segunda-feira, novembro 21

Transit Trophy fechou temporada em Braga

A segunda edição do Transit Trophy chegou ao fim, e como tal a presença da FIAAL. Nuno Fontaínhas terminou com um 6º lugar, enquanto que João ficou em 7º na sua corrida. Abos os concorrentes tiveram que lidar com o desgaste dos pneus que condicionou a exibição.



Depois de um dia de Sábado potencialmente mais chuvoso, mas que acabou por sorrir aos pilotos do Ford Transit Tropphy, já que as piores previsões acabaram por não se verificar, a primeira das duas corridas de Domingo foi disputada com a pista bastante molhada o que baralhou um pouco as contas.

A verdade é que Pedro Salvador (C.A.M.) – arrancou da “pole” após a penalização imposta à equipa M Coutinho e que resultou na queda de cinco lugares na grelha – acabou por ganhar com tranquilidade esta que foi a sua última corrida do ano com a Transit. “O facto de a pista estar molhada tornou a corrida mais excitante e acabei por me divertir bastante, tendo assegurado mais uma vitória para a minha equipa, ” afirmou o piloto portuense que se superiorizou-se logo no arranque a João Diogo Lopes (Auto Rabal/Espoauto), sendo que o campeão de 2010 nunca pensou sequer em atacar, até porque “sabia que este segundo lugar me podia dar o segundo lugar final na competição, como acabou por acontecer.

Mais atrás, as trocas de posição foram uma constante, com a surpresa e vir da parte de Domingos Pinheira (Maivex) que terminaria a corrida com o melhor resultado da época, o terceiro lugar. A verdade é que, devido a uma montagem incorrecta dos pneus na sua Transit, Pinheira viria a ser desclassificado e quem subiu ao último lugar do pódio foi Rui Azevedo, que fez toda a corrida “com um amortecedor da frente da Transit solto”, esclareceu

Destaque ainda para o despique entre Nuno Santos e Valter Cardoso (Beta/Eni) que durou até à bandeirada de xadrês e que acabou por o homem da Stock Car com o 4º lugar final.

Na segunda corrida, a equipa C.A.M. voltou a brilhar, desta vez pela mão de José Pedro Leite. Porém, este foi um triunfo bem mais suado do que inicialmente se podia prever, já que nas últimas voltas o piloto portuense viu a sua Transit ficar sem pneus e bandeira de xadrês foi mesmo dada com “photo-finish”. “Ataquei forte na fase inicial da prova e isso fez com que os pneus tivessem um desgaste anormal. Mesmo assim, conseguir ganhar e acabámos por conseguir o pleno para a C.A.M. em termos de vitórias em corrida,” sublinhou José Pedro Leite. Quanto a João Baptista (M Coutinho), veio de trás e atacou de princípio a fim, sendo de sublinhar que havia largado na última posição da grelha, na sequência da penalização (cinco voltas) imposta à equipa após os treinos cronometrados. “Foi uma corrida dura, no final de uma temporada muito disputada, na qual a minha equipa esteve sempre em grande nível,” sublinhou João Baptista.

No terceiro lugar ficou a equipa Daro, com Jorge Areia a realizar uma corrida de garra, tendo estado em acesa disputa com João Baptista pela segunda posição. Filipe Martins, que chegou a estar na luta pelos lugares do pódio, viu-se atrasado pela quebra do turbo, ficando, assim, impossibilitado de traduzir num melhor resultado em corrida a “pole” assegurada nos treinos cronometrados. Rui Garcia (Beta/Eni) encerrou o “top 5”.

No tocante aos vencedores do concurso promovido pela Ford Lusitana, Pedro Moreno assumiu ter adorado esta experiência “diverti-me e fiquei, naturalmente com uma perspectiva diferente do que é participar numa corrida do Ford Transit Trophy. Se quiserem voltar a convidar-me, eu estou, obviamente disponível.” António Moita, que cumpriu a segunda corrida partilhou da opinião do seu colega no carro de convidados, afirmando que “a corrida foi um bocadinho stressante na fase inicial. Despistei-me e perdi algum tempo na fase inicial, mas depois correu tudo bem. Foi uma experiência muito divertida, que gostaria de voltar a repetir.

Completa que esta a temporada de 2011 do Ford Transit Trophy, o balanço final é claramente positivo, com a competição promovida pela Ford e pela QF a marcar de forma indelével a velocidade nacional, primando por edificar um troféu “muito competitivo, com inúmeros motivos de interesse, com um empenhado e muito salutar envolvimento de vários concessionários Ford. Para nós é o motivo de enorme orgulho a forma como a competição decorreu, quer pela participação, este ano com 10 equipas em várias provas, quer pela qualidade evidenciada. Foi uma excelente temporada,“ esclareceu, Pedro Paula Pinto, responsável da Ford Lusitana pelo Ford Transit Trophy.

Classificações:

1ª Corrida
1º Pedro Salvador (C.A.M.), 18 voltas em 31m07,303s
2º João Diogo Lopes (Auto Rabal/Espoauto), a 7,557s
3º Rui Azevedo (Daro), a 24,891s
4º Nuno Santos (Stock Car), a 50,059s
5º Valter Cardoso (Beta/Eni), a 53,296s
6º Renato Machado (M. Coutinho/Ibertal), a 1m05,529s
7º João Fontainhas (FIAAL), a 1m07,664s
8º Pedro Moreno (Ford/Q&F), a 2 voltas

2ª Corrida
1º José Pedro Leite (C.A.M), 18 voltas em 30m13,844s
2º João Baptista (M Coutinho/Ibertal), a 0,158s
3º Jorge Areia (Daro), a 20,185s
4º Filipe Martins (Auto Rabal/Espoauto), a 20,726s
5º Rui Garcia (Beta/Eni), a 36,764s
6º Nuno Fontainhas (FIAAL), a 1m37,602s
7º António Moita (Ford e Q&F) a 1 volta
8º Pedro Fins (Stock Car), a 6 voltas

publicado em MotoresMagazine

Sem comentários: