A dupla francesa Sebastien Loeb/Daniel Elena sairam vitoriosas de mais uma edição do Rali da Grécia. À semelhança do que aconteceu na Sardenha, Loeb apostou no compromisso rapidez/regularidade para assumir a liderança no primeiro dia de prova. A acompanhá-lo um surpreendente Daniel Sordo, que com sede de vitórias, e protagonismo, parece cada vez mais à vontade nas provas de terra. No segundo dia, e devido ao facto de abrir a estrada, Loeb também foi vítima de um furo, que lhe retirou a liderança. O campeão do mundo via o companheiro assumir a liderança, apesar de a pouca distância. A segunda ronda pelos troços do dia 2, seria decisiva para Sordo. Apanhando-se na liderança e sofrendo a pressão de Loeb, Sordo arriscou demasiado na primeira especial, desgastando muito os pneus. O resultado esperado aconteceu, com os pneus não aguentaram e somando furos, baixando na classificação. Um erro que lhe custou uma “dobradinha” certa. Loeb assumiu a liderança, e já com confortável vantagem sobre os principais adversários apenas teve de gerir até final.
A prova grega também foi marcada pela estreia do novo Subaru Impreza WRC 08, e dificilmente podia correr melhor. Revelando-se competitivo, com margem de progressão, revelou-se muito fiável principalmente o de Petter Solberg. O norueguês não podia estar mais satisfeito, pois na sua prova de estreia arrancou um segundo lugar.
A equipa Ford teve um fim-de-semana azarado. Mikko Hirvonen abriu os troços no primeiro dia, e pagou a factura. Perdeu muito tempos nas primeiras especiais, e danificou a suspensão, afastando-se irremediavelmente dos lugares da frente. Como se isso não bastasse, no segundo dia de prova partiu a suspensão traseira. Mas no meio do azar, apareceu a sorte, com a subida na última etapa ao terceiro lugar da geral.
Na quarta posição um surpreendente Urmo Aava com o Citroën C4 WRC, estava no momento certo à hora certa. Andando próximo dos oficiais, aproveitou os azares da concorrência para subir na classificação.
Numa modesta quinta posição aparece Daniel Sordo, que na ânsia de mostrar serviço e resultados deitou tudo a perder no segundo dia. Na sexta posição, Matthew Wilson volta a somar pontos no mundial.
Por seu lado, Jari-Matti Latvala começou ao ataque, assumindo a liderança do rali, até à especial nº4 quando um furo obrigou a baixar até à terceira posição. O pior veio depois, quando problemas com a suspensão impediam de chegar mais longe. A suspensão foi o “calcanhar de Aquiles” dos Ford oficiais, que agora apenas têm 2 pontos de vantagem sobre a Citroën.
A fechar o lote dos pontuáveis Henning Solberg. O norueguês teve a terceira posição ao alcance, mas problemas eléctricos no Focus WRC, com a viatura a desligar-se nas especiais fizeram perder mais de 8 minutos.
Ambos os Suzuki finalizar o Rali. Toni Gardemeister foi 9º e Per-Gunnar Andersson 11º, mas ambos queixaram-se de problemas mecânicos, como bomba de gasolina e travões.
Gigi Galli averbou vitórias em especiais de classificação, mas foi traído pela electrónica do Focus. No dia 3 acabou fora de prova com a suspensão partida.
Ao contrário de Petter Solberg, Chris Atkinson não estreou da melhor forma o Subaru Impreza 08. Tal e qual acontecera a Galli, problemas eléctricos levaram ao abandono no dia 2. Ingressou no superrally, mas voltou a desistir com a suspensão partida.
Sem comentários:
Enviar um comentário