quinta-feira, julho 28

Os ausentes do Rali Vinho Madeira

Muito já foi falado da saída do Rali Vinho Madeira do IRC, principalmente a tentativa de minimizar o assunto. No entanto, os factos não enganam, foram muitos os concorrentes que não participaram devido a esta saída da prova organizada pelo Eurosport.

Como é normal na prova madeirense, o rali começa meses antes com o avançar de nomes que provavelmente estarão no RVM. Desta vez não foi excepção, no entanto, muitos concorrentes tinham a prova nos seus calendários, e a saída do IRC fez mudar planos. Embora não são casos isolados, também existem os da "lista de luxo" e mesmo do europeu.
Começando pelo IRC, o único concorrente que marcará presença é o Bruno Magalhães, e coloca-se como principal candidato à vitória. Quem não vem: a equipa oficial Skoda que deveria marcar presença com o checo Jan Kopecky e com o belga Freddy Loix. Depois também temos os pilotos da Peugeot - O Guy Wilks e o Bryan Bouffier estariam à partida, e o nome Thierry Neuville também foi falado (embora a Madeira não fizesse parte do programa). A certa altura, também a equipa Proton tinha a Madeira como destino em 2011, e obviamente com os oficiais Per-Gunnar Andersson e o pluri-vencedor da prova madeirense, Giandomenico Basso. Depois, temos outro lote de concorrentes que chegou a confirmar, ou manifestar interesse, como são os casos do Julien Maurin (Ford Fiesta S2000), Yazeed Al Hajri (Peugeot 207 S2000) e Karl Kruuda (Skoda Fabia S2000). A estes também se junta o Eric Maufrey em Renault Mégane R4, e todo o pelotão do Troféu Renault Sport 2WD Challenge, cuja prova madeirense era pontuável.
E agora passando para a lista de luxo, que foi avançada posterioridade. Foi um autêntico MINI recital - Armindo Araújo, Bernardo Sousa e Miguel Campos. Todos estiveram muito próximo, num quase quase, mas por uma razão ou outra, sempre do ponto de vista financeiro ficaram de fora. Aqui ainda podemos acrescentar o nome de Patrick Snijers, embora tenha sido apenas avançado graças à presença em Ypres com Mini S2000.
Finalmente, do europeu, Renato Travaglia, que já venceu a prova, e que tinha no seu calendário a Madeira, mas por 75000 euros deixou o Fabia S2000 em terra. O outro italiano, Manuel Villa, também entra nestas contas, apesar dos problemas pessoais motivarem a ausência. E veremos se ficará por aqui!!!
São bem mais do que os 4 ou 5 pilotos que afirmavam que o IRC trazia. Deixo então a questão - Será que o tal dinheiro que a organização do IRC reivindicava não seria uma boa aposta? Não só do ponto de vista competitivo como na promoção da prova madeirense. O futuro o dirá, mas todos devem tirar as suas conclusões!
Bom Rali.

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