Se dúvidas houvessem sobre a qualidade das viaturas S2000, elas dissiparam-se na última temporada. Em qualquer um dos campeonato envolvidos, com maior ou menor dificuldade, as viaturas desta nova categoria demonstraram qualidade e superioridade, principalmente quando em comparação com viaturas de produção, como os Mitsubishi Lancer ou os Subaru Impreza.
Portugalfoi dos países onde mais se notou essa diferença, se bem que é necessário realçar o valor dos elementos que tripulavam essas viaturas.
Portugalfoi dos países onde mais se notou essa diferença, se bem que é necessário realçar o valor dos elementos que tripulavam essas viaturas.
Ficou claro que quem quiser um projecto vencedor terá que enveredar por uma viatura dessas… e a procura desses carros hoje em dia é maior que a oferta, mesmo tendo em conta o elevado custo que acarreta.
Bruno Magalhães mantém-se como piloto oficial da Peugeot portuguesa, e depois de uma época brilhante justifica o favoritismo no campeonato nacional. A outra equipa assídua foi a Fiat Vodafone, com o Grande Punto entregue a José Pedro Fontes, que ficou sempre um pouco aquém das expectativas, mas mesmo assim finalizou com o vice-campeonato no bolso.
Para o nacional, está confirmada a presença de Nuno Barroso Pereira com o Fiat Grande Punto S2000, assisitido pela Opção 04, que estreou no Rali Casinos do Algarve. Vítor Pascoal também confirmou a presença campeonato português com um Peugeot 207 S2000, que está a ser montado nas instalações da Peugeot Portugal. Este piloto rubricou exibições muito interessantes no campeonato de 2007, que lhe valeram a passagem pela liderança do nacional, e manifesta optimismo inclusivé afirmando-se disposto a luta pelo título.
Noutra “margem”, Miguel Campos que reafirmou a sua intenção de voltar ao nacional com um S2000, com preferência óbvia por um Peugeot, usando uma estrutura própria, como aconteceu nas suas últimas participações no nacional. Tal como os restantes, dependerá do apoio financeiro, mas não descarta a hipótese de correr com uma viatura menos evoluída, ou mesmo… ficar parado.
Há ainda que referir a presença destas viaturas nas ilhas. Vitor Sá volta a contar com um S2000, embora tenha trocado o Fiat Punto pelo Peugeot 207, sempre com assistência da Barroso Sport. Este ano contará com um adversário à altura, uma vez que Alexandre Camacho, também participará no regional com um Peugeot 207 preparado pela Peugeot portuguesa.
Dos Açores, as notícias são mais escassas, embora Luís Pimentel, na sua última participação no nacional (Casinos do Algarve) revelou a vontade de vender o Subaru Impreza, para arranjar um S2000.
Existem outros projectos, que embrionários, ainda permanecem na intensão… que para passar à prática vão muitos milhares de euros.
Até agora, Peugeot e Fiat levam vantagem, mas a presença de outras marcas podem aparecer, e o auge acontecerá no Rally de Portugal, ou mesmo no Rally Vinho Madeira. Prevejo duas dezenas… mas quem sabe poderão ser mais.
PS: Ainda se lembram dos Toyota S2000?
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