As duas últimas temporadas têm ocorrido um decréscimo acentuado nas lista de concorrentes que disputam os principais campeonatos nacionais. Principalmente o Campeonato da Madeira de Ralis têm-se ressentido da conjuntura que impera actualmente no nosso país.
A causa é a mesma: A falta de dinheiro. Um campeonato que primou pela qualidade, com viaturas muito competitivas, com manutenção elevada e o decréscimo de patrocinadores são causas directas. Para além disso, a criação de um novo campeonato Open da Madeira, que distribuiu concorrentes entre categorias aumentou ainda a visibilidade das fracas listas de inscritos (desde 1997 que não existiam listas tão curtas).
Então existe uma procura de soluções para trazer novamente a qualidade em quantidade para as estradas madeirenses. O representante da FPAK na região, Paulo Fontes demonstrou uma posição de abertura face a prospostas para 2009, apresentadas por concorrentes, e demais agentes ligados aos ralis. Entre elas estão a junção dos campeonatos Open e Consagrados, redução do número de provas, ralis mais concentrados, regulamento mais abrangente em termos de viaturas. Segundos alguns meios de comunicação, esta ultima proposta foi feita intencionalmente para recuperar viaturas Kit Car A7 e WRC até o ano 2000.
Alguns concorrentes madeirenses demonstram interesse na aquisição de WRC, no entanto os elevados custos de manutenção voltam a colocar o mesmo problema, ou seja, a falta de dinheiro.
Manter qualidade com quantidade é díficil, mas com um grupo de aficionados elevado talvez se exigia um “regresso ao passado”. Incluir na mesma competição viaturas diversas como um Escort MKII, Delta Integrale, Escort Cosworth, Xsara Kit Car, Impreza WRC ou um 206 S2000, seria uma mais valia para o campeonato, para os concorrentes e para os espectadores.
FONTE: Ralis.Online
.
Sem comentários:
Enviar um comentário