Após a conclusão na primeira etapa, tudo indica que teremos um vencedor inédito esta temporada, e quem sabe em estreia absoluta no Mundial.
O Rali ficou marcado pelo capotanço de Marcus Gronholm na 3.ª especial, perdendo quase 11 minutos e todas as esperanças de alcançar um bom resultado.
O comando ficou então nas mãos do piloto local, Chris Atkinson em Subaru Impreza oficial, que aproveitou o conhecimento do terreno para vencer 3 especiais. À passagem da sexta especial, uma saída de estrada, seguida de incêndio, fez com que acabasse o sonho de uma vitória no mundial.
A luta pela vitória ficou então entregue a Mikko Hirvonen (Ford) e Petter Solberg (Subaru), com vantagem para o primeiro de 26,2 segundos. O piloto norueguês queixou-se do intenso pó levantando pelo concorrente que o antecedia, afectando sua condução na antepenultima especial do dia. Chegou a afirmar que parou algumas vezes no troço.
Na terceira posição aparece Xavier Pons, que ostenta o número 1 na porta. O piloto espanhol já leva algum atraso para dos primeiros, e tem na "sua perna" Manfred Sthol a 8,2 segundos.
Daniel Sordo abandonou na 3.ª especial com problemas na caixa do Xsara. Esta prova fica marcada também pelo regresso da cor vermelha aos Xsara oficias, uma vez que finalziaram o acordo com a Gauloises.
Tudo se conjuga para que Sebastien Loeb alcançe o ceptro mundial, uma vez que muito dificilmente Gronholm chegará aos lugares mais altos, embora ainda exista essa possibilidade.
A conjuntura da prova fez com que os elementos do Agrupamento de Produção também sejam notícia. No top 10, apenas estão 4 WRC, sendo as restantes posições ocupadas por membros do Grupo N, com destaque aos PWRC.
Assim, é possível ter uma noção de como a qualidade diminui de prova para prova.
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