Foram vários os acontecimentos que marcaram a história dos ralis. Em diferentes cenários, com diferentes protagonistas e mesmo com diferentes relevâncias. Todas estas histórias passaram no mesmo dia.
O dia 14 de Novembro de 2010 fica para a história dos desportos motorizados, por inúmeras razões.
- Para nós portugueses, a conquista pelo segundo ano consecutivo do título mundial de produção por parte de Armindo Araújo e Miguel Ramalho, deve ser motivo de satisfação, diria mais orgulho. Num desporto com fortes raízes nacionais, esta conquista demonstra todo o empenho e talento da equipa, e marca a história dos ralis portugueses.
- Também em Gales, Sebastien Loeb fechou o WRC 2010 com chave de ouro. Alcançou a 62ª vitória da carreira, no ano em que conquistou o sétimo título mundial. Mas mais que isso foi a última prova dos actuais WRC 2.0 Turbo. O simbolismo da vitória de Loeb é tanto, principalmente pelo facto de ser considerado o melhor piloto de sempre, pelo menos os números assim indicam.
- Com a questão do título nacional de ralis resolvida, o Rali Casinos do Algarve parecia uma prova para cumprir calendário. No entanto a novela Bernardo Sousa, com as mudanças de navegador, o abandono em Gales e a presença no Algarve tornou deu um interesse redobrado à prova. Alheio a todas as críticas o piloto madeirense deu um verdadeiro recital de condução no Algarve. Venceu a prova, demonstrou uma rapidez e consistência que estava afastada, e dizimou a demais concorrência. Uma vitória de raça e de raiva.
- Com todas as expectativas, uma das figuras da prova foi Vasco Tintim. O piloto algarvio, nem nos seus melhores sonhos pensava tornar-se num dos protagonistas do rali. Numa competição dominada pelos veículos de tracção total, nomeadamente os Mitsubishi e Subaru, foi um pequeno e ultrapassado Citroën Saxo (que perde a homologação para o ano) quem venceu o Grupo N. As circunstâncias anormais que envolveram esta conquista são significativas, no entanto, Vasco Tintim e Pedro Silva lograram terminar o rali, algo que os restantes não conseguiram.
- Também no Algarve, o espectacular piloto Ricardo Teodósio alcançou o primeiro título absoluto de ralis. Num ano inesquecível, e 100% vitorioso – venceu todos os ralis, e já ganhou o Troféu de Slalons, vencendo todas as provas, vê assim o seu palmarés engrossar com um título FPAK. Certamente não seria o título mais desejado, ou aquele que lhe atribua visibilidade, pois os seus dotes e capacidades vão muito para além do Algarve e Alentejo.
- A juntar a este rol de acontecimentos também posso adicionar o que se passou em Abu Dabhi. Sebastien Vettel conquistou o título mundial de Fórmula 1, numa prova onde contrariou os favoritismos, e aproveitou os erros da Ferrari e do seu companheiro de equipa para suceder a Hamilton como o mais jovem campeão de F1.
O dia 14 de Novembro de 2010 foi um grande dia para o automobilismo.
O dia 14 de Novembro de 2010 fica para a história dos desportos motorizados, por inúmeras razões.
- Para nós portugueses, a conquista pelo segundo ano consecutivo do título mundial de produção por parte de Armindo Araújo e Miguel Ramalho, deve ser motivo de satisfação, diria mais orgulho. Num desporto com fortes raízes nacionais, esta conquista demonstra todo o empenho e talento da equipa, e marca a história dos ralis portugueses.
- Também em Gales, Sebastien Loeb fechou o WRC 2010 com chave de ouro. Alcançou a 62ª vitória da carreira, no ano em que conquistou o sétimo título mundial. Mas mais que isso foi a última prova dos actuais WRC 2.0 Turbo. O simbolismo da vitória de Loeb é tanto, principalmente pelo facto de ser considerado o melhor piloto de sempre, pelo menos os números assim indicam.
- Com a questão do título nacional de ralis resolvida, o Rali Casinos do Algarve parecia uma prova para cumprir calendário. No entanto a novela Bernardo Sousa, com as mudanças de navegador, o abandono em Gales e a presença no Algarve tornou deu um interesse redobrado à prova. Alheio a todas as críticas o piloto madeirense deu um verdadeiro recital de condução no Algarve. Venceu a prova, demonstrou uma rapidez e consistência que estava afastada, e dizimou a demais concorrência. Uma vitória de raça e de raiva.
- Com todas as expectativas, uma das figuras da prova foi Vasco Tintim. O piloto algarvio, nem nos seus melhores sonhos pensava tornar-se num dos protagonistas do rali. Numa competição dominada pelos veículos de tracção total, nomeadamente os Mitsubishi e Subaru, foi um pequeno e ultrapassado Citroën Saxo (que perde a homologação para o ano) quem venceu o Grupo N. As circunstâncias anormais que envolveram esta conquista são significativas, no entanto, Vasco Tintim e Pedro Silva lograram terminar o rali, algo que os restantes não conseguiram.
- Também no Algarve, o espectacular piloto Ricardo Teodósio alcançou o primeiro título absoluto de ralis. Num ano inesquecível, e 100% vitorioso – venceu todos os ralis, e já ganhou o Troféu de Slalons, vencendo todas as provas, vê assim o seu palmarés engrossar com um título FPAK. Certamente não seria o título mais desejado, ou aquele que lhe atribua visibilidade, pois os seus dotes e capacidades vão muito para além do Algarve e Alentejo.
- A juntar a este rol de acontecimentos também posso adicionar o que se passou em Abu Dabhi. Sebastien Vettel conquistou o título mundial de Fórmula 1, numa prova onde contrariou os favoritismos, e aproveitou os erros da Ferrari e do seu companheiro de equipa para suceder a Hamilton como o mais jovem campeão de F1.
O dia 14 de Novembro de 2010 foi um grande dia para o automobilismo.
Sem comentários:
Enviar um comentário