O Campeonato Regional do Sul despediu-se ao melhor nível, com competição e incerteza até final. Tal como previsto, a prova de asfalto promoveu o aparecimento de intervenientes surpresa, que acabaram por relegar para segundo plano a luta pelo título.
A Super Especial do Autódromo Internacional do Algarve marcou o arranque das hostilidades, e perante uma moldura humana impressionante, Nuno Pinto e João Silva foram os mais rápidos, com o Mitsubishi Lancer EVO III, assumindo a liderança do rali. Seguiram-se Pedro Charneca e Luís Mota, em Ford Sierra e Mitsubishi Lancer respectivamente. O melhor representante dos duas rodas motrizes foi José Carlos Paté em Peugeot 205 GTi.
O palco passou para as Serras de Monchique, e na primeira passagem pelo Alferce ocorreu mudança de líder com Pedro Charneca a ascender ao topo da classificação. No entanto, João Monteiro foi o mais rápido, recuperando da desvantagem da noite de sexta-feira, onde alguns exageros na Super-Especial fizeram-no perder algum tempo.
Os 22 quilómetros de Corchas foram decisivos para o desfecho do rali. João Monteiro e José Teixeira arrecadaram quase 30 segundos de vantagem sobre o principal adversário, subindo à liderança do rali. Pedro Charneca tentou acompanhar, mas um pequeno despiste ajudou a descer ao segundo posto. Depois de cimentar a liderança na Fóia, parecia estar encontrado o vencedor do rali, mas na última especial – Alferce 2, João Monteiro viu-se a braços com problemas de caixa no Ford Sierra Cosworth. Desconhecendo os problemas, Pedro Charneca abordou a última especial de forma defensiva, acabando o rali a 16,9 segundos de Monteiro. João Monteiro e José Teixeira somaram o segundo triunfo da temporada, o primeiro no Rali Casinos do Algarve.
A luta pelo último lugar do pódio também foi intensiva, tendo por intervenientes as equipas Armindo Neves/João Luz e Augusto Páscoa/Leonel Fernandes. Em estreia do Hyudai Coupé Kit Car, Armindo Neves foi adaptando à viatura e melhorando progressivamente com o desenrolar da prova. A grande surpresa do rali veio de Augusto Páscoa, que com um “híbrido” Renault 11 Williams andou sempre nos lugares cimeiros, apesar de ter apanhado o concorrente que o antecedia em troço. À entrada do último troço 9,9 segundos separavam os dois concorrentes. Numa batalha ao segundo, Armindo Neves venceu a especial de classificação, superiorizando-se por 1 segundo a Augusto Páscoa, acabando as posições por se manterem até final. Apesar da 4ª posição, Augusto Páscoa somou os pontos do 3º classificado e venceu as duas rodas motrizes do CRRS, pois Armindo Neves é possuidor de licença nacional.
Depois de um arranque algo atribulado no Autódromo do Algarve, Paulo Jesus e Licínio Santos efectuaram um rali em crescendo, assumindo uma postura ofensiva, numa das suas melhores exibições. Alcançaram a quinta posição, o seu melhor registo no regional. No sexto lugar acabou a equipa Bruno Andrade/Ricardo Barreto, que depois de uma luta interessante com Paulo Jesus, debruçou-se com problemas com a caixa de velocidades do Subaru Legacy.
Sem poder contar com Ricardo Domingos nesta prova, Luís Mota participou com seu filho André e acabou na sexta posição. Problemas de caixa impediram um resultado melhor, mas foi o suficiente para celebrar o título regional. Logo atrás, Gil Antunes e Daniel Amaral ficaram no sétimo posto no rali, e com o vice-campeonato. Sem argumentos para lutar pela vitória, optou pelo espectáculo que começou na noite de sexta-feira.
Autor de uma prova isolada, António Lampreia e Pedro Macedo num Ford Escort Cosworth acabaram na nona posição. A fechar o lote dos dez primeiros, José Correia em BMW 325 IX, que num forcing final ultrapassou Ledesma dos Santos e Vasco Tintim, ambos em Peugeot 205 GTi.
A classe I ficou entregue a Vasco Tintim, 12º classificado do Rali, que deixou o segundo classificado, Filipe Baiona a aproximadamente dois minutos.
Diamantino Santos em Ford Escort XR3i venceu a Promoção, seguidos de José Luís Rei em Citroën AX Sport. Apesar de abandonar na 3ª especial, Carlos Marreiros saiu vitorioso no Troféu, pois viu Paulo Sampaio abandonar com o motor partido e Alexandre Ramos perder muito tempo com um furo e cair para o último lugar do rali.
O primeiro líder do rali, Nuno Pinto abandonou na última especial com problemas mecânicos no Mitsubishi Lancer. A estreia no asfalto de Pedro Leone não correu da melhor forma, com o concorrente da Expofor a protagonizar um aparatoso despiste na especial de Corchas. Destaque também para os abandonos de José Carlos Paté (motor partido), Rui Coimbra (Problemas de Suspensão) e Luís Nascimento (Avaria Mecânica).
O Campeonato Regional chega ao fim, tendo o seu substituto o MixCup início marcado para 14 e 15 de Fevereiro.
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