Depois do grande sucesso que foi a primeira edição dos 1000 KM do Algarve, no próximo fim de semana os adeptos portugueses podem ter novamente um 'cheirinho' a Le Mans, já que vão estar em ação as melhores equipas da resistência.
Depois do espetáculo das 24 Horas de Le Mans, os velozes sport-protótipos e exóticos GT da Le Mans Series regressam ao ativo no Autódromo Internacional do Algarve, um ano depois da bem sucedida prova de estreia no traçado algarvio. Grande parte do sucesso da prova deve-se ao facto de ser realizada à noite o que é inédito neste campeonato.
Os 1000 km do Algarve vão ter novamente lugar durante o sábado, começando ao fim da tarde, às 17 horas, terminando cerca de seis horas mais tarde.
Algumas das equipas que estiveram na prova em 2009 não vão regressar, inclusive a vencedora Pescarolo Sport, que fechou as portas. Como é normal, algumas das equipas (incluindo as formações oficiais da Audi, Peugeot e Aston Martin) que apenas participam no arranque do campeonato para preparar as 24 Horas deixam a Le Mans Series após a prova francesa.
Isto deixa para Portugal as equipas verdadeiramente interessadas em ganhar a competição, nomeadamente a grande favorita Oreca, uma das equipas com mais sucesso nas corridas de resistência, turismos e monolugares, com uma panóplia de títulos conquistados em várias disciplinas desde a década de 1970.
Entretanto, na classe secundaria, denominada LMP2, a equipa portuguesa Quifel ASM Team, com o único piloto português, Miguel Amaral, ao volante, vai tentar repetir a vitória conquistada no ano passado e tentar recuperar pontos que lhes permitam aproximar-se do comando do campeonato
Primus inter pares
A Oreca tem também à sua disposição um Peugeot 908 HDi, fazendo da equipa francesa uma das principais candidatas à vitória entre os 32 carros inscritos. A concorrência virá do Lola Aston Martin ex-oficial da francesa Signature (que tal como a Oreca começou nos monolugares antes de se dedicar também às provas de resistência) e dos dois Lola-Judd da Rebellion Racing, equipa suíça que o ano passado corria como Speedy Racing Team Sebah e que neste momento é a melhor classificada da Le Mans Series entre as equipas privadas.
Para além do interesse de ver estes protótipos de quase 700 cv em luta direta durante seis horas, os 1000 km do Algarve vão contar com a presença de muitas antigas estrelas da Fórmula 1, tanto ao volante de protótipos como de GT.
Na luta pela vitória vamos ter Olivier Panis, no Peugeot da Oreca, e Jean-Christophe Boullion, com um dos Lola da Rebellion. Panis foi piloto da Ligier e da Toyota durante vários anos, enquanto Boullion apenas esteve uma época na F1, ao serviço da Sauber. Ambos têm em comum o facto de terem sido campeões de F3000. Também estarão presentes Giancarlo Fisichella e Jean Alesi, duas estrelas que dispensam apresentação, um como ex-piloto da Jordan e Renault, outro como antigo integrante da Ferrari. Ambos vão correr com um Ferrari 430 GT2. Apenas estará em falta Nigel Mansell, cujo Ginetta-Zytek ainda não está completamente reparado após o despiste nas 24 Horas de Le Mans.
Artista principal
Em 2009, o programa da Le Mans Series no Autódromo Internacional do Algarve foi bastante recheado com várias competições internacionais. No entanto, sabendo-se que julho é um mês privilegiado para atividades ao ar livre e junto da natureza, em vez sobrecarregar o programa, a organização optou por dar mais destaque à corrida noturna dos 1000 km do Algarve, optando por um programa de apoio mais reduzido.
As únicas corridas para além da Le Mans Series serão as duas mangas da jornada dupla do Ford Transit Trophy, o invulgar troféu monomarca em que, como o seu nome indica, todos os carros são exemplares do famoso comercial ligeiro da marca americana. O Ford Transit Trophy estreou-se no Circuito de Vila Real e terá no Algarve a sua segunda jornada e primeira prova numa pista permanente.
Mas lá por que não há mais corridas não quer dizer que não exista animação, pois o AIA será palco de uma demonstração de veículos elétricos, que num futuro não muito longínquo deverão ocupar um espaço importante em todas as formas de competição automóvel, inclusive nas 24 Horas de Le Mans, onde já será possível participarem carros de competição de tecnologia híbrida, a partir de 2011.
HORÁRIO
Sexta, 16
12h00 LMS (treinos livres)
14h00 Transit Trophy (treinos livres)
15h30 Electric Show (demonstração)
16h00 Transit Trophy (qualificação)
17h00 LMS (treinos livres)
18h45 Transit Trophy (corrida 1)
21h30 LMS (treinos livres)
Sábado, 17
09h50 LMS (qualificação GT)
10h20 LMS (qualificação proto)
11h15 Transit Trophy (corrida 2)
13h10 LMS (warm-up)
13h45 Electric Show (demonstração)
14h00 LMS (sessão de autógrafos)
14h35 LMS (pit walk)
16h05 LMS (grid walk)
17h00 LMS (corrida - 1000 km)
BILHETES
Bancada Algarve 19€
Bancada B 13€
Bancada TMN 13€
Bancada Lagos/Samsung 13€
Bancada Portimão 13€
Bancada Sagres 13€
Bancada Solverde 13€
Bancada Galp Energia 13€
Paddock 10€
Pack 4 bilhetes 57€
Pack paddock 40€
retirado de Autosport
Os 1000 km do Algarve vão ter novamente lugar durante o sábado, começando ao fim da tarde, às 17 horas, terminando cerca de seis horas mais tarde.
Algumas das equipas que estiveram na prova em 2009 não vão regressar, inclusive a vencedora Pescarolo Sport, que fechou as portas. Como é normal, algumas das equipas (incluindo as formações oficiais da Audi, Peugeot e Aston Martin) que apenas participam no arranque do campeonato para preparar as 24 Horas deixam a Le Mans Series após a prova francesa.
Isto deixa para Portugal as equipas verdadeiramente interessadas em ganhar a competição, nomeadamente a grande favorita Oreca, uma das equipas com mais sucesso nas corridas de resistência, turismos e monolugares, com uma panóplia de títulos conquistados em várias disciplinas desde a década de 1970.
Entretanto, na classe secundaria, denominada LMP2, a equipa portuguesa Quifel ASM Team, com o único piloto português, Miguel Amaral, ao volante, vai tentar repetir a vitória conquistada no ano passado e tentar recuperar pontos que lhes permitam aproximar-se do comando do campeonato
Primus inter pares
A Oreca tem também à sua disposição um Peugeot 908 HDi, fazendo da equipa francesa uma das principais candidatas à vitória entre os 32 carros inscritos. A concorrência virá do Lola Aston Martin ex-oficial da francesa Signature (que tal como a Oreca começou nos monolugares antes de se dedicar também às provas de resistência) e dos dois Lola-Judd da Rebellion Racing, equipa suíça que o ano passado corria como Speedy Racing Team Sebah e que neste momento é a melhor classificada da Le Mans Series entre as equipas privadas.
Para além do interesse de ver estes protótipos de quase 700 cv em luta direta durante seis horas, os 1000 km do Algarve vão contar com a presença de muitas antigas estrelas da Fórmula 1, tanto ao volante de protótipos como de GT.
Na luta pela vitória vamos ter Olivier Panis, no Peugeot da Oreca, e Jean-Christophe Boullion, com um dos Lola da Rebellion. Panis foi piloto da Ligier e da Toyota durante vários anos, enquanto Boullion apenas esteve uma época na F1, ao serviço da Sauber. Ambos têm em comum o facto de terem sido campeões de F3000. Também estarão presentes Giancarlo Fisichella e Jean Alesi, duas estrelas que dispensam apresentação, um como ex-piloto da Jordan e Renault, outro como antigo integrante da Ferrari. Ambos vão correr com um Ferrari 430 GT2. Apenas estará em falta Nigel Mansell, cujo Ginetta-Zytek ainda não está completamente reparado após o despiste nas 24 Horas de Le Mans.
Artista principal
Em 2009, o programa da Le Mans Series no Autódromo Internacional do Algarve foi bastante recheado com várias competições internacionais. No entanto, sabendo-se que julho é um mês privilegiado para atividades ao ar livre e junto da natureza, em vez sobrecarregar o programa, a organização optou por dar mais destaque à corrida noturna dos 1000 km do Algarve, optando por um programa de apoio mais reduzido.
As únicas corridas para além da Le Mans Series serão as duas mangas da jornada dupla do Ford Transit Trophy, o invulgar troféu monomarca em que, como o seu nome indica, todos os carros são exemplares do famoso comercial ligeiro da marca americana. O Ford Transit Trophy estreou-se no Circuito de Vila Real e terá no Algarve a sua segunda jornada e primeira prova numa pista permanente.
Mas lá por que não há mais corridas não quer dizer que não exista animação, pois o AIA será palco de uma demonstração de veículos elétricos, que num futuro não muito longínquo deverão ocupar um espaço importante em todas as formas de competição automóvel, inclusive nas 24 Horas de Le Mans, onde já será possível participarem carros de competição de tecnologia híbrida, a partir de 2011.
HORÁRIO
Sexta, 16
12h00 LMS (treinos livres)
14h00 Transit Trophy (treinos livres)
15h30 Electric Show (demonstração)
16h00 Transit Trophy (qualificação)
17h00 LMS (treinos livres)
18h45 Transit Trophy (corrida 1)
21h30 LMS (treinos livres)
Sábado, 17
09h50 LMS (qualificação GT)
10h20 LMS (qualificação proto)
11h15 Transit Trophy (corrida 2)
13h10 LMS (warm-up)
13h45 Electric Show (demonstração)
14h00 LMS (sessão de autógrafos)
14h35 LMS (pit walk)
16h05 LMS (grid walk)
17h00 LMS (corrida - 1000 km)
BILHETES
Bancada Algarve 19€
Bancada B 13€
Bancada TMN 13€
Bancada Lagos/Samsung 13€
Bancada Portimão 13€
Bancada Sagres 13€
Bancada Solverde 13€
Bancada Galp Energia 13€
Paddock 10€
Pack 4 bilhetes 57€
Pack paddock 40€
retirado de Autosport
Sem comentários:
Enviar um comentário