O Rali de Vila do Bispo fica marcado por mais uma colaboração com o Zé Correia. Mais uma experiência gratificante a todos os níveis – melhor entrosamento, maior rapidez, melhores resultados, muita diversão… até que o radiador nos parou.
Desta vez opto por transcrever a descrição feita pelo Zé no Ralis a Sul, pois subscrevo-a:
"Num rali que é do meu especial agrado e em que o CAA em conjunto com a Câmara de Vila do Bispo se esforçou por apresentar uma qualidade de pisos irrepreensível apesar das chuvas das últimas semanas (arrisco-me a dizer que foi a melhor prova a este nível que fiz!) a nossa táctica à Scolari: “ou mato ou morro”, isto é, andar por vezes pelo meio do mato ou dar uns toquezinhos nos morros que ladeiam a pista!
A primeira PEC correu de forma impecável, desde as notas ao comportamento do carro tudo bateu certo e foram sete minutos e meio de grande diversão, com o carro sempre a escorregar de traseira mas muito previsível. A passagem num gancho muito apertado onde estava o Márcio Charata foi o momento alto do troço , felizmente acho que ele era o único espectador lá pois quem visse pensaria que estava a estacionar o carro tal a velocidade estonteante com que abordava esta curva (aproximadamente uns 3 kms/hora no máximo).
O segundo troço também correu bem apesar de alguns erros de condução e hesitações minhas face às velocidades elevadas que se atingiam, no entanto na generalidade a diversão foi também muita.
No final do troço a temperatura do motor estava um pouco mais alta que o normal mas nada de preocupante. O pior ainda estava para vir. Quando parámos para entrar no Parque de Assistências a temperatura do motor teimava em não baixar ao contrário do que seria normal, o Paté alertou-nos para alguma água que vinha do motor. Aberto o capot verificamos que o vaso de expansão estava solto e com ele alguns tubos também.
Chegados à assistência o incansável Quim Almeida jogou-se logo ao bicho e verificou que os danos eram maiores que o previsto. O radiador estava solto e a bater na sua parte interior na ventoinha e no motor. Tinha um buraco grande e a água corria em abundância. Assim sendo, e para evitar males e despesas maiores a decisão era inevitável: Entregar a carta de controle e abandonar a prova, para grande tristeza nossa e especialmente do Quim Almeida (que tal como eu atravessa um período complicado em termos de saúde de familiares próximos e a quem queria dar mais uma alegria) e da família “Estrelinha” que também tinha tido azar coma mecânica do Ford Sierra.
Das duas PEC´s que fizemos ficam 17 minutos de grande gozo, dois tempos aceitáveis face ao potencial da máquina e espero que alguns bons momentos para quem estava a beira da estrada."
Finalmente, a título pessoal os agradecimentos ao Zé, ao Márcio e a todos os intervininentes no Rali de Vila do Bispo.
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