Tudo na vida, desde o trabalho ao desporto passando pelo lazer, envolve dinheiro e consequentemente negócios. Nos automobilismo, mas concretemente os ralis também existe o lado monetário. Quando existe a possibilidade dos alicerces que alimentam uma entidade serem “abalados” logo aparecem os primeiros críticos, os primeiros “lobbies”, enfim o medo da mudança.
O multimilionário David Richards, numa entrevista ao Motorsport News, afirmou que o International Rally Challenge é uma imitação. A competição não é necessária pois irá infraquecer o Campeonato do Mundo de Produção. Segundo palavras do próprio “os S2000 vieram dar hipótese aos contrutores de produzir um carro equivalente ao Grupo N, mas eles custam muito. Para quê dispersar o mercado?”.
A categoria IRC foi criada em 2006 feita a pensar num campeonato que englobasse todo o tipo de viaturas homologadas, excepção feita aos veículos com especificações de WRC, disputadas em provas que não pertencem ao calendário mundial. Para 2007, estão planeadas nove provas, sitas maioritariamente na Europa (entre os quais o Rali Vinho Madeira), mas que também engloba a China, Russia e Quénia. São várias as equipas, representantes de diferentes marcas (oficiais e semi-oficiais) que já demonstraram disponibiilidade para disputarem o evento. Já existem S2000 da Fiat, Toyota, Peugeot e VW, e a Skoda, Ford e Mitsubishi já equiacionam construir viaturas dessa classe.
O Grupo Eurosport, que detém a exclusividade dos direitos, irá efectuar a cobertura do IRC, tendo programadas cerca de 8 horas por prova (70 no total). O tempo de antena de cada prova representa quase o dobro do dispendido no WRC, nesse mesmo canal.
Curioso o facto de David Richards ser presidente do ISC (International Sportworld Comunication) e detentor dos direitos de transmissão do WRC, que neste momento poucos motivos de interesse encerra – apenas três marcas oficiais, sem competitividade, e sempre com os mesmos protagonistas. Serão os primeiros sinais de preocupação deste “gigante”? As declarações terão por trás outras intenções?
Com certeza, muitas jogadas de bastidores se desenrolaram nos próximos tempos, e o braço-de-ferro entre os apologisitas do IRC, e os defensores do WRC poderão colidir.
Uma coisa é certa, ao apontar-se contra o IRC, David Richards deu uma ajudinha à promoção desta categoria. Falem bem ou falem mal, mas falem.
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