sexta-feira, julho 16

FIAAL no pódio na 1ª corrida do fim-de-semana

Apesar do início ter sido bom, uma vez que João Fontainhas averbou o melhor tempo nos treinos cronometrados, na prova disputada ao final do dia, foi João Lopes com a Transit da Auto Rabal que venceu a primeira corrida desta jornada dupla disputada no AIA, com a luta a manter-se até à derradeira volta da corrida e discutida ao centímetro, pelo vencedor e pelos pilotos da Daro e da FIAAL.


Foi sem dúvida fantástica a disputa desta primeira corrida, com alguma alternância de comandantes, facilitada pela competitividade de uma pista com um desenho fantástico que destaca as qualidades das Ford Transit participantes, objecto de admiração por todos os presentes.

Como se disse, partindo da pole-position a FIAAL ainda se manteve na frente durante algum tempo, mas sempre “apertada” pela Daro e com a Auto Rabal à espreita de uma oportunidade que acabou por surgir na segunda volta, com João Lopes a passar definitivamente para a frente e, na volta seguinte a ser a Daro a dobrar a FIAAL. Os três rodaram depois com toda a concentração sob pressão dos outros dois e também da BRM, ainda que já a alguma distância, mas no final foi Nuno Santos da BRM a estabelecer a volta mais rápida, sendo o primeiro a baixar do segundo “27” no circuito algarvio.

Para o vencedor tratou-se de uma corrida “Muito disputada, desde o primeiro metro… Partimos de segundo e tentei desde logo atacar o primeiro posto, pelo que forcei bastante nas primeiras voltas e consegui passar. Depois, apesar da pressão mantive-me na frente tentando sempre garantir a entrada perfeita na recta da meta, pois esta é muito longa e se deixasse que se colassem a mim, seria facilmente ultrapassado. Tudo correu bem. Adorei a corrida e a competitividade do Troféu, que corrida a corrida está mais valorizado…”

Amanhã disputa-se a segunda corrida do Ford Transit Trophy, entre as 11:15 e as 11:45 horas, integrado no programa Le Mans Series, com a novidade da grelha de partida ser invertida em relação à classificação da primeira corrida, o que vai por certo aumentar ainda mais a emoção dos espectadores que irão estar presentes no AIA, num sábado que se prevê solarengo e agradável. Quanto à Transit da FIAAL, será conduzida por Nuno Fontainhas, jovem farense que vai ter sem dúvida uma tarefa difícil de enfrentar.

modificado de Desporto Região Sul

Sem comentários: