O organismo português decidiu mudar as viaturas S2000 da classe N4 para a classe A8 (usada pelas viaturas com especificação mundial - WRC), mas apenas para os campeonato nacionais, e muito provavelmente para o Campeonato Madeirense.
É uma boa notícia para todos os elementos que participam no Grupo N nacional, que voltam a ter argumentos para discutir o campeonato de Produção. Esta classe sofreu uma verdadeira revolução com a entrada das viaturas S2000. Os designados "produção convencionais", nomeadamente concorrentes com Mitsubishi e Subaru, vêem reconhecidas pela FPAK a anormal concorrência dos S2000.
Mas nas provas integradas nos Campeonatos ou Taças FIA (ou inscritas no Calendário Internacional FIA), as viaturas homologadas S2000 terão de oficialmente continuar a integrar a classe N4, fazendo-se posteriormente a respectiva extrapolação para a elaboração das classificações do campeonato português.
Uma medida justa que visa aumentar a competitividade e o interesse desportivo nesta classe, que só é possível graças à proibição da viaturas da classe A8 (vulgo WRC's) nos campeonatos nacionais.
Quanto apareceram os S2000 não se enquadravam numa das classe estabelecidas, ficando entre os A7 e A8, numa especíe de A 7,5. Na altura falavam-se na criação da classe R4, mas que tarda em "legalizar". Incompreensivelmente decidiram colocá-las nas N4 (4x4 Turbo).
1 comentário:
Aleluia, finalmente um pouco de bom senso.
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