No fim-de-semana passado, no site d’“A Bola” foi publicado uma notícia sobre a criação de um novo campeonato de ralis para motas,que transcrevo integralmente:
“A Federação Internacional de Motociclismo vai criar um novo campeonato internacional de ralis para motos, que para já vai contar apenas com três provas, na Bélgica, em França e Itália, mas que vai alargar-se nos próximos anos.
O campeonato vai crescer até seis provas em 2010, com a inclusão dos circuitos de Inglaterra, Alemanha e Espanha, ao ritmo de um país por ano, a partir de 2008.
Famoso por receber a Fórmula 1, o circuito belga de Spa-Francorchamps recebe a prova entre 17 e 19 de Maio, com 1000 quilómetros, com duas «especiais» de estrada por dia, uma prova nocturna no circuito e outras duas sem luz na mesma região.
Para Itália a prova vai passar entre os dias 21 e 24 de Junho com diversas provas no Norte na zona de Adrina, perto de Veneza, passando por Brescia e Bário Terme.
França vai acolher a prova mais dura e também mais longa, na distância de 2800 quilómetros, a percorrer de 5 a 14 de Outubro entre Reims e Toulon, passando por Val-de-Reuil e Cleremont-Ferrand.”
Ora cá está uma autêntica surpresa - conciliar ralis e motociclismo. Não sendo uma facto inédito, relembro-me das corridas de Isle de Man TT e do mediatismo em seu torno, será uma competição interessante cujo regulamento espero com interesse.
Perguntas interessantes me ocorrem, que começam na potência das motos, passando pelo regime de reconhecimentos, à existência de auxílios visuais (placas na estrada, ou roadbooks nas motos – tipo Dakar), protecções nos rails, elementos de segurança, controlos horários, ou mesmo cartas de controlo.
Em todos os desportos motorizados devem ser equacionados todos os factores de risco, pois alta velocidade e obstáculos não coabitam pacificamente e, no caso de motos ainda mais grave se torna.
Sendo mais um desporto motorizado, que concerteza me cativará a atenção, esta não será uma mistura explosiva?
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