quarta-feira, janeiro 16

PWRC muito concorrido

A FIA divulgou a lista de inscritos no Campeonato Mundial de Produção no qual contabiliza 27 equipas, na disputa do desejado troféu, naquele que deverá ser um dos campeonatos mais interessantes e competitivos de sempre.
Apesar de apenas aparecerem o nome das equipas na lista, já são conhecidos alguns dos protagonistas para 2008.
Andreas Aigner e Bernardo Sousa fazem dupla pela Red Bull Team e ostentam os números 41 e 42 de porta. Por outro lado, a ausência da Mitsubishi Portugal é notada, em oposição aparece a Mitsubishi Ralliart Itália, que todos esperamos conte nas suas fileiras com Armindo Araújo. Para a primeira prova, o piloto português defenderá a equipa italiana, no entanto para as restantes provas tudo dependerá das respostas dos patrocinadores.
De entre o vasto lote de concorrentes, o "alvo a abater" será o campeão Toshi Arai, que muito provavelmente estreará o novo Subaru Impreza Sti N14 no Rali da Suécia. Há que contar também com o italiano Mircco Baldaci, o jovem russo Evgeny Novikov, o espectacular Eyvind Brynildsen e Gianluca Linari.
Por seu lado o checo Martin Prokop estará em duas frentes, PWRC e JWRC totalizando presença em 12 provas do mundial.
Outras concorrentes provaveis serão Nasser Al Attyah (QMMF), o bi-campeão americano Travis Pastrana (Subaru SRT USA) e Fumio Nutahara (Advan PIAA). Nomes como Patrik Flodin, Juho Hanninen e Manfred Stohl também deverão aparecer ligadas a uma estrutura do PWRC.
Para além da estreia do novo Subaru Impreza N14, também existem equipas que já trabalham no novo Mitsubishi Lancer EVO X, existindo alguma expectativa quanto aos desempenhos destas viaturas.
Uma das grandes novidades prende-se com o ingresso de Patrik Sandell no PWRC, com um Peugeot 207 S2000 da Peugeot Sport Sweden, aproveitando o facto da viatura estar homologada na classe N4 (produção). Este será o primeiro grande embate entre S2000 e Grupo N no mundial.
Ao mesmo tempo também foi dado a conhecer a lista do JWRC, que contará apenas com 16 equipas concorrentes. Contrariamente ao que a FIA havia afirmado sobre a presença exclusiva de viaturas R2 e R3, esta temporada também participam os S1600.
Para além de Martin Prokop, também estão entre outros Jaan Molder, Andrea Cortinovis, Aaron Nicolai Burkart, Michal Kosciusko e Vilius Rozoukas, no que parece uma continuidade do campeonato do ano passado, mas sem os Suzuki oficiais.

Sem comentários: