sexta-feira, maio 6

Loeb na liderança, Armindo e Bernardo em Gestão

Dia um da Sardenha completo, e Loeb na frente, com margem confortável. Facto pouco usual, tendo em conta que abriu o pelotão. Bernardo Sousa e Armindo Araújo fazem uma prova regular, mas longe dos adversários.

Dia um finalizado, e a grande surpresa é Loeb na liderança. Depois das últimas jornadas terem sido muito prejudiciais para os homens que abriam a estrada, desta vez tal não aconteceu, pois os azares (e foram muitos) atingiram o pelotão e Loeb soube tirar partido disso. O pódio fica completo com Petter Solberg, que voltou a atrasar-se no início da etapa, mas foi gradualmente recuperando, e de Mikko Hirvonen que perdeu algum tempo com um furo na penúltima especial do dia. Ambos estes concorrentes, beneficiaram da estratégia de Oigier que levantou o pé pensando na posição para o 2º dia de prova. Boas prestações também de Novikov (enquanto andou), e de Mads OStberg.
Quanto aos Mini, começaram com o pé direito, com um surpreendente 4º posto de Meeke, até este abandonar. Depois Sordo fica como único representante, no sexto posto a minuto e meio.
Os portugueses não brilharam, mas também não desiludiram, optando por um ritmo mais controlado, e por rodar. Armindo Araújo foi melhorando gradualmente durante o dia, embora tenha na sua frente uns Super Rápidos S2000 de Ott Tanak, Maritn Prokop e Juho Hanninen. Por seu lado, Bernardo Sousa está no quinto posto do SWRC, logo atrás de Al Attyah. Comparando com as prestações no Rally de Portugal, Bernardo parece estar mais à vontade, do que Armindo... mas ainda é o primeiro dia.

Crónica do Autosport
Raramente a primeira etapa de um rali do Mundial é pródiga em tantas incidências e problemas para pilotos ou carros. Foram várias as equipas a contarem com problemas mecânicos, furos ou saídas de estrada ao longo das oito especiais de hoje, provocando alterações na classificação geral praticamente a cada troço. Sem problemas a reportar esteve, no entanto, Sébastien Loeb, que termina o primeiro dia do Rali da Sardenha com uma larga vantagem na tabela.

Com a tarefa de 'abrir' as estradas, previa-se que Loeb fosse prejudicado neste primeiro dia e o troço inicial do rali parecia confirmar esse cenário. Mas tal não aconteceu, com Loeb a conseguir controlar as perdas e, até, passar para a liderança na terceira especial. Daí em diante, o piloto francês não mais largou o comando ao longo deste dia, variando apenas os seus rivais no segundo posto.

"Este troço foi difícil e tive de limpar bastante a estrada, sei que perdi algum tempo aqui. Mas vamos ver como vai correr o dia de amanhã, vamos tentar manter a liderança", referiu Loeb no final do oitavo troço.

Adversários em dificuldades

Primeiro foi Mikko Hirvonen a dar luta ao campeão do mundo até que um furo no pneu traseiro do seu Ford Fiesta na sétima especial o fez perder mais de 50 segundos. Com isso, foi Sébastien Ogier a ficar com o segundo posto, mas falta de ritmo e a decisão (estranha, tendo em conta o tempo que concedeu) de abrandar no último troço do dia fizeram-no cair para o quarto posto, atrás de Petter Solberg (Citroën) e Hirvonen.

Foi aliás o norueguês o primeiro líder da prova, mas problemas com o turbo no seu carro fizeram-no perder quase meio minuto. Como habitual, efetuou a sua recuperação ao longo da tarde, sendo já o segundo da prova, a 33,2 segundos de Loeb, recusando-se a atirar a toalha: "quero vencer e tenho de forçar o ritmo". O mesmo tom foi adotado por Hirvonen, explicando que "ainda temos dois dias pela frente e temos que dar o máximo. Ainda é possível vencer". O finlandês da Ford está a 53,1s da frente e 2,4s à frente do quarto, Sébastien Ogier.

A primeira etapa começou praticamente com os problemas de Jari-Matti Latvala, que abandonou na sequência de problemas relacionados com uma saída de estrada na PEC1. Mas não foi o único: a demonstrar bom ritmo na estreia do MINI WRC, Kris Meeke abandonou à passagem da terceira especial quando era quarto classificado na geral. Apesar do abandono prematuro, Meeke deu razões de satisfação para a MINI ao mostrar que o Countryman WRC pode lutar pelas posições da frente. Já Evgeny Novikov, que ocupava uma posição entre os cinco primeiros, capotou por diversas vezes na PEC7 num acidente sem consequências físicas para os ocupantes.

De regresso às boas prestações está também Mads Ostberg, que ocupa o quinto posto da geral, logo na frente do segundo MINI WRC oficial, com Dani Sordo a terminar este primeiro dia de prova no sexto lugar.

Armindo e Sousa controlam ritmo

Na sua estreia oficial aos comandos de um MINI WRC, Armindo Araújo tem vindo a 'descobrir' as potencialidades do carro britânico, reconhecendo que "é um pouco diferente daquele que pilotei em Portugal. Espero melhorar mais, mas estou satisfeito com este primeiro dia - consegui chegar ao final sem problemas e agora quero melhorar". O bicampeão do PWRC é o 11º na geral.

Quanto a Bernardo Sousa e após o triunfo na Jordânia, o piloto do Ford Fiesta S2000 tem adotado um ritmo consistente e sem arriscar em demasia, sendo atualmente o 15º da geral e o quinto entre os concorrentes do SWRC, a apenas 15,1 segundos do experiente Nasser Al-Attiyah. "Foi um dia bastante difícil, tentámos manter o carro na estrada e não perder muito tempo. Tenho de ser inteligente e pensar no campeonato. Temos de ver o que vai acontecer nos próximos dias", referiu aos microfones da World Rally Radio.

artigo complementar retirado de Autosport

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