terça-feira, julho 29

Notas adicionais ao RVM 2008

Algumas notas adicionais sobre o Rali Vinho Madeira 2008:

- Este ano a caravana internacional e continental partiu de Portimão, no navio “Volcan de Tirajafe”. Aproveitando as viagens entre Funchal e Portimão do navio da ARMAS, a organização arranjou um transporte mais acessível e económico. Melhor o facto da saída das viaturas voltar ao Cais da Pontinha no Funchal, o que motivou a presença de algumas centenas de pessoas, num autêntico regresso ao passado.

- Depois de ter participado na edição de 2007 com um Honda Civic da Jas Motorsport, Luca Betti regressa à Madeira com um Peugeot 207 S2000 da FR Special Cars. O piloto que esta temporada tem disputado algumas provas do IRC/ERC, não tem sido muito feliz, muito por culpa da viatura que usou. Ele diz simplesmente “odeio este carro!”, quando se refere ao Mitsubishi Lancer EVO IX.

- O multi-milionário polaco Michal Solowow regressa à Madeira, pela 3ª vez. Desta vez trás um Peugeot 207 S2000 da Cersanit Rally Team (equipa que é proprietário), depois de ter participado em 2004 com um Fiat Punto S1600 e em 2005 com um Renault Clio S1600.

- Finalmente, Brice Tirabassi irá cumprir a promessa de voltar à Madeira. Relembre-se que em 2005 participou com um Peugeot 206 XS, navegado pelo jornalista Frederic Dart, afirmando que era com o intuito de conhecer melhor a prova (abandonou em 2004 num EVO VII), para regressar em força.

- Adruzilo Lopes volta 3 anos depois à Madeira, com um ultrapassado Subaru Impreza Spec C da ARC Sport, mas que tem valido da fiabilidade para liderar o Grupo N Nacional. Esta viatura não é de todo desconhecida dos madeirenses, pois já foi tripulada por Alexandre Jesus (final do regional 2007) e Vítor Sá (Rali de Portugal). Adruzilo regressa com José Janela, numa reunião da dupla que disputou algumas provas do nacional de TT em 2006.

- Francisco Barros Leite despede-se na Madeira do Seat Ibiza Cupra Diesel. O piloto da BL Sport Seat, tinha planeado estrear o Leon na prova madeirense, mas atrasos na preparação, e desconhecimento sobre a fiabilidade da nova viatura fizeram repensar e participar com o Ibiza.

- Alexandre Proh e Alessandro D’Agosttino voltam a fazer uma incursão em território nacional esta temporada. A dupla italiana participou no Rali de Portugal com o Mitsubishi Lancer EVO IX. Também repetente está Yeray Llemes, que disputará a prova num EVO IX. O jovem canarinho participou na última edição do Sata Rally dos Açores, onde foi o melhor representante da armada espanhola… e um dos dois únicos no final.

- Como tem sido hábito nos últimos anos, Francisco Tavares marca presença nesta edição do RVM. Desta vez, recorreu ao aluguer do Mitsubishi Lancer EVO VII que foi tripulado nas últimas temporadas por João Barros. A seu lado, o habitual navegador de Barros, João Pimenta.

- Ricardo Rodrigues não queria deixar de participar, e graças às boas relações com a família Sousa, alugou o Mitsubishi Lancer EVO IX, com o qual Bernardo Sousa disputa o Campeonato Nacional.

- O madeirense Paulo Vieira recorreu ao aluguer do Opel Corsa S1600 de Pascoal Abreu para disputar a prova-rainha do automobilismo madeirense.

- Flávio Abreu estreará o Mitsubishi Lancer EVO VII, que adquiriu a Elias Gouveia no início da temporada. A seu lado estará Nuno Pontes.

- A equipa feminina Joana Freitas/Sofia Pereira participará com o Citroën Saxo que pertence a Romano Pereira, numa evolução significativa em relação ao Yaris.

- Apesar de inscritos, o piloto oriundo da Martinica, Cyril Vosahlo não irá participar na prova. Atrasos na preparação da viatura, impediram a partida no navio que transportou a caravana do regional.

- João Fernando Ramos inscreveu-se na prova, no entanto, devido a compromissos profissionais, o pivot do Jornal da Tarde da RTP1, confirmou que não podia participar na prova. O seu nome já não foi incluído na lista de inscritos.

- Esquecido parece ser a ausência de Nelson Pestana. Incompreensivelmente esta temporada ninguém lembrou do “lanterna vermelha” que costumava animar o público resistente.

- O shakedown disputa-se na Quarta-Feira de manhã, mas a novidade reside no facto de este ano não ser obrigatório para os pilotos prioritários. Resta saber quais os efeitos que terá no pelotão, e o que esperar o público que já “transpira” rali.

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