O Rally de Istambul (Turquia) foi a prova escolhida para substituir o Safari, que deixou de ser pontuável para o IRC, devido ao clima de insegurança que se vive no Quénia, nomeadamente na região de Nairobi. Assim, a Turquia volta a recebe o IRC e abre a competição, que desenrolar-se-à de 4 a 6 de Abril. O Rally de Portugal mantém-se como segunda prova do campeonato (9-10 de Maio).
Tendo em conta o regime de rotatividade das provas do mundial, os organizadores do Rally de Monte Carlo já firmaram um acordo com a Eurosport Events para que seja englobado o IRC nos anos em que é preterida no mundial. O acordo prevê a entrada de Monte Carlo já em 2009.
A aposta nos S2000 por parte das equipas oficiais é cada vez mais evidente. Desta vez, a Suzuki já confirmou a existência de um projecto para um S2000, baseado no SX4 WRC. Aliás, os responsáveis pelo desenvolvimento do WRC, já o fizeram a pensar nas evoluções tanto para S2000, como para os futuros WRC baseados nos actuais S2000.
Para além da Suzuki, também a Skoda já tem o seu Fabia S2000 pronto, e mantém as intenções de obter a homologação a meio da temporada e participar em campeonatos nacionais e IRC.
Por outro lado, a Ford está mais longe do IRC. A equipa Pirtek Rally Team,que tem sido responsável pelo desenvolvimento do Ford Fiesta S2000,anunciou que abandona o Campeonato Australiano de Ralis,no qual conseguiu bons resultados em 2007.Esta equipa que funcionava como um satélite de ensaios da Ford,poderá sinalizar um desinteresse desta marca pelo IRC ou por este modelo. Os dois Ford Fiesta estão para venda e,segundo a (ex)equipa,interessados não faltam.
O sucesso do Focus WRC contrasta com alguns projectos menos conseguidos como é o caso do Fiesta S1600, e aparentemente o Fiesta S2000.
Sem comentários:
Enviar um comentário