domingo, julho 3

João Baptista (M.Coutinho/Ibertal) volta a ganhar

Uma vez mais, o Ford Transit Trophy teve uma corrida imprópria para cardíacos, desta feita no Circuito da Bosvista, num dia pleno de animação, quer dentro quer fora da pista. João Baptista (M.Coutinho/Ibertal) arrancou “a ferros” mais um triunfo, na sequência do obtido há cerca de um mês no traçado espanhol de Jarama.

O piloto portuense venceu, mas não conseguiu, ainda assim, impedir que a C.A.M fizesse a festa na qualidade de vencedora do fim-de-semana, por ter assegurado a maior pontuação, após o triunfo de ontem de Pedro Salvador e do terceiro lugar de José Pedro Leite hoje.

Era sabido de antemão que esta corrida tinha tudo para conhecer o calor da luta pelas posições cimeiras. Pois essa expectativa não foi gorada e logo desde o arranque José Pedro Leite sentiu os ataques do impetuoso João Baptista (que rubricou a melhor volta, com 2m38,588s). Partindo da “pole”, Leite fez o que pode para segurar a liderança, mas um toque de João Baptista a meio da quarta volta fê-lo cair para o terceiro posto. Este foi, afinal, o momento decisivo da corrida e que Baptista comentou, esclarecendo que “não tinha, em definitivo, intenção de bater na carrinha do José Pedro Leite. Já tinha tentado ultrapassá-lo várias vezes sem sucesso e naquele local ele fez uma manobra muito rápida para me tentar fechar e acabei por lhe tocar. Sinceramente, aquilo que acho é que foi uma situação normal de corrida e tenho pena que o entendimento exterior possa ser outro. Já lhe pedi desculpa pelo sucedido, mas, não consegui evitar o toque que, infelizmente, fez com que a luta pelo triunfo não se mantivesse até final.”

Naturalmente pouco agradado com este desfecho, José Pedro Leite (C.A.M.) também lamentou o acidente, referindo que “é pena que as coisas tenham acontecido desta forma, principalmente entre dois amigos. Foi um toque fulcral, já que não só me fez perder dois lugares, como podia ter tido consequências bem mais sérias, dado que bati violentamente nos pneus. A partir daí achei que tinha que pensar exclusivamente no campeonato e tentei não mais que garantir que a C.A.M. somava pontos suficientes para ganhar o fim-de-semana, como acabou por acontecer.

Com uma corrida muito inteligente, Jorge Areia (Daro) assegurou um brilhante segundo posto, lugar altamente saboroso nomeadamente depois do desaire de ontem com Rui Azevedo. “Percebi que a luta entre os dois da frente me poderia beneficiar e no início optei por jogar pelo seguro. A verdade é que o toque entre o João Baptista e o José Pedro Leite acabou por facilitar a vida e só a muita experiência do João fez com que não conseguisse chegar ao comando da corrida. Estou contente com o resultado e a verdade é que hoje o carro esteve muito bom e só é pena que o meu colega de equipa, o Rui Azevedo, não tenha tido a mesma sorte, mas as corridas são mesmo assim...” afirmou o piloto.


Apesar de a Transit da Beta/Eni ter acusado alguma fadiga de travões, Valter Cardoso terminou no quarto posto, à frente do convidado da Ford e da QF, João Bica que se surpreendeu a si mesmo com o resultado obtido: “Para mim era claro que andar ao ritmo dos da frente era impossível portanto digamos que soube sempre onde era o meu lugar. Mesmo assim diverti-me bastante. Os tempo que fiz e constância dos mesmos agradou-me bastante. Este convite da Ford e da QF para guiar a Transit permitiu-me regressar às pistas e, ainda para mais, a experiência foi muito agradável. Foi um fim-de-semana excelente.

O balanço final deste fim-de-semana do Ford Transit Trophy no Circuito da Boavista é claramente positivo, merecendo referência não apenas aquilo que se passou na pista, mas também o ambiente vivido no “paddock”, com a Ford e a QF a acolherem cerca de 400 convidados neste domingo de corridas na cidade do Porto. Paralelamente, o facto de terem sido concretizados os sonhos de três crianças da “Terra dos Sonhos” ao bordo das Transit do Trophy veio um dar um toque especial a um fim-de-semana repleto de pontos de interesse em torno de uma competição que se colocou no mais alto patamar do automobilismo português, desta vez num dos mais importantes palcos deste desporto e de nível mundial.

Classificação da 2ª Corrida:
1º João Baptista (M.Coutinho/Ibertal), 12 voltas em 32m02,965s
2º Jorge Areia (Daro), a 1,969s
3º José Pedro Leite (C.A.M), a 9,793s
4º Valter Cardoso (Beta/Eni), a 17,036s
5º João Bica (Ford/QF), a 28,275s
6º Tiago Ribeiro (M.Coutinho/Douro In), 39,751s
7º Filipe Martins (Auto Rabal/Espoauto), a 47,047s
8º Domingos Pinheira (Mivex), 51,225s
9º João Fontainhas (FIAAL), a 1m15,925s
10º Nuno Santos (StockCar), a 1 volta

Volta mais Rápida: João Baptista (M.Coutinho/Ibertal), 2m38,588s, à 10ª volta.

publicado em Transit Trophy

Sem comentários: