O Rali Vila de Ourique fechou a época 2009 de ralis, e com ele a questão do título do regional sul também ficou resolvida.
Ricardo Teodósio e Pedro Conde venceram a prova, alcançando a 2ª vitória consecutiva a sul. Apesar de superioridade nas especiais, a equipa do Lancer EVO 4, teve que empenhar-se pois deparou-se com problemas mecânicos que levaram a uma penalização de 20 segundos no início do 2ª dia de prova.
Mas como o piloto da Guia não entra nas contas do regional o interesse residia na luta entre Nuno Pinto e Pedro Leone pelo título regional. O piloto do Lancer EVO3, começou melhor superiorizando-se na Super Especial Nocturna. Mas na 2ª especial de prova, Pedro Leone respondeu à letra anulando a desvantagem e invertendo as posições. Nesta altura, havia que contar com João Monteiro, que se intrometia entre estes elementos e poderia ser decisivo na escolha do campeão. Após a 3ª especial oito segundos separavam os três concorrentes, com vantagem para Monteiro, seguido de Leone e Nuno Pinto.
Foi um final electrizante, e inesperado, onde tudo poderia acontecer e onde a gestão não tinha lugar, apenas a rapidez contava. E assim foi... até que Pedro Leone danificou uma roda do Ford Sierra Cosworth na última especial, abandonando o rali.
João Monteiro acabou o rali no segundo posto, demonstrado ser um piloto extremamente rápido. Mas todo o destaque seria para os terceiros. Depois de ter deixado fugir o título em Portimão, Nuno Pinto/João Silva da equipa R2 Rally Team-Albufeira, sagrou-se merecidamente Campeão Regional de Ralis do Sul 2009.
António Lampreia optou por aliar a rapidez à regularidade. Apesar de alguns problemas de motor no Ford Escort Cosworth, ficou no 4º posto, e aproveitou o abandono de Pedro Leone, para segurar o vice-campeonato. Logo atrás ficou Jaime Almeida, em viatura idêntica, que foi o melhor representante do pelotão de Alenquer, a apenas 4,4segundos.
Num Renault Clio Williams, Eduardo Valente, navegado por Filipe Fernandes, ficou na sexta posição, vencendo entre os concorrentes com viaturas de duas rodas motrizes. Desta vez teve que contar com a oposição de Jorge Baptista, que com o VW Golf Gti voltou aos “bons velhos tempos”.
Pedro Charneca, que desta feita teve Licínio Santos na navegação, também entrou com o pé direito na prova, mas não conseguiu acompanhar o pelotão da frente. Desceu do quarto ao oitavo posto graças a problemas na última especial, e a uma penalização de um minuto.
Márcio Marreiros e Paulo Costa acabaram no 12º posto, vencendo a classe I, com o Opel Corsa 1.6. Com este resultado a equipa foi a melhor classificada na Divisão I do regional 2009.
Para além do abandono de Pedro Leone, há que registar as desistências de Carlos Valentim António Nunes, João Martins e Fernando Marques.
O regional sul regressa em 2010 com o mesmo formato: seis provas com três clubes organizadores.
Ricardo Teodósio e Pedro Conde venceram a prova, alcançando a 2ª vitória consecutiva a sul. Apesar de superioridade nas especiais, a equipa do Lancer EVO 4, teve que empenhar-se pois deparou-se com problemas mecânicos que levaram a uma penalização de 20 segundos no início do 2ª dia de prova.
Mas como o piloto da Guia não entra nas contas do regional o interesse residia na luta entre Nuno Pinto e Pedro Leone pelo título regional. O piloto do Lancer EVO3, começou melhor superiorizando-se na Super Especial Nocturna. Mas na 2ª especial de prova, Pedro Leone respondeu à letra anulando a desvantagem e invertendo as posições. Nesta altura, havia que contar com João Monteiro, que se intrometia entre estes elementos e poderia ser decisivo na escolha do campeão. Após a 3ª especial oito segundos separavam os três concorrentes, com vantagem para Monteiro, seguido de Leone e Nuno Pinto.
Foi um final electrizante, e inesperado, onde tudo poderia acontecer e onde a gestão não tinha lugar, apenas a rapidez contava. E assim foi... até que Pedro Leone danificou uma roda do Ford Sierra Cosworth na última especial, abandonando o rali.
João Monteiro acabou o rali no segundo posto, demonstrado ser um piloto extremamente rápido. Mas todo o destaque seria para os terceiros. Depois de ter deixado fugir o título em Portimão, Nuno Pinto/João Silva da equipa R2 Rally Team-Albufeira, sagrou-se merecidamente Campeão Regional de Ralis do Sul 2009.
António Lampreia optou por aliar a rapidez à regularidade. Apesar de alguns problemas de motor no Ford Escort Cosworth, ficou no 4º posto, e aproveitou o abandono de Pedro Leone, para segurar o vice-campeonato. Logo atrás ficou Jaime Almeida, em viatura idêntica, que foi o melhor representante do pelotão de Alenquer, a apenas 4,4segundos.
Num Renault Clio Williams, Eduardo Valente, navegado por Filipe Fernandes, ficou na sexta posição, vencendo entre os concorrentes com viaturas de duas rodas motrizes. Desta vez teve que contar com a oposição de Jorge Baptista, que com o VW Golf Gti voltou aos “bons velhos tempos”.
Pedro Charneca, que desta feita teve Licínio Santos na navegação, também entrou com o pé direito na prova, mas não conseguiu acompanhar o pelotão da frente. Desceu do quarto ao oitavo posto graças a problemas na última especial, e a uma penalização de um minuto.
Márcio Marreiros e Paulo Costa acabaram no 12º posto, vencendo a classe I, com o Opel Corsa 1.6. Com este resultado a equipa foi a melhor classificada na Divisão I do regional 2009.
Para além do abandono de Pedro Leone, há que registar as desistências de Carlos Valentim António Nunes, João Martins e Fernando Marques.
O regional sul regressa em 2010 com o mesmo formato: seis provas com três clubes organizadores.
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