Há sempre mudanças de regulamentos de uma temporada para a seguinte. Descubra nas linhas que se seguem as principais novidades para 2010.
•Está prevista uma sub-divisão extra do Campeonato do Mundo de Ralis exclusivamente para os carros Super 2000. Inicialmente esteve para se chamar “Taça do Mundo”, mas a designação mudou mais tarde para “Taça FIA WRC” (WRCC). Não é um campeonato para pilotos mas sim para equipas de um só carro, com o piloto a poder mudar prova a prova. Os modelos que podem participar são os S2000 de 2 litros de motor aspirado. Estes mesmos modelos continuam a participar no PWRC, mas os dois calendários são ligeiramente diferentes.
•Haverá um Campeonato do Mundo Super 2000 para Pilotos. O número de provas elegíveis é de 10 e, no momento da inscrição, um piloto deverá indicar sete ralis, incluindo dois fora da Europa, nos quais marcará pontos. Este campeonato surge adicionalmente à taça FIA WRC para equipas S2000.
•Novos nomes! As principais equipas WRC (antes designadas por “M1" e depois Construtores) serão agora denominadas Construtores Inscritos. As equipas secundárias (“M2" e depois Equipas de Construtores) passam a ser Equipas WRC. Tanto os Construtores Inscritos como as Equipas WRC continuam a poder marcar pontos para o campeonato de Construtores. As Equipas WRC podem inscrever qualquer tipo de carro e não apenas modelos WRC.
•As Equipas WRC têm de participar no mínimo em oito provas nomeadas, incluindo uma fora da Área Económica Europeia e Turquia, com um ou dois carros de qualquer classe, homologados até 2009.
•Os participantes do PWRC e do JWRC deixam de indicar as provas em que tencionam participar. Os ralis serão agora nomeados um a um, no momento da inscrição.
•A largura total dos carros S2000 poderá ser aumentada face aos actuais 1800mm para 1820mm.
•Os modelos de Grupo N com motor turbo têm de montar um restritor de 33mm em vez do actual de 32mm.
•2010 será a última época para os actuais modelos WRC participarem no Mundial e o último ano em que os S2000 podem ser homologados com motores aspirados de 2l. A partir de 2011, os carros Super 2000 só podem dispor de motores 1.6 com turbo.
•Novas regras respeitantes ao formato dos ralis do Mundial:
a) Deixará de haver uma distância mínima ou máxima para classificativas;
b) Não poderão existir mais de 80 quilómetros de troços entre duas assistências;
c) A quilometragem total de troços de uma prova do WRC deverá estar entre os 300 e os 500 Km.
d) Ao longo de um rali deve existir um parque de assistência principal. No entanto, os organizadores poderão solicitar à FIA a mudança de localização desse parque durante o rali por motivos promocionais.
e) Poderão ser programadas actividades promocionais durante os reconhecimentos e as provas poderão organizar eventos de relações públicas envolvendo pilotos principais ou equipas. Os pilotos poderão também ser solicitados para sessões de autógrafos na assistência a meio do dia.
f) As organizações serão encorajadas a organizarem as verificações técnicas como entretenimento para o público e uma oportunidade de contacto para os Media.
g) O parque de assistência poderá ser redesenhado para permitir o acesso pelas traseiras a cada zona de serviço das equipas. Isto permitirá aos espectadores estarem mais perto dos acontecimentos.
h) Embora sujeito a níveis de segurança satisfatórios, poderão realizar-se especiais nocturnas, mas nunca poderão constituir o itinerário completo de um dia.
i) O shakedown pode realizar-se numa parte de um troço do rali.
j) O atraso máximo entre dois controlos horários foi aumentado de 15 para 30 minutos. Por dia, esse atraso total mantém-se nos 30 minutos.
k) Os modelos certificados por uma federação nacional e baseados nos carros participantes no WRC, mas modificados fora das normas do Anexo J, podem participar nas provas do WRC, mas com uma classificação nacional.
l) As inscrições para os ralis do Campeonato do Mundo fecharão quatro semanas antes do início da prova (até agora esse prazo era de cinco semanas mas os privados podem inscrever-se até sete dias antes da partida).
