Perfeccionistas como sempre, Sebastien Loeb, Daniel Elena e o Citroën C4 WRC estiveram ao melhor nível no Rali da Catalunha-Espanha. Dominaram de fio-a-pavio e dão continuidade a uma série impressionante de vitórias em pisos de asfalto. Desde o Rali de Monte Carlo de 2006, ganho por Marcus Gronholm, que Loeb não dá a mínima hipótese. Na segunda posição ficou Daniel Sordo, que deu a terceira “dobradinha” consecutiva à Citroën. Efectuou o seu trabalho secundando sempre o chefe-de-fila, somou importantes pontos para o mundial de marcas, e “roubou” aos principais adversários.
A Ford ocupou os dois lugares seguintes. Se Duval passou para estatuto oficial, esteve à altura… até levantar o pé para permitir que Hirvonen colhesse os pontos da 3ª posição. Já muito se falou nas estratégias da equipa de Malcolm Wilson, mas o certo é que em asfalto estão um passo atrás da Citroën, e com a Córsega a seguir, o futuro antevê-se difícil.
Se as 4 primeiras posições estiveram atribuídas desde o início do rali, o interesse competitivo virou-se para os lugares secundários. Petter Solberg acabou na 5ª posição, mas a mais de 3 minutos do vencedor. O norueguês esteve intrometido numa interessante luta com Urmo Aava, com um Citroën C4 WRC. O estónio abandonou a duas classificativas do fim, mas deixou boas indicações.
Sem a pressão do seu lado, Jari-Matti Latvala fez uma prova interessante. Representando as “cores” da Stobart, o jovem finlandês guardou o melhor para final. Com a meta à vista, efectuou um forcing ultrapassando Chris Atkinson, e alcançando a 6ª posição. A fechar o lote de pontuáveis, um surpreendente Andreas Mikkelsen, em Ford Focus WRC que fez jus aos testes que indicavam potencialidade em asfalto.
No mundial júnior, Sebastien Oigier tinha o “título na mão” até se ter despistado no final do segundo dia, perdendo muito tempo. Na prova, o mais rápido foi o checo Prokop, que soma vitória nas diferentes competições (também já tinha ganho no PWRC). Shaun Gallagher aproximou-se de Oigier, a separá-los estão 4 pontos.
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