Como sempre no final da temporada aparecem os dados estatísticos. A primeira impressão na análise as médias cronometradas é indiscutível - os 4X4 dominam a sul. Márcio Marreiros foi o mais rápido, com uma média de quase 110 Km/h em Portimão.
O troço da Senhora do Verde, no Rali de Portimão, voltou a ser o mais rápido entre as provas especiais que compunham o regional Sul. Márcio Marreiros e Paulo Costa foram os mais rápidos, num Mitsubishi Lancer EVO 6, atingindo a média de 109,9Km/h. Curiosamente foi a última especial do último rali da temporada de 2010, e alcançaram a 1ª vitória em especiais do regional e a 1ª vitória à geral, ajudando à conquista do vice-campeonato.
Nos pisos de terra, foi em Russins (Rali de Beja) que Ricardo Teodósio fez a impressionante média de 103,9Km/h, percorrendo os 12 quilómetros do traçado alentejano em 06:55,7.
Quanto ao troço menos rápido (sem contar as super-especiais), a honra cabe ao de São Brás, no Rali Casinos de Vilamoura-Loulé, com uma média de 75 Km/h, efectuado também por Ricardo Teodósio. Aliás, os número não enganam, Teodósio foi o concorrente que obteve melhores registos, no total de 11.
O traçado de algumas das provas foi muito semelhante aos das últimas temporadas, o que permitiu algumas comparações com anos edições anteriores. Por exemplo, no troço de Barão de S. João, da prova inaugural - Rali de Lagos, Ricardo Teodósio melhorou em 13,3 segundos o registo de Nuno Pinto em 2009. No Rali de Loulé, Teodósio também fez melhor no troço de Loulé, efectuando menos 3,1 segundos que a sua antiga marca alcançada na edição de 2008. Mas, no restantes troços mantiveram-se os recordes de Pedro Peres e Tiago Ferreira alcançados em 2008, com o Ford Escort Cosworth.
No Rali Casinos do Algarve, o piloto da Guia também fez um excelente tempo na especial do Alferce, tirando 6,3 segundos ao tempo de João Monteiro alcançado em 2008 com o Ford Sierra Cosworth.
Na Divisão I, reservada aos concorrentes com viaturas de 2 rodas motrizes, a melhor média pertence a Jorge Baptista, com o VW Golf GTI, que é de 96,1 Km/h, averbados no Senhora do Verde (Portimão).
Comparativamente às épocas anteriores, em troços comuns, nenhum dos record foi batido, comprovando a menor competitividade desta categoria. A título de exemplo, Paulo Faria foi o melhor nas Corchas (Casinos do Algarve), e ficou a mais de um minuto e 15 segundos do registo anterior. Nem mesmo Gil Antunes, em Loulé, conseguiu melhores registos que nas duas edições anteriores, onde também dominou.
O troço da Senhora do Verde, no Rali de Portimão, voltou a ser o mais rápido entre as provas especiais que compunham o regional Sul. Márcio Marreiros e Paulo Costa foram os mais rápidos, num Mitsubishi Lancer EVO 6, atingindo a média de 109,9Km/h. Curiosamente foi a última especial do último rali da temporada de 2010, e alcançaram a 1ª vitória em especiais do regional e a 1ª vitória à geral, ajudando à conquista do vice-campeonato.
Nos pisos de terra, foi em Russins (Rali de Beja) que Ricardo Teodósio fez a impressionante média de 103,9Km/h, percorrendo os 12 quilómetros do traçado alentejano em 06:55,7.
Quanto ao troço menos rápido (sem contar as super-especiais), a honra cabe ao de São Brás, no Rali Casinos de Vilamoura-Loulé, com uma média de 75 Km/h, efectuado também por Ricardo Teodósio. Aliás, os número não enganam, Teodósio foi o concorrente que obteve melhores registos, no total de 11.
O traçado de algumas das provas foi muito semelhante aos das últimas temporadas, o que permitiu algumas comparações com anos edições anteriores. Por exemplo, no troço de Barão de S. João, da prova inaugural - Rali de Lagos, Ricardo Teodósio melhorou em 13,3 segundos o registo de Nuno Pinto em 2009. No Rali de Loulé, Teodósio também fez melhor no troço de Loulé, efectuando menos 3,1 segundos que a sua antiga marca alcançada na edição de 2008. Mas, no restantes troços mantiveram-se os recordes de Pedro Peres e Tiago Ferreira alcançados em 2008, com o Ford Escort Cosworth.
No Rali Casinos do Algarve, o piloto da Guia também fez um excelente tempo na especial do Alferce, tirando 6,3 segundos ao tempo de João Monteiro alcançado em 2008 com o Ford Sierra Cosworth.
Na Divisão I, reservada aos concorrentes com viaturas de 2 rodas motrizes, a melhor média pertence a Jorge Baptista, com o VW Golf GTI, que é de 96,1 Km/h, averbados no Senhora do Verde (Portimão).
Comparativamente às épocas anteriores, em troços comuns, nenhum dos record foi batido, comprovando a menor competitividade desta categoria. A título de exemplo, Paulo Faria foi o melhor nas Corchas (Casinos do Algarve), e ficou a mais de um minuto e 15 segundos do registo anterior. Nem mesmo Gil Antunes, em Loulé, conseguiu melhores registos que nas duas edições anteriores, onde também dominou.
Sem comentários:
Enviar um comentário