quinta-feira, outubro 23

Luís Mota próximo do título

No passado fim-de-semana disputou-se o Rali de Loulé, que para além do Campeonato Open, também contava para o Campeonato Regional do Sul. Tratando-se de uma excelente oportunidade para comparar andamentos, e discutir os lugares cimeiros, essa realidade esteve longe de acontecer.

A vitória sorriu a Pedro Peres, secundado por Ricardo Teodósio, mas apesar de pontuarem, estes concorrentes não disputam o regional. Disputando os dois campeonatos, Luís Mota compareceu com o Mitsubishi Lancer EVO IV com o qual normalmente disputa as provas do Open, e acabou a prova na 3ª posição. Aproveitando os abandonos dos principais adversários, Mota fica a um passo de renovar o título, bastando acabar o Rali Casinos do Algarve, dentro dos 15 primeiros, para repetir o título de 2006.

A prova ficou marcada por uma hecatombe de abandonos, e o protagonismo passou para elementos que normalmente não fazem parte destas contas. Na 12ª posição ficou Diogo Salvi, da CompetiSport em Mitsubishi Lancer EVO IV, seguido pelo concorrente de Coimbra, Alexandre Ferreira num Peugeot 309 GTi, que venceu entre os duas rodas motrizes. É preciso chegar ao 14º posto da geral para encontrar outro concorrente do CRRS. Fruto de uma prova bem gerida, Paulo Anselmo e Florival Neto alcançam o melhor resultado da temporada, efectuando um 7º posto entre VSH com o Opel Corsa 2.0.

A vitória na Classe I sorriu a Vasco Tintim e Pedro Silva num Peugeot 205 GTi. Mesmo com alguns percalços pelo meio, e uma penalização no último controlo nunca viram essa posição em risco.

Na 16ª posição, Gil Antunes e Daniel Amaral finalmente carimbaram o título da Divisão I. A prova não correu de feição à equipa de Aruil, pois foram vítimas de problemas de direcção, que afectou a sua prestação. A persistência foi recompensada no final, pois somaram pontos suficientes para acalentar uma esperança no título regional. Apesar da probabilidade escassa, pois tinham que vencer o Rali Casinos do Algarve e esperar que Luís Mota abandonasse, nada é impossível e todos se lembram do desfecho do ano transacto.

Carlos Marreiros e Paulo Costa optaram por participar com o Opel Corsa 1.6 na prova, e me boa hora o fizeram. Venceram a Promoção e assumiram a liderança do Troféu, com seis pontos de vantagem sobre Paulo Sampaio em Opel Corsa GSi.

Na 19ª posição acabaram Gonçalo Cruz e Luís Bento, numa das melhores prestações com o VW Golf 1.8 GTi. Seguiram-se na tabela classificativa Renato Leria e Filipe Baiona, que discutiram entre si a 22ª posição geral (14º dos VSH). Classificaram-se 23 concorrentes com viaturas VSH, dos quais apenas 13 pertenciam ao Regional Sul.

A prova foi “madrasta” para as viaturas de tracção total, pois 10 (das 12 à partida) dos concorrentes ficaram pelo caminho. Destaque para o primeiro abandono de Pedro Leone a Sul com um avaria no Ford Sierra Cosworth na 6ª especial do Rali. António Lampreia e Pedro Macedo abandonaram após a 3ª especial com a Caixa de Velocidades do Escort Cosworth partida. A R2 Rally Team também esteve azarada, com Bruno Andrade a abandonar com problemas de caixa no Subaru Legacy, enquanto Nuno Pinto viu o colector de escape do Mitsubishi Lancer EVO 3 partir após a especial S.Brás2. Entre os concorrentes inscritos com Sierra Cosworth, Pedro Charneca abandonou com braço de suspensão partido, Paulo Jesus com a caixa de velocidades partida, enquanto Nuno Fontaínhas viu uma transmissão ceder na passagem de asfalto da Cova da Muda na especial 3. Uma nota final para José Carlos Paté que apresentou nesta prova com um BMW 325 IX e efectuou uma prova de raiva com alguns bons tempos, até abandonar na última especial vítima de despiste.

A fase de terra finalizou em Loulé, faltando apenas o Rali Casinos do Algarve para encerrar a temporada 2008 do Campeonato Regional do Sul.

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