sábado, julho 9

Bernardo Sousa rendido às carrinhas de corridas

Crónica da prestação do campeão nacional de ralis, Bernardo Sousa, que foi um dos pilotos convidados no Transit Trophy, no Circuito da Boavista.

No passado fim-de-semana estive no Porto, mais propriamente no Circuito da Boavista, a convite da Q&F e da Ford Lusitana para participar no Ford Transit Trophy, uma competição que coloca em pista o modelo mítico do construtor norte-americano que já conta com mais de 45 anos de vida plenos de sucesso comercial.

Até aí tudo bem - pensei eu - a Transit é uma adaptação à competição algo básica, as prestações devem ser niveladas por baixo, portanto, vou aceitar o convite que gentilmente me endereçaram, divirto-me um pouco e aproveito para conhecer o circuito urbano do Porto…

Estava redondamente enganado… pela positiva …

Logo à chegada ao circuito percebi que o espaço do troféu era um dos mais atractivos do paddock! Muitos curiosos à volta das carrinhas de competição e desde logo percebi que estas máquinas tinham sofrido um trabalho extenso de preparação que as transformou num verdadeiro veículo de competição.

Ao entrar em pista a adaptação foi rápida e deu para perceber duas coisas de imediato!!

Primeiro, as Transit são capazes de correr na devida asserção da palavra – Um bom motor, com um excelente binário e potência disponível, e um comportamento dinâmico que apesar de exigir adaptação por parte do piloto, rapidamente permitia descobrir os limites da carrinha e começar a pedir um pouco mais de afinco na busca de bons tempos por volta. Divertidas de pilotar, cedo comecei a ter a confiança necessária para discutir as travagens com os restantes concorrentes, e a abordar com mais ímpeto as difíceis curvas e chicanes do circuito, sempre com a ajuda da Transit que não se escusava a aceder aos meus pedidos no acelerador.

Em segundo lugar, a qualidade das equipas presentes com bastantes pilotos de renome transformaram rapidamente o meu fim-de-semana como convidado numa acção promocional, numa enorme entrega da minha parte em corresponder ao apelo da competição, e em tentar obter um bom resultado tais os níveis de adrenalina e de competitividade que as Transit proporcionam.

Dei o meu melhor, tentei aprender rapidamente o carro e a forma de condução em circuito, muito diferente dos ralis em que habitualmente participo. No final o segundo lugar que obtive atrás dos actuais líderes do Desafio foi um excelente prémio, mas melhor do que o resultado, foi a experiência que me proporcionaram e que desde já agradeço à Q&F e à Ford, bem como ao meu colega de equipa, o João Bica que também na segunda corrida soube estar na luta por uma posição de destaque.

Uma outra palavra para o ambiente do Circuito da Boavista. Não me recordo de alguma vez ter visto tanto público em qualquer evento motorizado em que participei. Bancadas cheias, um paddock movimentadíssimo e acima de tudo muito animado, onde fui interpelado por muitos adeptos que me fizerem o gosto de endereçar algumas palavras de apreço e incentivo para a minha aventura no SWRC deste ano, e ainda o reparo para as muitas bandeiras nacionais e também da Madeira que se fizeram representar. Foi impossível não sentir uma grande emoção ao estar lá e viver aqueles momentos como vivi. É destes momentos que se faz a nossa aventura de ficar atrás de um volante a tentar ser mais rápido que os restantes, e o nosso esforço é também sustentado em todos os que nos apoiam da melhor forma que podem e sabem! Para vós igualmente, o meu agradecimento!

Para os organizadores do Circuito, a palavra final. Não deixem esmorecer esta força que testemunhei na Boavista. Portugal gosta dos desportos motorizados e não é preciso melhor prova do que aquela que observei no fim-de-semana!! Um circuito urbano lindíssimo, desafiante, num local fantástico e com condições excelentes para todos, desde os praticantes aos adeptos, e uma adesão monumental dos adeptos a envergonharem outras modalidades supostamente mais mediáticas e mais merecedoras da atenção dos meios generalistas de comunicação social.

Uma enorme saudação para todos, e até ao rali da Finlândia já no meu “pequeno” Ford Fiesta S2000… vou ter saudades da Transit!! Espero repetir a experiência!


publicado em Velocidade Online

Sem comentários: