Com o intuito de clarificar algumas dúvidas surgidas quanto à regulamentação do campeonato Open decidi transcrever um texto publicado no jornal “Motor” desta semana, que explica as características principais.
“O Open admite todas as viaturas que possuam homologação FIA em vigor (A ou N), mas cuja cilindrada nominal seja igual ou inferior a 2000 cc e não disponham de quatro rodas motrizes. Admite também todos os veículos cuja homologação FIA já caducou, mas que estejam autorizados, em 2007, a participar em ralis nacionais ou internacionais ao abrigo da alínea a) do Art. 21.º do CDI, incluindo, neste caso, os de quatro rodas motrizes. Podem competir igualmente todas as viaturas do Grupo VSH (Viaturas Sem Homologação) com a cilindrada limitada a 3500cc – incluindo já o factor de correcção dos motores equipados com turbo - , que estejam de harmonia com o código de estrada e que nunca tenham tido homologação FIA/FISA, ou que, tendo-a tido, esta tenha perdido a validade. No Open cabem ainda todas s viaturas Clássicas, tais como definidas no Regulamento do Campeonato Nacional FPAK de Clássicos Ralis 2007.
Há ainda três classes em disputa, sendo a 1 para veículos de duas rodas motrizes, a 2 para Clássicos e a 3 para os de Tracção Integral. Em termos de pontuação, o esquema é idêntico aos Regionais, pois em termos gerais, o primeiro classificado recolhe 20 pontos, o segundo 17, o terceiro 15, seguindo-se 14, 13, 12… até 1, para os classificados de 16.º em diante. Há ainda a acrescentar pontos para os carros de duas rodas motrizes (os quatro primeiros), que recebem, respectivamente, 5,4,3 e 2. Para os Clássicos aplica-se também esta regra, enquanto que para os 4x4 apenas o primeiro e segundo recolhem pontos, no caso, 3 e 2. Acresce dizer que nos três casos, a partir dos pontos descritos, os restantes classificados recebem todos 1 ponto.”
Retirado do Jornal Motor de 6 de Fevereiro de 2007.
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