domingo, janeiro 23

Regulamento da Taça de Portugal de Ralis disponível

A nova competição proposta pela FPAK, que visa aumentar as listas de inscritos nas provas do CPR, finalmente viu o seu regulamento publicado. Conheça alguns dos pormenores da Taça de Portugal de Ralis.


São seis as provas constituintes da competição, 5 em asfalto e apenas 1 em terra (o Rali Serras de Fafe). Podem pontuar neste competição: todas as viaturas que possuam homologação FIA em vigor (A ou N), mas cuja cilindrada nominal seja igual ou inferior a 2000 cc e não disponham de quatro rodas motrizes; os veículos cuja homologação FIA já caducou, mas que estejam autorizados em 2011 a participarem em Ralis nacionais ou internacionais ao abrigo da alínea a) do Art.º 21º do CDI,incluindo neste caso os 4 rodas motrizes; as Viaturas Sem Homologação, que nunca tiveram homologação FIA/FISA ou que tendo-a tido, esta tenha perdido a sua validade; e os Clássicos.
Existem 3 categorias: Categoria 1, reservado às viaturas de 2 rodas motrizes; Categoria 2 aos clássicos, e Categoria 3, para os 4x4 (em todos os caso independente da cilindrada).
A taxa de inscrição em cada prova da TPR é fixada em € 350,00, ao qual acresce o seguro.
Aparentemente, uma das novidades reside no facto dos concorrentes manifestarem o interesse em participar em toda a prova, ou apenas em parte dela (no caso daqueles que participam nos campeonato regionais). A numeração que é atribuída aos concorrentes de uma determinada prova segue a ordem: 1º os concorrentes que participam no Campeonato de Portugal, depois os que participam na Taça de Portugal, e finalmente, só depois aparecem os que manifestam interesse apenas em participar na prova do respectivo regional, que obviamente não podem depois seguir em competição com os restantes (por exemplo: o sistema usado no Casinos do Algarve não pode ser aplicado). Aliás, as organizações são aconselhadas a dividir a prova em 2 secções, sendo que o pelotão exclusivamente dos regionais cumpre apenas a 1ª secção.
Será criado um reagrupamento no final dessa Secção, onde terminará para efeitos da definição da classificação final, a prova dos Regionais de Ralis. Os concorrentes que disputam o regional e a taça, podem continuar em prova, sem prejudicar o resultado obtido na 1ª secção.
As pontuações a aplicar nesta competição são semelhantes ao WRC (25, 18, 15, 12...), apenas com a diferença de que todos os concorrentes que finalizem a competição abaixo do 10º recebem um ponto. Todas as seis provas contam para a obtenção de uma classificação fina, mas para para ser classificado na TPR 2011, um Condutor/Navegador deverá ter participado num mínimo de três provas da TPR 2011.
Um outro ponto importante reside no facto de :"não serão considerados para a classificação da TPR os Condutores oficialmente inscritos nos CPR 2011."


Para consultar o regulamento clique AQUI


imagem de mscfotorali.blogspot

Sem comentários: