quarta-feira, dezembro 8

Monchique Classic Rally - Vitória de Luís Pereira.

Vitória da equipa Ferodo Queimado/Automotriz Com Luis Pereira e Eduardo Carpinteiro Albino em Renault 5 Turbo2


Infelizmente são poucas as menções na imprensa especializada ao Monchique Classic Rally. Através do Blog Click Time Phtoto e do site Altas Rotações apenas deu para caber quem venceu.:
"Quando se junta um bom navegador com um bom piloto em cima duma boa máquina é de esperar sempre um bom resultado!
Há muito que o Luís Pereira procurava alguém capaz de o acompanhar nessa enorme vontade de vencer um Rally pois durante muitos anos raspou os lugares cimeiros em provas de maior envergadura mas surgia sempre qualquer coisa que, a determinada altura, o empurrava para baixo.
O Eduardo Carpinteiro Albino, na nossa opinião, veio colmatar essa falta e eis o resultado. Como se diz, custou mas chegou!!!
Com uma limpeza digna de qualquer produto que engana o algodão, arrebataram o 1º lugar à geral neste simpático Monchique Classic Rally, ultima prova a contar para o TNRR!
(...)
De notar a classificação de 4 das nossas equipas nos 10 primeiros lugares com Gonçalo Figueiroa/João Marques a ficarem em 4º, Paulo Gonçalves/Henrique Damásio em 7º e João Vieira Borges/João Martins em 9º
A todos eles um valente abraço de Parabéns
."

Informação do blog Click Time Photo.
Texto adicional retirado de Altas Rotações

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Portimão 2010 - Edgar Gonçalves na 1ª pessoa

O navegador que acompanhou Jorge Baptista esta temporada deixou o seu testemunho dos acontecimentos no Rali Cidade de Portimão. Alguns problemas, uma penalização e um 2º posto entre as viaturas de 2 rodas motrizes são temas abordados.

Jorge Baptista e Edgar Gonçalves participaram no Rali Cidade de Portimão com o VW Golf GTi. Foram 9ºs da classificação geral e segundos das duas rodas motrizes. No entanto, foram os melhores representantes da Divisão I regional.
Através do Fórum Ralis a Sul, Edgar Gonçalves deixou o seu testemunho:
"(...)Aqui estou , para vos falar de como nos correu, este Rali Cidade de Portimão... Não me vou alargar muito em desculpas pois já todos sabemos as dificuldades que quase todos os pilotos tem em arranjar verbas para poder correr de forma diga, e poder elevar ainda mais o bom nome do desporto automóvel.
O Jorge não é excepção...
Muito tenho aprendido com ele nesta minha iniciante carreira como navegador....!!!
Apesar das dificuldades,e de algum azar nestes três últimos ralis ( Vilamoura com problemas, Serpa com uma saída e por fim a mais engraçada termos ido aos limões no Casinos Do Algarve) que se não tivessem acontecido, poderiam sem duvida ter trazido mais luta nas duas rodas motorizes.Mas os ralis são mesmo assim...
Relativamente ao ultimo Rali Cidade de Portimão e em particular na Super Especial em alvor o Jorge debatia-se constantemente com a falta de tracção e visibilidade o que acabou por não ajudar muito no tempo final.
Domingo, dia de andar depressa fizemos o que podíamos, espreme-mos o Golf até ele não poder mais, mas quando não era a frente que fugia era a traseira que queria ultrapassar as rodas da frente... Não olhava muito para o Jorge mas sentia bem as dificuldades que ele tinha em manter o animal na estrada, pois coitado do Golf já leva com 22 anos e uma boa parte desse tempo de vida útil a fazer ralis.
A entrada para a pec 3 revelou uma parte de mim que eu não conhecia, estava capaz de partir o tablier pois tinha acabado de me enganar nas contas e quando entramos no controlo horário já levava 3 minutos a mais e uma penalização de 30 segundos que felizmente não alteraram em nada o resultado final ( felizmente para mim), pensava que isso era o fim mas o Jorge fez me mostrar que não é bem assim, aplicou-se e fizemos dentro das limitações sempre o melhor tempo das duas rodas na Senhora de Verde...
Um 9º lugar á geral e 2 nas duas rodas motorizes, sem contar com os pilotos que não pontuam para o CRRS.
Parabéns ao Márcio Marreiros pela vitória,e acima de tudo pela rápida adaptação ao foguete amarelo...Parabéns ao José Martins pela sua estreia.
Uma palavra de aprezo também aqui fica para a quem o rali não correu tão bem.
Muito ainda havia a dizer, mas o tempo não me deixa escrever mais...
Um abraço a todos.
Bom Descanso
Pró ano há mais :D"


imagem de Ralis.Online/Mondegosport

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terça-feira, dezembro 7

JOSÉ MARTINS: Desde criança que queria ser Piloto...

Desde criança que queria ser Piloto, mas como o custo dos Ralis em Portugal é proibitivo para a maior parte dos portugueses, a solução para entrar no mundo dos Ralis foi começar como Navegador.

Assim sendo a partir do momento em que um amigo reuniu as condições necessárias para começar a correr foi de um modo natural que me sentei no banco do lado direito.

Isto de ser Navegador é um gosto que se aprende, mais ainda quando se anda em bons carros e se discutem vitórias e campeonatos, mas o ser Piloto está sempre no subconsciente da maior parte dos Navegadores.

Eu não fui excepção e com a minha vinda para o Algarve por razões profissionais acabei por competir nos Slalons, primeiro com um 5 GT Turbo alugado e depois com o Saxo, para além de ser Navegador no Campeonato Regional Sul de Ralis.

E assim foi, 19 anos depois de começar nos Ralis sentei-me finalmente ao volante numa prova cuja "aventura" passo a relatar:

Começamos pelos treinos que correram bem apesar do Rui Coimbra se sentir um pouco enjoado no fim do troço de 17 km quando tiramos as notas, depois fomos tratar das verificações onde o Saxo levou o seu primeiro selo de verificado (uma estreia também para o carro).
Devo referir que foi complicado mudar o "chip" de Navegador para Piloto, onde nas pequenas coisas notava a diferença como procurar o cronómetro e lembrar-me que o Rui é que o tinha, colocar o capacete no banco do pendura, ou ainda ter que usar luvas de competição, mas pior era algum nervosismo pela razão de estar perto de concretizar o meu sonho de miúdo.

O meu carro é um Citroen Saxo Cup que comprei com 160.000 km em que montei um roll bar da OMP, corta corrente, um extintor, fechos de capot, um escape, duas baquets e cintos, um suporte do pneu suplente, um volante, uma gambiarra, cuja "preparação" é o motor com uma admissão troféu, travagem com discos de série com umas pastilhas e óleo de competição, tubos de travões metálicos, travão de mão hidráulico, repartidor de travagem, caixa de série (longa.......) e a suspensão de série com umas molas mais baixas.

Como era o número mais alto do Rali fui o primeiro a partir para a Super Especial a seguir aos zeros, e aí pela primeira vez na minha carreira nos Ralis fiquei nervoso ao ponto de me esquecer de ligar os máximos e os suplementares (os originais do carro, claro...) e arranquei, após a primeira rotunda tínhamos uma recta com uma esquerda a seguir onde eu entrei com pneus frios e muito confiança, pois tinha de atacar (porque a Super Especial não deixa de ser um Slalom), a aí dei uma traseirada enorme direito a um poste e pensei que ficava já ali, felizmente não tirei pé e lá agarrei o carro mas a partir daí fui devagar pois para susto já chegava, e depois não via nada somente com os médios ligados e ainda por cima começou a chover. Mesmo assim ainda ficaram atrás de mim alguns (amigos) adversários.

Domingo de manhã, estrada molhada e eu com Fedima intermédios com meio uso que já tinham sido do Augusto Páscoa, lá fomos para o primeiro troço onde entrei com todas as cautelas onde não "inventei" nada e que correu sem sustos, a seguir fomos para o troço grande com 17 Km onde comecei novamente devagar até porque pouco depois após o começo estava um amigo concorrente fora de estrada, deste modo aonde não estava sujo tentei andar mais um pouco e comecei a perceber até onde podia ir na (pouca) aderência do carro.

Qual foi o nosso espanto no parque de assistência quando verificamos que estávamos em segundo dos extras e em primeiro do grupo N após a saída de estrada do Filipe Cristóvão e do furo do Vasco Tintim, estando o Vitor Torres no Escort MK1 em primeiro e o Jean Marie Grenier no 131 Abarth muito próximo atrás de nós, e fomos para a segunda ronde.

A confiança já era outra e andamos mais depressa, e foi no troço pequeno que finalmente comecei a sentir o que é guiar um carro de Rali, desde o ir a fundo até uma travagem, a velocidade (cheguei a dar 160 km em troço), o escorregar do carro e o aproveitar da estrada toda, e principalmente ouvir e fazer o que está nas notas, o prazer de estar ao volante foi extraordinário e o gozo que me deu foi enorme e acabamos por efectuar um tempo "simpático" para mim e para o Saxo.

Por fim no troço grande andamos novamente mais depressa mas com a cabeça no chegar ao fim, ainda mais porque continuamos a encontrar vários carros fora de estrada o que nos refreou o entusiasmo. Na chegada a sensação foi de dever cumprido, e ainda por cima com um bom resultado e duas taças (2º da geral Extra e vencedor do Grupo N), sendo de salientar que estivéssemos incluídos no Regional ficávamos no 14º lugar na geral e primeiro da classe 1 até 1600.

Neste momento os meus pensamentos são vários sobre a experiência, mas definitivamente passei a valorizar ainda mais o papel dos Navegadores, senti quanto importante é o seu papel dentro de um carro em que no caso do ritmo e da confiança são fundamentais, mas o principal que eu aprendi nesta aventura foi a sentido de responsabilidade de um Piloto levar alguém ao seu lado num troço de Rali, alguém que tem de confiar no condutor e que arrisca a sua integridade física tanto como o Piloto em nome do desporto que nós gostamos.

Por fim tenho de agradecer ao Rui Coimbra por ter tido a "coragem" de ter ido ao meu lado, por nunca me ter travado e pelo que me ajudou, ao Team Laureate pelo muito que trabalharam no carro para o por em condições para correr, e aos muitos amigos que me incentivaram nesta aventura e que tornaram ainda mais especial esta participação.

Agora tenho um problema... apanhei o gosto de guiar e tenho o Saxo, e já me comprometi com o Rui Coimbra como Navegador para 2011 novamente com o Golf GTI (desta vez com um motor 2.0 16V), deste modo se calhar para o ano tenho de ir fazer uma ou duas provas de asfalto no Open para em 2012 passar a Piloto no Regional Sul.

Saudações desportivas,

José Martins

Publicado no Ralis.Online

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V Troféu Rally de Elvas - 3ªprova

Os campomaiorenses Bruno Trindade e Eduardo Fernandes foram os grandes vencedores da prova, em veículos com tração a duas rodas, tendo sido realizada a última das três provas, no passado fim-de-semana dias 4 e 5 de Dezembro, numa organização do Clube 27 - Associação Desportiva.


Ao volante de um Peugeot 205 GTI - 1900 CC, Bruno e Eduardo conseguiram arrecadar um total de 67 pontos, mais sete que o seu antecessor Luís Almeida e Luis Batista.

Já nos veículos com tração a quatro rodas, os grandes vencedores deste prémio foi a dupla Joaquim Pais, de Sousel e Carlos Jesus, de Elvas, que guiavam um BMW 325 - 2496 CC, totalizando um total de 51 pontos no somatório das três provas, mais 2 que Vitór Caeiro e Francisco Jacinto.

GALERIA FOTOGRÁFICA

CLASSIFICAÇÃO GERAL DA 3ª PROVA

CLASSIFICAÇÃO DO TROFÉU RALLY DE ELVAS


Retirado de Elvas.com.pt

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João Mateus descreve o rali na 1ª pessoa

O navegador de Rodolfo Ribeiro fez a descrição da prestação da equipa do Ford Sierra no Rali Cidade de Portimão. Primeira experiência com o piloto, em asfalto e molhado, e um conjunto de peripécias marcaram a sua prova.


A equipa Rodolfo Ribeiro/João Mateus finalizou o rali na 11ª posição, 8º entre os concorrentes com duas rodas motrizes, no Rali Cidade de Portimão.
João Mateus, também conhecido como karobio, deixou a sua descrição no Fórum Ralis a Sul:
"Desde já queria agradecer ao pessoal do sul a amizade e o companheirismo com o qual nos receberam.
Foi de facto uma prova marcante a todos os noiveis visto ter sido a nossa primeira vez que rumamos a sul , primeira prova juntos , primeira vez em asfalto, e ainda por cima molhado........
Resumindo, saímos para o primeiro troço e logo as coisas complicaram-se, pneus de asfalto seco com a estrada molhada não colam muito bem(foi o que se podia arranjar), ai perdemos algum tempo para encontrar a entrada do parque de estacionamento :? :? , o que nos custou cerca de dez segundos.
Para domingo novas emoções logo no primeiro troço , com um pião na subida para os depósitos e a ter de encontrar de novo o rumo certo com o "armário" , tarefa que não foi fácil pois o raio do dito é comprido, o que nos custou mais cerca de 20 segundos.
Segundo troço com cautelas redobradas pois continuávamos com os mesmos pneus , se bem que os da frente já com rasgo aberto(obrigado ao Tabaio por a cedência do aparelho cortante) lá chegamos ao fim do troço sem problemas de maior, de registar apenas a passagem por o Monteiro que tinha saído de estrada junto à ponte(melhor sorte para a próxima companheiro).
Paragem na assistência para abrir os rasgos nos pneus de traz , e lá vamos nos pro terceiro troço , que decorreu sem problemas , ao qual retiramos 22 segundos em relação á primeira passagem.
Ultimo troço , e o Sierra resolve cravar uma partida.
Quando estavamos mais ou menos a meio parte-se o selector das mudanças , paramos na berma e lá conseguimos engatar o raio da caixa em quarta vitesse , sendo assim que conseguimos levar o "pópó" até ao fim , perdendo quase 2 minutos com a rasteira.
carro em parque fechado , a a cereja em cima do bolo , a cerimonia final 8) 8)
resumindo, experiência a repetir, sem duvida
um obrigado a todos, sem excepção
grande abraço

João Mateus


Imagem Ralis.Online/Mondegosport

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segunda-feira, dezembro 6

Vítor Torres venceu prova extra

Paralelamente à prova do campeonato regional de ralis, também decorreu a prova Extra reservada a viaturas homologadas e clássicas. Vítor Torres e Luís Ponte foram os melhores, seguidos de José Martins e Vasco Tintim, ambos em Citroën Saxo.

Vasco Tintim e Pedro Silva entraram ao ataque na prova Extra do Rali de Portimão. Venceram a super especial de abertura e a especial KIA1. Na especial 3, problemas não especificados fizeram a equipa perder mais de três minutos e cair para o último lugar. Daí para a frente, Tintim perdeu um pouco do ímpeto inicial e apenas levou a viatura até ao fim.
Vítor Torres, que contou com Luís Ponte a navegador, saltou para a liderança. O piloto do Ford Escort RS 2000 MK2, foi o melhor nas restantes especiais e foi um justo vencedor final.
A estreia ao volante de José Martins correu da melhor forma. Conseguindo aumentar o ritmo com o desenrolar da prova, foi subindo na classificação a pulso e não só aproveitando os azares dos adversários. Contou com a navegação do "seu piloto" Rui Coimbra, naquela que é a sua primeira prova oficial como navegador. Recordo que em 2005, Coimbra navegou João Pinto no R11 Turbo - carro 0, no Rali Carnaval de Loulé.
A fechar o lote de concorrentes que finalizaram esta prova, Vasco Tintim e Pedro Silva, no Citroën Saxo.
A prova perdeu dois concorrentes. Primeiro, Filipe Cristovão e Fernando Miguel, abandonaram na especial 2, oficialmente com problemas de caixa. Depois, Jean Marie Grenier e Rui Ventura abandonaram após a PE 4 com uma avaria no Fiat 131 Abarth.

RESULTADOS OFICIAIS

Foto RalisOnline/Mondegosport

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Notas do Rali de Portimão - Parte 2

A prestação de Nuno Correia, Vítor Torres, José Martins, os abandonos de alguns concorrentes e o pódio final são algumas das notas relevantes do Rali Cidade de Portimão, pela "mão" de Paulo Homem do Ralis.Online.

Mesmo tendo ficado em 14º lugar no Rali Cidade de Portimão, Nuno Correia foi uma das figuras da prova. O piloto estreava-se nos ralis, ao volante de um cansado Citroen AX mas o piloto deu nas vistas pelo seu andamento rápido e virtuoso. Sem dúvida um jovem de 26 anos a seguir com atenção, da zona de Monchique, que demonstrou que tem "kit de unhas" e só lhe falta mesmo alguns euros.

Vítor Torres, desta feita com Luís Ponte a seu lado, venceu a prova extra. Apenas três concorrentes lograram atingir o final, com José Martins, na sua estreia a piloto a ficar em segundo na frente de Vasco Tintim, que teve muitos problemas no Saxo... com que venceu o grupo N no Rali Casinos do Algarve.

O Rali Cidade de Portimão foi uma prova cheia de incidências. Se Ricardo Teódosio nunca teve o carro em condições, mesmo assim chegou ao fim, já Pedro Charneca teve de abandonar com problemas de transmissão no Sierra e António Lampreia ficou sem turbo depois de dezenas de provas sem problemas técnicos no Escort.

O Rali Cidade de Portimão tem troços muito interessantes, embora rápidos. A organização fez um bom trabalho, e no final voltou a haver muita animação no pódio. Adivinhem lá porquê?

retirado de RalisOnline

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domingo, dezembro 5

Márcio Marreiros fecha temporada a vencer

O Rali Cidade de Portimão fica marcada pela surpresa e pelas constantes reviravoltas. Jogando em casa Márcio Marreiros e Paulo Costa venceram a última prova do regional sul, superiorizando-se a Daniel Nunes e Luís Nunes, que fecharam os lugares do pódio. Desta vez, Teodósio não conseguiu chegar à vitória.

O campeonato de 2010 chegou ao fim com o Rali Cidade de Portimão. Com os títulos de piloto e navegador atribuídos, ficavam por decidir os lugares secundários, nomeadamente os vice-campeões. Debaixo de condições atmosféricas desfavoráveis, com chuva e vento à mistura, a prova arrancou com a Super-Especial de Alvor, e logo aí foi perceptível que não era uma prova para Teodósio (problemas de caixa e diferencial). Ficava a dúvida de quem lhe sucederia. Nuno Pinto foi o primeiro líder, mas cedo ficou pelo caminho com a transmissão do Lancer partida.
O protagonismo então passou para o lado de Daniel Nunes e Carlos Ramiro. Também com um Mitsubishi, o recém coroado campeão júnior foi sempre muito rápido,e assumiu a liderança. Foi construindo uma vantagem considerável. Mas quando se preparava para vencer, sofreu um despiste, danificando o intercooler e ficou sem pressão de turbo. Entregou uma vitória que parecia quase certo.
Ricardo Teodósio foi outro dos protagonistas da prova. Com a parceria de Pedro Conde, a dupla da realeza algarvia prometia vitórias, mas o EVO 4 resolveu não colaborar. Os problemas com a caixa e diferencial mantiveram-se, no entanto, após a primeira ronda de domingo, conseguiram melhorar a prestação, e chegaram mesmo a vencer uma especial - KIA2. Mas, voltaram a ter problemas na última especial, com a caixa e que se juntou um furo, e caíram na tabela classificativa.
Com tudo isto, chegamos a Márcio Marreiros e Paulo Costa, que jogando em casa contavam com o apoio de algum público, que afluiu mesmo com condições desfavoráveis. Até à última especial, a prova estava a ser positiva, mas longe do primeiro posto, pois nunca tinha estado melhor que a quarta posição. Mas um tempo verdadeiramente impressionante, na ordem dos 110 Km/h, valeram a vitória na especial, mas acima de tudo o voo directo para o primeiro posto. Depois da exibição positiva no Casinos do Algarve, a vitória em Portimão confirma que em asfalto há que contar com Márcio Marreiros. Esta foi a primeira vitória do piloto portimonense, que também carimbou o vice-campeonato.
Outra das surpresas do rali, veio de Luís Nunes,que voltou a contar com a navegação do experiente Nelson Ramos. Com uma viatura muito EVOluida, e também aproveitando o conhecimento do terreno foi uma das sensações da prova, pois consegue o melhor tempo na primeira passagem pela Senhora do Verde e entra na discussão pelos lugares cimeiros. Um posto, onde até agora, não tinha conseguido alcançar. O terceiro lugar final, atrás de Marreiros e Daniel Nunes foi alcançado com mérito, e deixa também bons indicadores para próximas provas deste concorrente.
Ainda no domínio dos EVO6, Bruno Andrade e Ricardo Barreto, alcançaram o quarto posto final. Sempre muito rápidos, não estiveram tão bem na PE3, perdendo preciosos segundos que condicionaram o resultado final. Com este resultado o piloto da Roady Compétition acaba no terceiro posto do regional de 2010.
Aparecendo com um Ford Escort Cosworth que já foi um dos principais animadores do regional, RubensTabaio e Rui Serra, estiveram em bom plano. Com uma exibição muito positiva, tendo em conta o facto de ser um piloto de Autocross e andar afastado dos ralis, acaba no 5º posto, e é o melhor não MITSUBISHI. A apenas 1,3 segundos, José Carlos Paté e José Gago com o BMW 325 IX efectuaram mais uma boa prova e acabaram no sexto posto.
Teodósio não conseguiu vencer tudo em 2010, foi mesmo na última prova que os problemas apareceram, e condicionaram a prestação do piloto da Guia. Se por um lado, fica fora dos lugares cimeiros e não faz o 100% inédito, por outro ficou demonstrado que só com problemas a concorrência tem alguma hipótese, e que este elementos de facto é de outra liga. Ficou no sétimo posto, graças à perseverança, pois os problemas que a viatura demonstrava eram quase impeditivos de melhor resultados.
De regresso ao regional, quase um ano depois, Eduardo Valente, que contou com a navegação de Fifé, foi o melhor representante das duas rodas motrizes. Numa prova que já venceu, agora tem uma concorrência muito elevada, e o oitavo posto final a mais de três minutos, apesar de significativo é positivo. Jorge Baptista voltou aos bons resultados, acabando no nono lugar, e sendo o melhor representante das duas rodas motrizes inscrito no regional. A fechar o top ten ficaram Luís Reis e Miguel Nunes, que venceram a classe III num Renault 11 Turbo.
Com alguns problemas na adaptação às condições do terrena, Rodolfo Ribeiro e João Mateus apenas conseguiram a 11ª posição, na frente de Augusto Páscoa em Renault 11 Williams.
O ano de 2010 para Pedro Leone não será para recordar... pelo menos no aspecto desportivo. Desta vez, um furo na última especial, fez perder quase quatro minutos e cair para o 13º posto.
Em estreia, Nuno Correia e Fábio Reis foram autores de uma prova muito interessante, e com espectáculo à mistura. Contando com um AX GTi efectuaram alguns tempos de referência e venceram a classe I (15º no final).
A prova também fica marcada pelos abandonos de alguns concorrentes da frente do pelotão. Primeiro foi Carlos Martins, que nem chegou a arrancar para a segunda secção, com problemas no Ford Escort Cosworth. Depois, Nuno Pinto que viu a transmissão ceder no arranque para a especial 2. João Monteiro, que foi navegado por André Barras nesta prova, abandonou na especial 3. Após essa especial, foi a vez de António Lampreia. João Correia também abandonou na especial 5 com problemas no seu Mitsubishi Carisma.
RESULTADOS FINAIS.

Foto RalisOnline/Mondegosport

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sábado, dezembro 4

Nuno Pinto venceu Super Especial

O campeão cessante do regional sul entrou com o pé direito no Rali de Portimão averbando o melhor tempo na Super Especial de abertura. Pedro Charneca averbou o segundo tempo, enquanto que Teodósio apenas fez o 5º tempo. Vasco Tintim foi o melhor nos Extras.

Finalizou à pouco a super especial de abertura do Rali Cidade de Portimão, disputada em Alvor. O campeão de 2009, Nuno Pinto, entrou em "full attack", averbando o melhor tempo, e deixando o segundo classificado a 1,9 segundos. Pedro Charneca e Luís Assunção, em Sierra Cosworth foram os segundos mais rápidos, enquanto que Daniel Nunes foi o 3º a 3,5 segundos. Seguem-se na classificação Ruben Tabaio, em Ford Escort Cosworth, e só depois, e a 6 segundos, é que chega Ricardo Teodósio, desta vez navegado por Pedro Conde. O melhor concorrente das duas rodas motrizes foi Augusto Páscoa (9º), seguido de Eduardo Valente (11º) a 1,4 segundos. Nota positiva para um surpreendente Nuno Correia, que na estreia com um AX GTi, foi o melhor representante da classe I.
Alguns concorrentes não começaram bem, como são os casos de Carlos Martins e António Lampreia, que perderam muito tempo nesta especial, principalmente tendo em conta a luta para o vice-campeonato.
Na prova extra, e provavelmente ainda motivado pela vitória na produção do Casinos do Algarve, Vasco Tintim foi o mais rápido, seguido de Vitor Torres. Habituado aos Slalons, mas estreando-se como piloto, José Martins foi terceiro classificado, seguido de Filipe Cristovão e Jean Marie Grenier.
Esta prova já conta com quatro ausências - José Martins, Manuel Ribeiro, Orlando Bule e Miguel Vasconcelos não compareceram às verificações.
Siga a prova aqui: http://www.sigera.org/portimao2010/
"O muito vento e a chuva marcaram o início do Rali Cidade de Portimão. Mesmo assim, algum público esteve presente na super-especial de abertura da prova.
O melhor tempo foi para Nuno Pinto, que ao volante do seu Lancer Evo VI e com pneus de seco fez o tempo de 2m08,3s superando assim em quase dois segundos Pedro Charneca, no Sierra Cosworth, e em 2.5s Daniel Nunes no Mitsubishi.
O já campeão Ricardo Teodósio não teve uma super-especial fácil, estando em equação a sua continuidade na prova. Para além de ter partida a caixa o Lancer revelou ainda alguns problemas de diferencial.
Nos extras, Vasco Tintim fez o melhor tempo, com 2m23,7s, seguido por Vítor Torres e José Martins, na sua estreia nos ralis como piloto."
in ralis.online


Imagem de Aquivo - Rali Casinos do Algarve (Ralis.Online/Mondegosport).

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sexta-feira, dezembro 3

Notas do Rali de Portimão - Parte 1

Algumas notas particularmente relevantes ocorreram nos últimos dias sobre o Rali Casinos do Algarve. Primeiro a entrada de mais um concorrente no pelotão do regional sul, e também dois aditamentos, com algumas alterações à estrutura de prova.

A lista de inscritos do Rali Cidade de Portimão sofreu uma actualização com o ingresso da equipa Nuno Correia/Fábio Reis, que irá participar num Citroën AX GTi, e ostentará o número 34. Consequentemente os concorrentes da prova extra foram renumerados, começando com Jean Marei Grenier no número 35, e acabando no José Martins com o número 39.
NOVA LISTA DE INSCRITOS (via RalisOnline)

Já foram publicados dois aditamentos à prova. O primeiro referem-se aos reabastecimentos que só podem ser efectuados à saída do parque de assistência. Também faz menção à publicidade da prova, e finalmente à antecipação da Tomada de Tempos da PE 2 e 4 em 200 metros. O Stop passa a ser 150 metros depois da nova T.T..
ADITAMENTO 1

No segundo aditamento, há uma emenda ao primeiro. O Stop da especial 2 e 4 será apenas após 110 metros da Tomada de Tempos (e não 150), dado coincidir com a entrada do Kartódromo e o mesmo estar a funcionar de manhã.
Em caso de chuva no dia das verificações técnicas, as mesmas passarão a ser efectuadas nas instalações da ROADY – INTERMARCHÉ.
ADITAMENTO 2

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quinta-feira, dezembro 2

Monchique recebe quadros de clássicos emblemáticos

As telas a óleo de Ricardo d'Assis Cordeiro que retratam modelos emblemáticos da competição e da indústria automóvel vão estar patentes ao público no Monchique Classic Rally, no próximo fim de semana.

A colecção já esteve exposta no AIA aquando do Historic Festival, e também em Beja, regressando agora ao Algarve para ser mostrada no Longevity Resort em Monchique.

Este quadro do famoso BMW 3.5 CSL "Batmobile" é uma das telas em exposição. Há inclusive um blog do autor com fotografias e informações em http://dassiscordeiro-classiccars.blogspot.com/ .
retirado de Autosport

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Mapas e acessos Rali de Portimão



Consulte o mapa e as propostas de acesso do CAP para o Rali Cidade de Portimão.


LOCAIS RECOMENDADOS PARA O PÚBLICO VER O RALI :

Super-Especial – No inicio e final junto á Torralta - e na zona ribeirinha de Alvor junto ás piscinas.

2ª / 4ª PE. Z P, Seguir a A22 direcção a Lagos e sair na saída para o Autódromo Internacional do Algarve. Aí passa pelo inicio e final da PE, e seguindo sempre em frente vai apanhar uma zona com gancho à esquerda e curva longa à direita e nova curva à esquerda.

3ª / 5ª PE. Z P, Seguir direcção do Autódromo, na rotunda antes do Autódromo, virar à direita no sentido de Alcalar. Mais 1.860 M encontra o início. Anda 500 M a pé encontra a zona espectáculo onde o mesmo carro passa duas vezes, e até 2 carros ao mesmo tempo.

Seguir estrada N125, passa a Penina, logo a seguir à BP vira à direita para Senhora do Verde. Entra pela direita e junto à escola tem gancho à esquerda. Ou entra pela esquerda, mais 300 M vira à esquerda e vai encontrar uma curva longa e bonita.

Seguir estrada para Monchique, a seguir ao Rasmalho virar à esquerda para Casas Velhas, seguir sempre até encontrar a PE com descida para ponte e curva apertada.


retirado de Ralisonline

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quarta-feira, dezembro 1

Monchique Classic Rally

O Monchique Classic Rally, a ter lugar nos próximos dias 4 e 5 de Dezembro, será o palco de todas as decisões no que ao TNRR 2010 diz respeito. João Mexia Leitão, Cipriano Antunes, João Queirós, José Grosso e Paulo Marques são os candidatos, numa lista que conta com 34 concorrentes.

A Prova terá 4 secções com sistema de Auto Partida com a seguinte estrutura
Total de 252,21 Kms dos quais 142,20 Kms em regularidade.
Sábado 14 Horas
1ª Secção – Monchique – Monchique - 92.79 Kms
PR 1 - PRA
PR 2 - PRA
PR 3 - PRA
PR 4 - PRA
PR 5 – PR CHSPS
2ª Secção - Monchique – Malmelete – 44,42 kms
PR 6 - PRF
PR 7 - PRA
PR 8 - PRA
3ª Secção – Marmelete – Monchique – 57,99 Kms
PR 9 - PRA
PR 10 – PR CHSPS
PR 11 – PRF
PR 12 - PR CHSPS
Domingo 09h30m
4ª Secção – Monchique – Monchique – 57,01Kms
PR 13 - PRF
PR 14 - PRF
As médias, horas de partida e aferição serão divulgadas este fim-de-semana aqui no www.classicclube.com e os Roadbook serão distribuídos na manhã de dia 4 de Dezembro durante as verificações. 



LISTA DE INSCRITOS
TODAS AS INFORMAÇÕES PODEM SER CONSULTADAS NO SITE OFICIAL DO CLASSIC CLUB.

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terça-feira, novembro 30

Portimão – Boa lista a encerrar a época

A lista de inscritos da última prova do Regional Sul conta com quase quarenta concorrentes inscritos. Com um excelente lote de viaturas de tracção total, Ricardo Teodósio volta a partir com o número 1. Nos extras, há que contar com 2 clássicos e 3 Saxo’s.

Depois da conquista do título de pilotos do regional sul, Ricardo Teodósio aparece em Portimão com o intuito de fazer o pleno de vitórias. Ao seu lado terá Pedro Conde, naquela que será a reunião da dupla que disputou ralis em 2008 e 2009. Um dos interesses da prova reside na averiguação do vice-campeão – Carlos Martins, António Lampreia, José Carlos Paté, Márcio Marreiros, João Correia e Bruno Andrade, todos podem alcançar esse posto, pelo que a luta promete ser muito interessante, principalmente depois das exibições no Casinos do Algarve. Entre as viaturas de quatro rodas motrizes, há que contar também com Luís Nunes, Nuno Pinto, Pedro Leone e João Monteiro, este último que terá a seu lado, desta vez, André Barras. Um outsider que promete entrar na luta pelos lugares da frente, e quem sabe lutar pela vitória é Daniel Ramos. O piloto que recentemente venceu o campeonato júnior, quer fechar o ano com chave de ouro, numa prova que conhece, pois já participou em 2007. Também há que contar com Rodolfo Ribeiro, que venceu a Taça nacional de rallycross no ano transacto, num Sierra que já andou pela zona sul. Ainda no âmbito das provas de auto/rallycross, também Ruben Tabaio marcará presença com um Ford Escort Cosworth.
Entre os concorrentes com duas rodas motrizes, Augusto Páscoa parte na frente com o Renault 11 Williams, seguido de Jorge Baptista e Eduardo Valente, que regressa à competição contando com a navegação de Filipe Fernandes. Na classe I, destaque para o regresso da dupla José Coelho/Nuno Afonso ao Citroën Visa GT, após 3 anos de ausência da viatura francesa (última prova foi Loulé em 2007). Terá como adversários Manuel Ribeiro, em Citroën AX, Renato Leria e João Luís Palma. A classe III, está representada pelos Renault 11 Turbo de Luís Reis e Miguel Vasconcelos.
São 5 os concorrentes participantes na prova extra. Provavelmente preparando a entrada nos VSH, Filipe Cristóvão fará o seu segundo rali, depois da estreia no Casinos. Vasco Tintim também marca presença, depois daquela histórica vitória no agrupamento de produção na prova do CPR algarvia. José Martins também se estreia a navegador, contando com Rui Coimbra nas notas, numa inversão de papéis.
Nos clássicos, Jean Marie Grenier e Rui Ventura marcam presença com o Fiat 131 Abarth, enquanto que Vítor Torres e Luís Ponte trazem o Escort RS 2000.
As viaturas de segurança serão tripuladas por Miguel Zunino em Peugeot 206, Mário Sousa participa num R5 e Filipe Baiona faz de 0 com o Corsa. A fechar o pelotão, Clotilde Teodósio, regressa às funções que desempenhou em 2006, com o Mitsubishi Lancer EVO VI.
A prova começa no Sábado à noite, pelas 20:57 no Alvor. Depois no Domingo, dia 5, disputam-se as especiais de Kartódromo Internacional do Algarve e Senhora do Verde.

LISTA DE INSCRITOS

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LMS: Circuito português por decidir

O Automobile Club de l'Ouest (ACO) anunciou ontem o calendário da temporada 2010 do Le Mans Series (LMS). Portugal continua no calendário, agora com uma corrida de 6 horas e em circuito a definir.

Sem surpresas, Portugal está de novo confirmado no calendário do próximo ano, com a particularidade da ronda portuguesa ser a prova de encerramento do campeonato. Esta alteração de data vai de encontro às pretensões das equipas e da própria administração do Autódromo Internacional do Algarve, que, publicamente, já tinha afirmado que o facto da prova se realizar em pleno mês de férias em Portugal, prejudicava o trabalho de angariação de espectadores.

Fonte oficial do Autódromo Internacional do Algarve já tinha confirmado ao SportMotores.com em Agosto que a corrida irá continuar no calendário do campeonato promovido pelo ACO, apesar do desgosto de algumas equipas em ter que viajar até à ponta esquerda da Europa. Contudo, o AIA não foi confirmado como local de acolhimento da prova, sendo o Circuito do Estoril a única alternativa possível do ACO caso não realize a sua corrida no Algarve.


CALENDÁRIO - 2011:
* 6 Horas de Paul Ricard (FRA), 2-3 de Abril
* 6 Horas de Spa-Francorchamps (BEL), 7-8 de Maio
* 6 Horas de Imola (ITA) 2-3 de Julho
* 6 Horas de Silverstone (GBR) 10-11 de Setembro
* 6 Horas de Portugal (circuito por confirmar) 24-25 de Setembro

retirado de Sportmotores

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