regional Sul se assim entender.
Alguns pilotos, que se encontram a disputar o Regional Sul, já demonstraram a sua preocupação por esta situação, esperando que seja tomada uma decisão em breve sobre este assunto, até porque sem estas duas provas o Regional Sul fica muito encurtada, embora ainda faltem disputar outras duas provas (Ourique e Portimão) que permite que esta Competição seja válida."
Mediante o aparecimento do Challenge Regional de Ralis, organizado pelo CAP e pelo ACB (inicialmente também contava com o clube de Loulé), o Clube Automóvel do Algarve optou por não organizar o regional sul em 2009. A opção recaiu sobre um Troféu com regulamentos mais permissivos, que englobasse uma maior número de viaturas, com um regulamento particular mais ajustado aos ralis actuais - denominado Troféu Selénia.
No entanto, a FPAK no final do ano elaborou um regulamento do Campeonato Regional do Sul, e entregou a organização das provas ao Clube Automóvel de Portimão, ao Aero Clube de Beja e ao Clube Automóvel do Algarve (Loulé seria disputado conjuntamente com o Open). Este "volte face" não estaria nos planos dos responsáveis pelo CAAL, e teve uma consequência directa - grande parte do pelotão das viaturas VSH optou por efectuar apenas as provas do regional, abdicando das provas do Troféu Selénia. No total estam previstas 12 provas de ralis a sul (6 regional + 8 Selénia [2 em conjunto]). Efectivamente, e apesar da maior permissividade regulamentar, o Troféu Selénia teve pouca adesão - uma média de 12 concorrentes por prova, sendo que na última - Rampa de Querença, apenas 10 elementos participaram na prova reservada aos automóveis.
Resta esperar pelo regulamento do Rali de Loulé, para verificar se a prova está contemplada no Campeonato Regional do Sul; qual o preço da inscrição e se também de uyma reacção da FPAK sobre se irá ou não extrapolar uma classificação do Rali para os concorrentes inscritos no Regional Sul.
Foto - Mondegosport
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