Sábado à noite, arranca para a estrada mais uma prova do Challenge Regional de Ralis (CRDR), o Rali Robialac Cidade de Beja.
A Organização, a cargo do Aero Clube de Beja, montou uma prova totalmente inédita, transpondo o conceito rallysprint actualmente adoptado com êxito no regional de Alenquer. Outra das novidades do rali é a Super-Especial nocturna. Com o intuito de aproximar a competição do público e para abrir as hostes, decorrerá a especial espectáculo no Estádio Flávio dos Santos, em Beja, pelas 21:00 da Sábado. Na manhã de Domingo desenrola-se a restante prova, com tripla passagem no troço da Carocha (11,7km), intercaladas com paragens em parque fechado, totalizando 36,8 quilómetros de especial.
Para além da nova estrutura, a prova também conta com uma lista de inscritos variada, com 42 concorrentes, das mais variadas classes, divisões e motorizações, o que aumentará o interesse competitivo. Depois das exibições na primeiras provas da temporada, as atenções centram-se em José Neves em Mitsubishi Lancer EVO IV e João Monteiro num Ford Sierra Cosworth. No entanto, também têm que contar com Ricardo Teodósio (Mitsubishi), Paulo Nascimento (Ford Escort), e com os locais António Lampreia (Ford Escort) e Pedro Charneca (Ford Sierra), sempre muito rápidos nos troços alentejanos.
As especificações da prova aparentam favorecer os veículos de tracção total, mas há que contar também com as duas rodas motrizes, onde destaca-se Luís Nascimento no Opel Corsa 2.0. A rivalidade virá de Gil Antunes, que tem efectuado “brilharetes” noutros regionais, e José Carlos Paté em Peugeot 205 GTi que se revelou mais consistente. Por outro lado, apesar de inscritos, são esperadas as ausências de Eduardo Valente e Rui Coimbra, devido a atrasos nas preparações das respectivas viaturas.
Esta prova terá a presença de uma comitiva do Regional de Alenquer. Para além de Gil Antunes e Alexandre Ramos, uma presença habitual a sul, há que contar também com António Nunes, Adérito Pereira, Carlos Gomes e Vladimiro Raposo. Sendo a primeira “inter-regionalização”, a incógnita sobre o desempenho destes concorrentes persiste, embora o desconhecimento do terreno seja handicap para todos.
Finalmente, compareceram viaturas de tracção traseira no CRDR, nomeadamente o Escort RS de Carlos Gomes e o Datsun 1200 de Nelson Ventura (que já havia disputado o Rali de Monchique como viatura de fecho).
Desde a especial nocturna, ao conceito rallysprint, sem esquecer uma boa lista de inscritos, motivos de interesse não faltam à segunda prova do Challenge Regional de Ralis.
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