domingo, novembro 21

FORD Transit Trophy faz a diferença

O Ford Transit Trophy foi sem dúvida o acontecimento mais importante da velocidade nacional em 2010 e um dos mais importantes em termos Mundiais apresentando-se como uma competição inédita, bem estruturada, de visibilidade garantida e interessante a todos os níveis.

A Auto Rabal levou o primeiro ceptro para casa, mas a decisão só aconteceu na última corrida.

No ano de lançamento do Ford Transit Trophy, a Ford e o seu parceiro Q&F, estabeleceram um calendário de seis eventos duplos, todos em circuitos, salvo a deslocação ao Caramulo, utilizando por duas vezes a pista do Autódromo Internacional do Algarve e uma vez os traçados do Estoril, Braga e Vila Real.

Seria na vila transmontana que se deu a estreia mundial do Ford Transit Trophy, apresentando-se à partida oito unidades de um dos modelos de maior sucesso de vendas da marca e, nos estreitos mas competitivos arruamentos da mítica Vila Real, seria um veterano a impor a sua lei por duas vezes: Rui Azevedo guiou de forma irrepreensível a máquina da DARO e bateu a dupla da AUTO RABAL (João Lopes e Filipe Martins), Pedro Fins, na máquina da BRM e ainda os irmãos Fontainhas, que pilotavam a Ford Transit inscrita pela FIAAL.

De Vila Real para o Algarve, aí as coisas inverteram-se, passando a AUTO RABAL a recolher o maior número de pontos, à frente da DARO e aparecendo na terceira posição de novo a BRM, mas seria na prova seguinte, em Braga, que se verificaria a primeira grande “viragem” do Troféu, com o aparecimento de uma unidade inscrita pela CAM Sport, com Pedro Salvador no posto de pilotagem.

De Braga ao Estoril, passando pelo Caramulo – onde estava verdadeiramente nas suas “sete quintas” –, Pedro Salvador e a máquina do CAM Sport venceram sempre, deixando para a AUTO RABAL, FIAAL, BRM e BETA-ENI apenas a discussão dos restantes lugares do pódio e o consequente aumento de pontuação, com destaque para a BRM e AUTO RABAL que conseguiram adiar para a derradeira prova – a segunda visita ao AIA – a decisão do primeiro Ford Transit Trophy.

Para além das lutas pela vitória no Troféu, levadas a cabo pelos concorrentes já mencionados, outras participações houve plenas de “fair-play” como foi o caso das protagonizadas pelos pilotos inscritos pela RODIVEX, BRETESCAR, MCOUTINHO-IBERTAL. A estes juntaram-se alguns convidados especiais da Ford e da Q&F, aos comandos na Ford Transit número 45, como Francisco Mota, António Machado, Lígia Albuquerque, Rosário Sottomayor, João Fernando Ramos, Rufino Fontes, Francisco Carvalho e Miguel Barbosa, todos eles mostrando um grande entusiasmo e alguma surpresa pelo facto de encontrarem na Ford Transit um verdadeiro veículo de competição.

E tudo se decidiria na derradeira prova realizada no Algarve. Depois de “ameaçar” e muito a posição de Pedro Salvador (CAM-Sport) no Estoril, a dupla António Costa e Valter Cardoso dominou a jornada de consagração da AUTO RABAL, garantindo um triunfo na primeira corrida e um segundo lugar na segunda, que seria ganha por Pedro Fins na Transit da BRM.

Estava terminada a primeira edição do Ford Transit Trophy, seguindo-se a distribuição dos troféus aos vencedores, com a AUTO RABAL em destaque, seguida da BRM e DARO. A organização decidiu ainda atribuir um prémio entre todos os participantes no Troféu, tendo como base a imagem, organização e mesmo o “fair-play”. O painel de jurados, constituído por representantes de todos os intervenientes neste troféu, atribuiu o 1º lugar à MCOUTINHO-IBERTAL, seguida pela FIAAL e pela a DARO, todas elas separadas por diferenças mínimas!
descontracção

Finalmente, referência a todos os que estiveram com a Ford e Q&F nesta aventura de fazer de um veículo comercial um carro de corrida, com destaque para a Pirelli, Europark Lisboa (Transportadora das Ford Transit), Almerindo & Filhos (Scooters Yamaha), a Central de Cervejas, Portela Cafés e ainda para o fantástico Chakall e toda a sua equipa, responsáveis pelos fantásticos acepipes que foram servidos na Ford Transit Village, um ponto alto sempre em destaque em cada um dos eventos.

retirado de Transit Trophy

Sem comentários: