quinta-feira, julho 10

Vai com calma Manel

No Rali Robbialac Cidade de Beja, uma equipa despertava alguma curiosidade, pois era desconhecida para a maioria dos presentes. Nunca havia participado em prova dos regionais Sul, CRDR ou mesmo de -Alenquer, de onde provinha uma comitiva alargada.

Manuel Grade e Ana Grade apareciam inscritos com um Subaru Legacy, mas às verificações levaram um Peugeot 205 GTi alugado ao Gigi de Aruil. Mas quem eram estes elementos? Apenas se sabia que eram pai e filha, que o Manuel vivia no estrangeiro e decidiu arranjar uma viatura (e equipamento) em cima da hora para participar no Rali de Beja, e já tinha feito ralis nos Açores.

Num trabalho de pesquisa, partilhado no Ralis a Sul, veio ao de cima mais factos inéditos. Este concorrente fez furor nos Açores em meados da década de 90, com um Citroën AX GTi. Conhecido como “Ratinho” deixou a sua marca em algumas provas do regional, não só pela rapidez mas também pela exuberância, chegando a andar próximo do Gustavo Louro quando este andava com o Ford Escort Cosworth.

Numa história contada pelo Luís Pacheco, e ocorrida num dos ralis da Ilha Terceira, o Manel Grade ficou a 2 ou 3 segundos de Gustavo Louro. No final entrevistado para uma rádio local jurava a pés juntos que tinha feito meio pião. O comentador disse que tal era impossível, ao que Grade exaltado respondeu que tinha testemunhas e estas iam a caminho da rádio.

Mas, se as histórias loucas de Manuel Ratinho Grade podem ser contadas e lidas, o melhor mesmo é acompanhar um troço no Rali Sical de 1997, onde finalizou o Rali na 3ª posição. Atenção aos comentários do navegador… são demais “Vai com calma Manel”.

.


.

Quanto à presença em Beja, quedou-se pela segunda especial quando a embraiagem cedeu. Até então tinha deixado boas indicações, principalmente pelas exuberantes passagens que efectuava, sempre a balançar a viatura. Ficou a promessa de regressar em breve.

Sem comentários: