domingo, janeiro 29

Montelongo - Peres vitorioso e Gago no top 10

A primeira prova do ano começou com um Fernando Peres dominador que obteve uma vitória inconstestável. Diogo Gago foi das figuras da prova, que em processo de adaptação à viatura, fechou no top 10 (2º mwlhor 206 GTi). Por seu lado Carlos Martins ficou na primeira especial, com problemas no veio de transmissão do Mitsubishi.


CRÓNICA DO SPORTMOTORES:
Fernando Peres e José Pedro Silva deram o "pontapé de saída" para a temporada de ralis em Portugal com um triunfo no Rali Montelongo.

A dupla do Mitsubishi Lancer Evo VII apenas falhou a liderança no troço inicial onde João Barros impôs o seu Citroen Saxo Kit Car, mas a partir daí ascenderam à liderança e foram construíndo uma vantagem curta mas segura para a concorrência.

E nessa concorrência estava o próprio Barros, Daniel Ribeiro, Daniel Nunes e André Cabeças. Barros e Cabeças não viriam a terminar o rali, o primeiro deu um toque na 5ª PE quando era 3º da geral e Cabeças teve um problema numa roda também na 5ª PE quando ocupava um virtual lugar no pódio, já que a equipa do Golf somava uma penalização que os colocava mais abaixo na tabela classificativa.

Daniel Ribeiro estava muito perto de Peres, mas na 3ª PE teve uma saída de estrada que apesar de não ter deixado marcas no Opel, levou o piloto de Fafe a perder 2 minutos. Daniel Nunes ficava atrás de Peres mas sem nunca atacar o ex-campeão nacional, que pôde assim sair de Fafe com um triunfo num rali de um campeonato do qual poderá fazer apenas duas ou três provas. "O rali correu bem, o carro portou-se lindamente e a equipa de assistência está de parabéns," afirmava Peres no final.

Daniel Nunes percebeu que teria de arriscar muito para chegar a Peres e optou por pensar no campeonato. "Não quis arriscar, preferi uma toada mais cautelosa e consistente a pensar num resultado gue me deixasse mais contente que o conseguido aqui em 2011. Afinal, ficar atrás do Fernando Peres é ficar atrás de um piloto com muita experiência que quase tem o estatuto de um professor," explicou o homem do Lancer Evo VI.

Com estas lutas à frente a fazer vítimas, Luís Mota acabou por ficar no degrau mais baixo do pódio. "Dada a concorrência nesta prova, este é um bom resultado. Tentamos fazer valer a fiabilidade do nosso carro, e conseguímo-lo," declarava o piloto que a partir do Rali de Barcelos deverá começar a utilizar o Mitsubishi Lancer Evo VII. Tiago Almeida levou o Evo III ao 4º posto, uma posição "boa tendo em conta que é o segundo rali que o carro faz." Quanto a definições dos próximos ralis, Almeida ainda não tem respostas.

Daniel Ribeiro correu "atrás do prejuízo" após a 3ª PE, e um forcing final conseguiu levá-lo ao 5º lugar, tendo no entanto rubricado tempos sistematicamente nos lugares do pódio. Este forcing final valeu-lhe a conquista de dois lugares na derradeira classificativa. Eduardo Veiga conseguiu um 6º lugar que o deixou surpreendido, já que rubricou tempos acima do que estava à espera, e ainda brindou o publico com passagens espectaculares.

Gil Antunes esteve em Fafe para ganhar ritmo a pensar no Desafio Modelstand, e conseguiu defender-se no final de Julio Maia, mas não resistiu a Daniel Ribeiro. O 7º lugar é um resultado que considerou positivo depois de uma prova sem problemas. Júlio Maia colocou o Peugeot 206 S1600 no 8º lugar final, demonstrando um andamento mais vivo do que o que foi visto em 2011.

André Pimenta colocou o Datsun Coupé Turbo no 9º lugar, depois de uma prova onde aprendeu mais um pouco dos "segredos" do carro japonês que reconheceu ser "difícil de conduzir". A pensar no Desafio Modelstand Diogo Gago fechou o "top-ten". Logo a seguir ficou o melhor dos clássicos: Aníbal Rolo com o sempre bonito Renault 5 Turbo.

Referência final para Diogo Salvi que estreou um Mitsubishi Lancer Evo VII que não se apresentou nas melhores condições, acabando por abandonar. Referência também para Ivan Carquejo que começou o rali a ser o melhor Peugeot 206, mas que se atrasou de manhã devido ao motor trabalhar a três cilindros (valeu-lhe ainda 30s de penalização) e acabou por dar um toque na derradeira classificativa que o fez cair três lugares para o 14º posto. Paulo Alves desistiu no penultimo troço quando tinha o Peugeot 306 GTI colocado num excelente 5º lugar da geral.

Classificação final:
1º Fernando Peres / José Pedro Silva - Mitsubishi Lancer Evo VII - 39m05,7s
2º Daniel Nunes / Daniel Amaral - Mitsubishi Lancer Evo VI - a 35,7s
3º Luis Mota / Alexandre Ramos - Mitsubishi Lancer Evo IV - a 1m01,7s
4º Tiago Almeida / Ricardo Ramos - Mitsubishi Lancer Evo III - a 1m56,9s
5º Daniel Ribeiro / André Cortinhas - Opel Corsa S1600 - a 2m39,9s
6º Eduardo Veiga / Justino Reis - Ford Escort MKII - a 2m40,9s
7º Gil Antunes / Diogo Correia - Peugeot 206 GTi - a 2m56,5s
8º Julio Maia / Alexandre Rodrigues - Peugeot 206 S1600 - a 3m08,8s
9º André Pimenta / Guilherme Pereira - Datsun Coupé Turbo - a 3m45,4s
10º Diogo Gago / Jorge Carvalho - Peugeot 206 GTi - a 3m49,9s

publicado em Sportmotores
Foto ilustrativia - Sheila's publicado na página de facebook.

Sem comentários: