quarta-feira, dezembro 15

Algarve perde 'Le Mans' para o Estoril

A mítica corrida dos Le Mans Series, que há três anos decorria no Autódromo Internacional do Algarve, passou agora para o Autódromo do Estoril. Saiba porquê.


A corrida das 24 horas de Le Mans, que de há uns anos a esta parte mantém o nome mas se transformou numa prova com um calendário internacional, já não virá para o Algarve este ano.

A prova, que nos últimos três anos se desenrolou no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, irá em 2011 para o Estoril, após críticas de parte a parte sobre a fraca afluência de público.

"Este ano (2010) tivemos menos público do que no ano passado por causa do tipo de corrida, uma vez que não integra o circuito para pontuar e também porque não havia corridas de suporte, fomos nós que organizámos o Ford Transit Trophy, porque não havia mais nada", adianta ao Observatório do Algarve Paulo Pinheiro, diretor do AIA.

A organização, segundo alguns ‘aficcionados’ da prova, terá manifestado também o seu descontentamento face à realização do Le Mans Series no Algarve, devido à “pouca afluência de público ao Autódromo Internacional do Algarve assim como por causa dos custos logísticos elevados numa zona ‘cara’ em plena época de Verão”.

Paulo Pinheiro não adiantou quem optou por não renovar o contrato, se o Autódromo do Algarve se a organização da prova, mas afiança que o AIA tem outras prioridades: “É uma prova interessante, mas nós tínhamos de tomar decisões sobre outros campeonatos e o Le Mans é uma corrida dispendiosa, pela organização e logística, mas também pela componente noturna, o que sempre a encarece mais um bocado”, diz.

O responsável garante que a prova dos 1.000 kms do Algarve – em que a prova Le Mans Series se integrava – são para manter, mas substituindo os bólides da LMS por outras categorias, a divulgar oportunamente.

Para já, estão garantidas para 2011 as provas do FIA GT (GT1, GT2 e GT3), a Superleague (que tem os monolugares dos clubes como o FC Porto, o Sporting Clube de Portugal, o Liverpool e o AC Milan, entre outros), os Superstars, as Superbikes e os 1.000 kms do Algarve.

Só por curiosidade, refira-se que a primeira corrida de Le Mans ocorreu em junto a vila de Mans, em França, em 1923.

Retirado de Observatório do Algarve

Sem comentários: