terça-feira, setembro 30

Pedro Leone “navegou” em Castro Marim

A dupla Pedro Leone e Bruno Ramos em Ford Sierra Cosworth foram os justos vencedores do Rali de Castro Marim, averbando a sua primeira vitória no Campeonato Regional do Sul.

Inevitavelmente, as condições meteorológicas adversas foram decisivas no desfecho da 3ª prova da temporada. A muita chuva que se fez sentir durante a prova colocou sérias dificuldades aos concorrentes, e desde cedo se percebeu que apenas Luís Mota e Pedro Leone tinham argumentos para discutir a vitória.


A passagem do primeiro troço, Odeleite 1, deixou os concorrentes separados por 4,2 segundos, com vantagem para Pedro Leone que fez valer da especificidade da sua viatura para colocar-se na liderança. A demais concorrência ficava a mais de um minuto. Luís Mota respondeu no troço do Azinhal 1, aproveitando o traçado final mais sinuoso para recuperar e ascender ao primeiro posto, com 20 segundos de vantagem. A segunda ronda pelos troços, viu novamente estes dois concorrentes num ritmo superior aos restantes. Pedro Leone venceu novamente a classificativa de Odeleite, com os seus 18 quilómetros, anulou o tempo de Mota e regressou à liderança com apenas 0,5 segundos a separá-los. Na última especial Pedro Leone e Bruno Ramos foram os mais rápidos e saíram de Castro Marim vitoriosos. Piorando o tempo da primeira passagem no Azinhal, Luís Mota optou por segurar a segunda posição, mantendo a liderança do Regional, agora com 9 pontos de vantagem sobre Pedro Leone.


Na terceira posição ficou Nuno Pinto e João Silva num Mitsubishi Lancer EVO III. O piloto de Albufeira entrou no rali em desvantagem, pois foi vítima de um furo que custou 2 minutos. Já longe das equipas da frente, aproveitou as duas passagens pelo Azinhal para anular a desvantagem para o concorrente que o antecedia, e reclamar o último lugar do pódio. António Lampreia e Pedro Macedo voltaram a aliar a fiabilidade e rapidez do Ford Escort Cosworth para somar mais 15 pontos, fruto do 4º lugar no rali, após uma luta com Nuno Pinto.


Optando por uma toada defensiva, Gil Antunes e Daniel Amaral acabaram na 5ª posição, mas mais importante venceram entre os veículos de duas rodas motrizes, sagrando-se campeões da Divisão 1, no Regional Sul.


Paulo Jesus teve uma prova muito complicada, efectuando a maior parte do rali com os vidros embaciados, tendo o seu navegador Licínio Santos a árdua tarefa de conciliar a leitura das notas com a limpeza do vidro do Ford Sierra Cosworth. Apesar dos mais de 11 minutos que separavam do vencedor do rali, acabou na sexta posição.


Devido a uma penalização de 50 segundos, António Lamúria e Rui Orelhas baixaram para a sétima posição, mesmo assim foram segundos entre os concorrentes com duas rodas motrizes, com o Peugeot 205 GTi. A pouco mais de 10 segundos, estreando o Opel Kadett GSi, José Coelho e Nuno Afonso finalizaram no oitavo posto. Mesmo com uma viatura tecnicamente menos evoluída, fez valer da experiência, mas também da "hecatombe" de abandonos para segurar o melhor resultado da época.


O Team Laureate colocou ambas as suas viaturas no final da prova. Renato Leria e Ana Santos acabaram na 9ª posição, com o Opel Corsa 1.2, averbando o seu melhor resultado se sempre. Logo a seguir ficou Rui Coimbra, que finalmente acabou uma rali esta temporada. A aposta no Opel Corsa foi acertada, mas não se livrou de um despiste que o fez perder mais de 15 minutos até voltar à estrada.


Apenas 11 concorrentes finalizaram a prova, e a posição de "lanterna vermelha" calhou a Filipe Baiona / Pedro Inácio, em Opel Corsa 1.6. Um equívoco à entrada do Parque Fechado levou-o a uma penalização de 15 minutos por avanço, que deitou por terra as hipóteses de um lugar nos 10 primeiros.


A especificidade da prova, com grande extensão (66 km) e as condições adversas, fizeram muitas vítimas. João Monteiro e José Teixeira abandonaram após a primeira especial, após terem registado o 3º tempo da geral, com problemas mecânicos no Ford Sierra Cosworth. Após 2 anos sem registar abandonos, Bruno Andrade viu a caixa de velocidade do Subaru Legacy 4WD ceder no decorrer da primeira especial. Depois de um surpreendente 5º lugar na especial de Odeleite, José Correia abandonou por despiste ao quilómetro 10 da 2ª especial. Pedro Charneca alinhou com um Ford Escort Cosworth (ex-Paulo Nascimento), mas teve uma prova cheia de problemas, sem conseguir explorar as capacidades da viatura.


A promoção não teve qualquer concorrente no final. Carlos Marreiros abandonou com o motor do Opel Corsa partido, enquanto que Alexandre Ramos viu o Peugeot 106 Rally "calar-se" quase no final da última especial.


A competição regressa dentro de três semanas, com o pelotão do Open, no Rali de Loulé.


Foto: Rogério AE86

Sem comentários: