domingo, outubro 26

Vouilloz venceu o IRC


A 49ª edição do Rally de Valais (Suiça) consagrou o francês Nicolas Vouilloz como vencedor do Intercontinental Rally Challenge de 2008. Bastou finalizar a prova na segunda posição para arrecadar o título de pilotos, a que juntou ao de construtores ganho no Rali de Sanremo pela Peugeot.


A prova foi totalmente dominada pela equipa Kronos, com Freddy Loix e Nicolas Vouilloz a dividirem protagonismo. Vouilloz comandava no final do segundo dia, mas devido a um furo, Loix conseguiu ultrapassá-lo. Apesar de colegas, não deixaram de lutar entre si, o que valeu uma chamada de atenção de Marc Van Dalen, patrão da Kronos, após um toque de Loix que danificou o pára-choques do 207.


Com Loix vitorioso e Vouilloz na segunda posição, o pódio ficou completo com Luca Rossetti, que uma vez mais deixou excelentes indicações. Fora da contenda da vitória, demonstrou estar à altura do evento, e superiorizou-se a Bryan Bouffier, também em Peugeot 207 S2000.


O único concorrente capaz de contestar o título no IRC, era Giandomenico Basso. Motivado pelas vitórias em Espanha e Itália, a prova não correu de feição, pois alguns furos nos dois primeiros dias do rali impediam aspirar a melhor classificação, e consequentemente ao título do IRC. No final do rali, confirmou que o título ficava em boas mãos.


Uma das estrelas do rali foi Umberto Scandola que era líder no final do primeiro dia do rali. Substituindo Anton Alen como piloto “pontuável” da Fiat, parecia ser a aposta certa… até tal e qual “dejá vu” bateu arrancando um roda do Punto e abandonando (tal como acontecera em Sanremo).


Falta apenas uma prova para finalizar a temporada de 2008, o Rali da China, que não contará com alguns dos principais intervenientes, como é o caso da equipa Kronos Peugeot Team Belux.

Sem comentários: