domingo, novembro 28

Recordando... Rali de Portimão 2006

A primeira prova do CAP em 2006 teve na família Teodósio os intervinientes de serviço. Ricardo venceu com o EVO9, Vitor foi segundo no Saxo Kit Car, e Clotilde Teodósio fechou o pelotão com um EVO6. Eduardo Valente foi o melhor VSH, e Segurado representou os clássicos com o Escort RS. Também Inverno Amaral esteve com um 205 GTi de Segurança.


RESCALDO DO RALI CIDADE DE PORTIMÃO 2006 - QM RALLY
A primeira prova de estrada organizada pelo Clube Automóvel de Portimão teve como naturais dominadores os irmãos Teodósio. Ricardo Teodósio acompanhado por Marcela Filhó em Mitsubishi Lancer EVO IX venceu todas as especiais, percorrendo-as em pouco mais de 15 minutos, numa demonstração de superioridade absoluta.
Vítor Teodósio e Inês Primaz com o Saxo Kit Car acabaram tranquilamente na segunda posição, sem nunca terem sentido pressão dos demais concorrentes.
A dupla Eduardo Valente / João Lelo, em Renault Clio Williams, fecharam o pódio e venceram entre os concorrentes com VSH, depois de uma acesa disputa com Viana Martins / Ricardo Domingos em Opel Kadett GSi. O piloto que representava as cores do Clube Automóvel de Portimão entrou para a última especial com uma vantagem de 1,2 segundos, mas um despiste atirou o Kadett para fora de estrada, e o fez abandonar a prova.
A dupla Luís Nascimento / Carlos Caliço com um Opel Corsa 2.0 ficaram no quarto lugar, fruto de uma prova regular e de dois bons tempos na passagem pelas especiais disputadas na Pereira.
A quinta posição ficou na posse da dupla alentejana Pedro Charneca / João Penedo em Ford Sierra Cosworth, sendo também brindandos com a vitória na classe IV, reservada a VSH de quatro rodas motrizes. Na sexta posição quedou-se a equipa Paulo Nascimento / Osvaldo Maio, que viu uma penalização de dez segundos, o afastar do quarto lugar.
A sétima posição ficou na posse da equipa Rogério Santos / Fábio Vicente em Golf GTi, seguido de Bruno Andrade e Ricardo Barreto com Subaru Legacy. A fechar o top ten António Lampreia / Pedro Macedo em Escort Cosworth e uns surpreendentes José Andrez / Nelson Vicente com um 205 GTi. O única equipa representante dos clássicos, António Segurado / Filipe Fernades em Ford Escort RS, tiveram uma prova calma quedando-se pela 11ª posição da geral. Marco Gonçalves e Pedro Arroja com um Peugeot 205 GTi venceram a classe I, e ficaram na 13ª posição.
Destaque ainda para os abandonos de Felíx Rodriguez / Arlindo Grilo com problema de motor no Mitsubishi Lancer EVO VI, Nelson Ramos / Paulo Primaz vítimas de despiste, Paulo Jesus / Lícinio Santos com problemas mecânicos no Sierra Cosworth e Nuno Sousa / João Luz com a quebra da transimissão do Escort Cosworth.
Apesar de alguns problemas organizativos pontuais, a prova decorreu normalmente, numa demonstração que a curto médio prazo o Clube Automóvel de Portimão tem potencialidades para organizar outros eventos de igual natureza.

Uma nota para acrescentar o facto de ter existido uma "perseguição policial" a um elemento da prova (mais não digo), e ao andamento da D. Clotilde Teodósio que certamente envergonhou alguns concorrentes.
Quem viu a lista de tempos viu os dois tempos canhão que a dupla Rui Coimbra / José Dieguez fizeram com o VW Golf. Infelizmente, algo se passou no troço inicial para estragar a prova da equipa.
Finalmente, uma palavra para os concorrentes que se estrearam na prova: Márcio Marreiros / Carlos Marreiros em Corsa e Pedro Norte / Filipe Baiona em AX. que apesar do nervosismo no decorrer da prova, até deram boa conta de si e foram aprendendo gradualmente as regras dos ralis.
Espero que os observadores da FPAK presentes no local tenham em conta, não só os aspectos a melhrar, mas também todo o trabalho desenvolvido pelos intervivinetes para que a prova corresse bem.

FOTOS E VIDEOS

Sem comentários: