A equipa João Monteiro e José Teixeira dominaram a segunda prova do Campeonato Regional do Sul, disputada nos espectaculares troços de Vila do Bispo.
De regresso ao regional, João Monteiro deixou bem claro na primeira especial que estava ali para vencer. Assumiu a liderança, embora prejudicado pelo pó do concorrente que o antecedia na estrada.
Contornando a dificuldade das partidas de minuto a minuto, optou por penalizar à entrada da 2ª especial. Retirou dividendos da estratégia, pois rapidamente anulou os dez segundos de penalização e somou mais 3 vitórias em especiais. Contando com a rivalidade da armada “Mitsubishi”, não se deixou intimidar, acabando a prova com 18,4 segundos de vantagem sobre o segundo classificado. Esta é a primeira vitória com o Ford Sierra Cosworth, com o qual se sagrou campeão regional em 2004.
Os líderes do CRRS, Luís Mota e Ricardo Domingos realizaram mais uma boa prova, repetindo o resultado de 2007. Queixando-se de problemas com os travões do Mitsubishi Lancer EVO IV, tiveram apenas de se defender dos ataques de José Neves para alcançar a segunda posição. Somando mais 17 pontos, mantém uma confortável liderança no regional.
José Neves e José Jesus, em Lancer EVO IV, perderam mais de 20 segundos na primeira especial, Budens 1, condicionando um bom resultado. Aumentando gradualmente o ritmo durante o rali, recuperaram alguma da desvantagem para os concorrentes que o antecediam na tabela classificativa, chegando mesmo a vencer o último troço do rali. O forcing final revelou-se infrutífero, pois ficaram na terceira posição, a apenas 2,8 segundos de Luís Mota.
No quarto lugar ficou a equipa António Lampreia / Pedro Macedo, em Ford Escort Cosworth. A dupla alentejana esteve envolvida em algumas lutas particulares. Disferiu um ataque na última especial que o permitiu ultrapassar Pedro Leone, somando mais 14 pontos que lhe dão a segunda posição no regional.
Pedro Leone e Bruno Miguel voltaram a surpreender. Contando um protótipo muito fiável e competitivo, não tiveram quaisquer dificuldades em se adaptar aos traçados de Vila do Bispo. Ficaram na quinta posição, a apenas 3,3 segundos de Lampreia.
Num rali favorável aos veículos de tracção total, Gil Antunes e Daniel Amaral repetiram a vitória entre os duas rodas motrizes. A dupla do Opel Astra GSi, contou com a oposição de Rui Coimbra nos primeiros troços, mas o abandono do piloto de Quarteira tornou a missão mais acessível. Ainda intrometeu-se com os veículos 4x4, mas as “armas de guerra” eram diferentes. A sexta posição permite continuar no segundo lugar do campeonato, ex aequo com António Lampreia.
A sétima posição ficou na posse Pedro Charneca e Luís Assunção em Ford Sierra Cosworth. Ainda estiveram na disputa por um lugar no top five, mas não acompanharam o ritmo dos principais adversários. Na posição seguinte, José Carlos Paté e José Gago finalmente finalizaram uma prova com o Peugeot 205 GTi. Depois de dois abandonos, Paté aproveitou para tomar as “rédeas ao leãozinho”, melhorando a sua performance a cada especial. A segunda posição entre os duas rodas motrizes foi um prémio justo.
Na nona posição ficou na posse de Bruno Andrade e Ricardo Barreto. A equipa do Subaru Legacy RS queixou-se do facto de abrir a estrada, mas também reafirmou que as especificações do traçado não eram as mais favoráveis para sua viatura.
A fechar o dez primeiros, António Lamúria / Rui Orelhas averbaram o seu melhor resultado em ralis. A dupla de Serpa apostou na fiabilidade do Peugeot 205 GTi, e também da sorte, para alcançar a décima posição.
Também em Peugeot 205 GTi, Vasco Tintim e Pedro Silva venceram a classe I. Logo a seguir, ficou Alexandre Ramos e Sandra Ramos, num Peugeot 106 Rally que venceram a categoria da Promoção. Com este resultado sobem a liderança do Troféu, com os mesmo pontos de Carlos Marreiros, que desta feita abandonou.
Entre os azarados no rali, está Rui Coimbra que voltou a abandonar. Problemas com o motor do Volkswagen Golf puseram fim à prova, quando disputava com Gil Antunes a supremacia na Divisão I. Também Nuno Pinto não tem razões para estar satisfeito. Problemas de sobreaquecimento do Mitsubishi Lancer, levaram ao abandono na especial 2, quando ocupava a 3ª posição.
Entre os desistentes contam-se também José Correia (Radiador), Nuno Fontaínhas (Transmissão) e Paulo Jesus (Diferenciais). Uma nota final para o abandono de Filipe Baiona, o primeira da sua carreira após 10 ralis disputados.
O Campeonato Regional do Sul continua em Setembro, com o Rali de Castro Marim.
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