sábado, setembro 4

FIAAL em grande na Rampa do Caramulo


A quarta prova do Transit Trophy, a Rampa do Caramulo, foi muito positiva para João e Nuno Fontaínhas, que tripulam a Transit da equipa FIAAL. Autores do melhor tempo pela manha, alcançaram o segundo posto à geral no acumulado das duas subidas. Pedro Salvador, da equipa CAM Sport, foi o vencedor.


O conhecimento adquirido nos ralis foi fundamental para a equipa FIAAL obter este resultado. Apesar de algumas limitações em asfalto, foi Nuno Fontaínhas quem efectuou o melhor tempo nos treinos cronometrados, e também que obteve o melhor registo na prova - 1:46,592s (3ªmelhor da prova). No entanto, foi decisivo o contributo de João Fontaínhas - 1:47,432, pois a homogeneidade de resultados permitiu a conquista do lugar intermédio. A prestação já de si muito positiva, podia ter sido melhor, pois quando a adaptação à viatura estava a atingir o seu expoente, foi quando a prova terminou.

RESUMO DA PROVA (Sportmotores)

Depois de uma sessão de treinos em que nem tudo correu pelo melhor para a CAM-Sport, eis que a experiencia de Pedro Salvador sobressaiu desde a primeira subida de prova, com o pluri-campeão nacional de montanha, a realizar um tempo canhão logo na primeira subida, que passou o interesse da luta, para a discussão dos lugares mais baixos do pódio…

Ao efectuar 1m44,977s na primeira subida de prova, Pedro Salvador colocou a Ford Transit da equipa CAM Sport, numa posição quase inalcançável por parte dos seus adversários, isto apesar dos esforços dos irmãos João e Nuno Fontaínhas (FIAAL), que também desde o início se revelaram os mais interessados em conquistar a vitória nesta rampa do Caramulo, rodando regularmente na frente de João Lopes/Filipe Martins (AUTO RABAL) e Rui Azevedo (DARO) este último a ser o mais rápido na primeira sessão de treinos da manhã.

Salvador não conseguiu impor-se desde os treinos – o motor da Transit parou por alguns segundos, permitindo à FIAAL, partir para a prova com o melhor tempo, mas logo quer teve a sua máquina em perfeitas condições, “puxou dos galões” e conseguiu uma importante vitória para a CAM – Sport, que assim iguala a DARO e a AUTO RABAL, no topo do pódio, das provas disputadas até este momento.

Para Pedro Salvador foi assim a repetição da dupla vitória conseguida em Braga, numa prova que tem muito a ver com a sua enorme experiência, mas que até nem começou da melhor forma nos treinos, compondo-se para a corrida, onde a superioridade evidenciada foi a esperada:

“Apenas tivemos uma pequena dificuldade na subida de treinos, mas depois tudo correu pelo melhor. Fui sempre muito concentrado, tentando vencer e diverti-me como há muito não me acontecia numa prova de Montanha.”

Com este triunfo a CAM-Sport ascende ao quinto lugar do Ford Transit Trophy, que após a Rampa do Caramulo passa a ser liderado pela AUTO RABAL, com dois pontos de vantagem sobre a DARO e 7 sobre a BRM.

CLASSIFICAÇÃO DAS SUBIDAS OFICIAIS CL CONCORRENTE 1ª Subida 2ª Subida TOTAL
1º CAM SPORT 1m44,977s 1m44,296s 3m29,273s
2º FIAAL 1m47,432s 1m46,592s 3m34,024s
3º AUTO RABAL 1m48,178s 1m46,354s 3m34,532s
4º DARO 1m48,243s 1m46,509s 3m34,752s
5º BRM 1m48,446s 1m47,495s 3m35,941s
6º TEAM BETA /ENI 1m51,536s 1m46,684s 3m38,220s
7º MCOUTINHO/IBERTAL 1m52,209s 1m49,301s 3m41,510s
8º BRETESCAR 2m06,713s 1m48,155s 3m54,868s

CLASSIFICAÇÃO, APÓS O CARAMULO
1º AUTO RABAL, 70; 2º DARO, 68; 3º BRM, 63; 4º FIAAL, 59; 5º CAM, 42; 6º BRETESCAR, 35; 7º MCOUTINHO/IBERTAL, 34; 8º RODIVEX, 31; 9º Q&F FORD, 24; 10º TEAM BETA/ ENI, 18

Sem comentários: