sábado, julho 2

Transit Trophy - Sessões oficiais de Classificação na Boavista

Depois de cerca de um mês de paragem, o Ford Transit Trophy regressou esta sexta-feira à actividade e para aquela que é uma das mais carismáticas provas da temporada, o Circuito da Boavista. Pedro Salvador e José Pedro Leite dominam sessões oficiais, enquanto que os pilotos da FIAAL continuam sem sorte.

A ronda do Circuito da Boavista começou com as sessões de treinos oficiais. Nuno Fontaínhas foi o primeiro a entrar em acção, mas apenas conseguiu efectuar uma volta rápida, onde conquistou a 8ªposição, sendo depois afacetdo pelo trânsito e por uma interrupção dos treinos. João Fontaínhas não teve melhor sorte, pois um furo condicionou a sua prestação, encerrando o lote de concorrente da competição.

QUALIDIFCAÇÃO
Neste primeiro dia de competição, com os treinos livres e as duas sessões cronometradas, a dupla de pilotos da C.A.M. (Pedro Salvador e José Pedro Leite) estiveram em evidência, assegurando o topo da grelha de partida para as duas corridas das Transit do programa da Boavista.

Salvador deu o mote, rubricando a melhor marca (1m39,910s) na primeira sessão cronometrada – que lhe deu acesso à “pole” para a corrida de amanhã - tirando pouco mais de um segundo a Rui Azevedo (Daro), que rodou sempre entre os mais lestos.

António Costa colocou a Ford Transit da Beta/Eni no terceiro lugar e perdendo apenas dois décimos para Azevedo, com Pedro Fins a encerrar a segunda linha da grelha.

Na segunda sessão (apuramento de tempos para a segunda corrida), em que a generalidade dos tempos foi abaixo dos conseguidos na ronda anterior, José Pedro Leite foi o melhor, chegando ao topo da classificação “à custa de arriscar bastante. Não fácil rodar no segundo “38”. É preciso atacar muito e correr alguns riscos...” esclareceu o piloto.

Logo atrás, a seis décimos, ficou a unidade da equipa M.Coutinho/Ibertal pilotada por Miguel Baptista, enquanto o outro piloto da Daro, Jorge Areia, foi o terceiro melhor, ele que sentiu na pele o facto de “não conhecer a pista. Pelo menos, face aos treinos livres, já tinha algumas curvas mais ou menos memorizadas,” afirmou.

Destaque ainda para a dupla de convidados que este fim-de-semana assume responsabilidade sobre a Transit inscrita pela Ford e pela QF, Bernardo Sousa e João Bica.

Recorde-se que para ambos foi uma estreia absoluta ao volante da Transit e ainda para mais num traçado como o da Boavista. A verdade é que qualquer deles mostrou a mais-valia do currículo que ostentam e Bernardo Sousa foi o quinto mais lesto na primeira sessão, afirmando que “estou a adorar guiar a Transit. É muito divertida e interessante. Ainda tenho muito que explorar, mas ideia é tentar gozar um bocado e isso está garantido.”

Quanto a João Bica, que há mais de dez anos não guiava um carro de corrida, partilhou totalmente da opinião do seu colega de equipa deste fim-de-semana, esclarecendo que “me surpreendeu por ter as reacções que conheci dos carros de corrida que me habituei a pilotar. Acho um excelente carro e fiquei com a ideia que... ainda não me esqueci como se guia!"

A primeira da duas corridas do Ford Transit Trophy na Boavista disputa-se este sábado pelas 13h40.

Classificação da 1ª Sessão:
1º Pedro Salvador (C.A.M.), 2m39,910s
2º Rui Azevedo (Daro), 2m40,912s
3º António Costa (Beta/Eni), a 2m,41,147s
4º Pedro Fins (StockCar), 2m41,999s
5º Bernardo Sousa (Ford/QF), 2m42,221s
6º João Lopes (Auto Rabal/Espocar), 2m42,532s
7º Renato Machado (M.Coutinho/Ibertal), 2m44,961s
8º Nuno Fontaínhas (FIAAL), 2m45,769s
9º Pedro Miranda (Mivex), 2m46,371s
10º Luís Martins (M.Coutinho/Douro In), 2m53,267s

Classificação da 2ª Sessão:
1º José Leite (C.A.M.), 2m38,744s
2º Miguel Baptista (M.Coutinho/Ibertal, 2m39,360s
3º Jorge Areia (Daro), a 2m,41,362s
4º Valter cardoso (Beta/Eni), 2m42,430s
5º Nuno Santos (StockCar), 2m43,206s
6º João Bica (Ford/QF), 2m44,241s
7º Domingos Pinheira (Mivex), 2m44,461s
8º Tiago Ribeiro (M.Coutinho/Douro In ), 2m45,431s
9º Filipe Martins (AutoRabal/Espoauto), 2m47,124s
10º João Fontaínhas (FIAAL), 2m51,124s

texto adicional Motores Magazine

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