O ano de 2008 está aí e marco o meu regresso com um pequeno re-styling e um apanhado das principais notícias dos últimos dias:
WRC:O espectacular Gigi Galli está de regresso ao Mundial integrado na estrutura da Stobart, onde ocupará o lugar deixado vago por Jari-Matti Latvala, que passou para a equipa principal. François Duval também disputará algumas provas com esta equipa.
A Suzuki já apresentou a decoração oficial para a presente temporada, com tons amarelo e o branco, num misto do usado no Junior, com o do SX4 na estreia em 2007. Quanto a pilotos, sem grande surpresa e acabando com especulações, a escolha caiu sobre Toni Gardemeister e Per-Gunnar Andersson. Já Michel Nandan parece ter o seu lugar de responsável técnico do SX4 em risco, pois as mediocres exibições na Córsega e Grâ-Bretanha não deixaram os "donos" da marca japonesa satisfeitos.
Como havia referido anterioremente, o novo Impreza WRC não estará pronto para a estreia no Monte Carlo, pelo que Solberg e Atkinson arrancam com a viatura da época passada. Pela positiva a contratação de Markko Martin para piloto de testes responsável pelo desenvolvimento do novo Impreza, sendo também apontando por alguns elementos como substituto de Xavier Pons em algumas provas do mundial.
PWRC: Armindo Araújo e Miguel Ramalho tardam em confirmar a presença no Mundial de Produção, mas já aparecem inscritos na Suécia. Esperemos que as dificuldades financeiras com que se debatem sejam resolvidas brevemente.
A maior surpresa veio dos lados da Pérola do Atlântico, com a presença de Bernardo Sousa no PWRC. O madeirense integrará a Red Bull Rally Team, da qual também faz parte o austríaco Andreas Aigner, e contará com a navegação do experiente Carlos Magalhães num Mitsubishi Lancer EVO IX. Para além das 6 provas do mundial de Produção, também irá participar na totalidade do campeonato nacional de ralis.
IRC: A Fiat Abarth aposta forte no título do IRC inscrevendo Giandomenico Basso, que venceu o campeonato italiano e o IRC em 2006, e Anton Alen como pilotos principais. A estes dois deverá juntar-se em algumas provas Umberto Scandola, que depois de uma temporada de 2006 desastrosa demonstrou alguns créditos no ano passado.
Por outro lado a Peugeot Sport Espana decidiu retirar-se do IRC e apostar no Campeonato Espanhol de Asfalto. Com esta medida Enrique Garcia Ojeda não defenderá o título de pilotos, enquanto que Nicolas Voillouz encontra-se em negociações para arranjar outra equipa disposta a disputar o IRC.
De regresso aos ralis está Didier Auriol. O piloto francês confirmou a participação em algumas provas do IRC, entre as quais Portugal, com um Toyota Corolla S2000 preparado pela Grifone.
Nacional: MEX Machado dos Santos encontra-se em fase negocial crítica, pois não tem decidida a época que se aproxima. Apesar de manifestar preferência na continuidade com um Mitsubishi e com a M.Coutinho, equaciona também uma mudança radical, com a passagem para a categoria GT . Um teste com o Porsche 911 GT3 de Sergio Vallejo, em Espanha vem demonstrar a consistência desta aposta.
A criação de uma escola de Ralis, na Zona de Paredes, parece ser um dos pontos marcantes para a próxima temporada. Contando com diversos patrocinadores e com um leque invejável de “padrinhos”, dos quais destaco os últimos quatro campeões nacionais, a escola tem tudo para “vingar”, e aperfeiçoar a “qualidade” que aparece nas estradas nacionais.
A quantidade de S2000 em Portugal parace querer aumentar. Depois dos oficiais e de Nuno Barroso Pereira, chegou a vez de Vitor Pascoal manifestar desejo de participar com um Peugeot 207 S2000 na presente temporada. Afirmando que apenas se trata de uma questão financeira, todos os indicadores apontam como possível a vinda de mais um S2000, mas caso contrário voltará a apostar no Subaru Impreza.
Regional da Madeira: Contrariamente às épocas anteriores o sigilo dos concorrentes torna-se algo incomodativo e não são muitas as mexidas no “mercado de transferências” madeirense. Apesar da escassez de novidades, as que existem são “suculentas”.
Vitor Sá trocou o Fiat por um Peugeot 207 S2000, mantendo a preparação a cargo da Barroso Sport. Depois da saída de Humberto Freitas, assiste-se ao regresso de Ornelas Camacho à navegação de Sá, dois anos após ter colocado um ponto final na carreira. Ornelas Camacho notou que o “bichinho não morreu”.
Alexandre Camacho acalenta muitas esperanças na próxima temporada. O campeão de agrupamento de turismo espera reunir a verba necessária para colocar um Peugeot 207 S2000 nas suas mãos, com a manutenção a cargo da Peugeot Portuguesa. O negócio parece bem encaminhado mas tarda uma confirmação definitiva.
No “reverso da medalha” está Élvio Caires, que anunciou o abandono da competição. Após a venda do Citroën Saxo Kit Car para a zona do Porto, o piloto madeirense afirmou que os elevados encargos e a falta de patrocinadores precipitaram a decisão.
Regional Sul: Durante a entrega de Troféus do Campeonato Regional de Ralis do Sul, José Manuel Afonso afirmou que a próxima temporada será de inovação e revolução dos regionais em Portugal. A criação de um espécie de Rally Mix, com a integração das mais diversas viaturas nas provas organizadas pelo Clube Automóvel do Algarve foi a maior novidade. Será criada uma competição paralela ao Regional Sul, se possível com troços diferenciados, que permitirá a participação de um maior número de viaturas, e consequentemente aumento do espectáculo. Permitirá assim a presença a homologados, todo-o-terreno e quads nas provas, para além de permitir efectuar testes em situação controlada. Aproveitando a ocasião também foi dada a conhecer a nova estrutura das provas, com reconhecimentos ao Sábado e prova nos Domingos de manhã.
Race of Champions: Este ano o palco escolhido para a Corrida dos Campeões foi o Estádio de Wembley, na Inglaterra. O evento ficou marcado pela sentida homenagem a Colin McRae, com a presença do pai, Jimmy a bordo do Subaru Impreza 555 com que Colin foi campeão. Quanto à vertente competitiva, Mattias Ekstrom superiorizou-se na final a Michael Schumacher. O sueco que ostenta o título de campeão do DTM, e que também participa em ralis, repetiu a vitória do ano passado.
Sem comentários:
Enviar um comentário