Depois de um dia memorável para Rui Lousado e Luís Assunção, o segundo dia de prova dificilmente deixará saudades. No final segunda especial do dia, Vascão 1, a equipa sofreu um despiste violento e protagonizou um dos momentos mais dificeis da edição de 2010 da prova portuguesa.O momento, que foi acompanhado em directo através da reportagem da Antena 3, pode ser descrito como assustador. Segundo Luís Assunção, o Mitsubishi Lancer EVO IX já tinha problemas com o ALS desde o início da especial, o que dificultava a saída em curvas mais lentas. Ora, na parte final, numa curva apertada, Lousado não conseguiu controlar a viatura e esta caiu numa valeta, capotando em seguida. Piloto e navegador ficaram presos dentro do carro durante 15 minutos, com a gasolina a verter para cima de ambos. Uma situação muito perigosa, que motivou fortes críticas de Assunção à organização, uma vez que não socorreram prontamente a equipa, nem pararam a prova. Felizmente conseguiram sair da viatura, no entanto Rui Lousado teve que ser evacuado de helicóptero, queixando-se de dores na clavícula. Nesta mesma curva também ficaram dois concorrentes do Rally de Portugal Revival, um deles Joaquim Santos, que deixou o Escort RS “mal tratado”.
Positivamente, há que destacar a prestação de Nuno Barroso Pereira, navegado por Pedro Conde, que depois de ter abandonado no primeiro dia regressou e foi recuperando muitas posições, aproveitando também os problemas dos adversários. Actualmente está no 6º posto do nacional de ralis (38º da geral).
Ricardo Barreto, navegando Paulo Freire, no Mitsubishi EVO 8 não teve sorte. Imprevisto na segunda ronda do dia, levou ao abandono, ficando à mercê do Super Rali. Enquanto estiveram sem problemas, chegaram a ocupar a 49ª posição – 12ºs entre os concorrentes portugueses (na especial 11 – Almodovar 2).
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