Uma das medidas aplicadas na presente temporada do WRC foi a implementação de um único fornecedor de pneus. Para 2007 a única proposta veio da BF Goodrich, sendo óbvio que esta seria a marca escolhida – dado que a Pirelli não manifestou interesse em participar.
Surpreendemente, o Conselho Mundial da FIA, reunido em Paris, decidiu nomear a Pirelli para fornecedor oficial de pneus para o WRC de 2008 a 2010. Esta “obrigatioriedade” de usar “calçado” Pirelli só aplica-se aos veículos de quatro rodas motrizes que disputam o mundial oficialmente.
O responsável da BF Goodrich já veio a público contestar a escolha do seu rival. Manifestaram estranheza pela escolha, referindo que na última época, em confronto directo, demonstraram ter argumentos competitivos, para além do apoio dos construtores presentes no Mundial. Por isso é natural que o responsável de BFGoodrich tenha terminado o seu discurso desta forma: " Apesar de tudo a marca BFGoodrich foi eliminada com base em critérios desconhecidos mas que nada têm a ver com o desporto."
Em apenas dois anos a Michelin (usa a filial americana BF Goodrich para Ralis) viu-se afastada das duas principais competições mundiais. A Bridgstone é fornecedora única na Fórmula 1, e agora entra a Pirelli para o WRC.
À quem especule que o sucedido no GP F1 EUA de 2005, onde apenas seis carros disputaram a prova porque os pneus Michelin não resistiam à prova, foi determinante para a exclusão do construtor francês pela FIA.
Já agora fica a curiosidade:Uma das mudanças regulamentares para 2008 passa pela proibição de pneus de “mousse” anti-furo, e presumivelmente uma borracha mais dura, para maior durabilidade e resistência. Isto promove o aparecimento de maior número de furos, mas também poderá aumentar o espectáculo, com a redução dos níveis de aderência.
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