•Está prevista uma sub-divisão extra do Campeonato do Mundo de Ralis exclusivamente para os carros Super 2000. Inicialmente esteve para se chamar “Taça do Mundo”, mas a designação mudou mais tarde para “Taça FIA WRC” (WRCC). Não é um campeonato para pilotos mas sim para equipas de um só carro, com o piloto a poder mudar prova a prova. Os modelos que podem participar são os S2000 de 2 litros de motor aspirado. Estes mesmos modelos continuam a participar no PWRC, mas os dois calendários são ligeiramente diferentes.
•Haverá um Campeonato do Mundo Super 2000 para Pilotos. O número de provas elegíveis é de 10 e, no momento da inscrição, um piloto deverá indicar sete ralis, incluindo dois fora da Europa, nos quais marcará pontos. Este campeonato surge adicionalmente à taça FIA WRC para equipas S2000.
•Novos nomes! As principais equipas WRC (antes designadas por “M1" e depois Construtores) serão agora denominadas Construtores Inscritos. As equipas secundárias (“M2" e depois Equipas de Construtores) passam a ser Equipas WRC. Tanto os Construtores Inscritos como as Equipas WRC continuam a poder marcar pontos para o campeonato de Construtores. As Equipas WRC podem inscrever qualquer tipo de carro e não apenas modelos WRC.
•As Equipas WRC têm de participar no mínimo em oito provas nomeadas, incluindo uma fora da Área Económica Europeia e Turquia, com um ou dois carros de qualquer classe, homologados até 2009.
•Os participantes do PWRC e do JWRC deixam de indicar as provas em que tencionam participar. Os ralis serão agora nomeados um a um, no momento da inscrição.
•A largura total dos carros S2000 poderá ser aumentada face aos actuais 1800mm para 1820mm.
•Os modelos de Grupo N com motor turbo têm de montar um restritor de 33mm em vez do actual de 32mm.
•2010 será a última época para os actuais modelos WRC participarem no Mundial e o último ano em que os S2000 podem ser homologados com motores aspirados de 2l. A partir de 2011, os carros Super 2000 só podem dispor de motores 1.6 com turbo.
•Novas regras respeitantes ao formato dos ralis do Mundial:
a) Deixará de haver uma distância mínima ou máxima para classificativas;
b) Não poderão existir mais de 80 quilómetros de troços entre duas assistências;
c) A quilometragem total de troços de uma prova do WRC deverá estar entre os 300 e os 500 Km.
d) Ao longo de um rali deve existir um parque de assistência principal. No entanto, os organizadores poderão solicitar à FIA a mudança de localização desse parque durante o rali por motivos promocionais.
e) Poderão ser programadas actividades promocionais durante os reconhecimentos e as provas poderão organizar eventos de relações públicas envolvendo pilotos principais ou equipas. Os pilotos poderão também ser solicitados para sessões de autógrafos na assistência a meio do dia.
f) As organizações serão encorajadas a organizarem as verificações técnicas como entretenimento para o público e uma oportunidade de contacto para os Media.
g) O parque de assistência poderá ser redesenhado para permitir o acesso pelas traseiras a cada zona de serviço das equipas. Isto permitirá aos espectadores estarem mais perto dos acontecimentos.
h) Embora sujeito a níveis de segurança satisfatórios, poderão realizar-se especiais nocturnas, mas nunca poderão constituir o itinerário completo de um dia.
i) O shakedown pode realizar-se numa parte de um troço do rali.
j) O atraso máximo entre dois controlos horários foi aumentado de 15 para 30 minutos. Por dia, esse atraso total mantém-se nos 30 minutos.
k) Os modelos certificados por uma federação nacional e baseados nos carros participantes no WRC, mas modificados fora das normas do Anexo J, podem participar nas provas do WRC, mas com uma classificação nacional.
l) As inscrições para os ralis do Campeonato do Mundo fecharão quatro semanas antes do início da prova (até agora esse prazo era de cinco semanas mas os privados podem inscrever-se até sete dias antes da partida).
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