A temporada de 2010 fica marcada pela estreia do Transit Trophy. Na expectativa de uma competição inédita, o troféu promovido pela Ford foi bem sucedido, e teve lutas muito intensas e interessantes. A equipa FIAAL foi uma das animadoras, e não deixou os créditos por mãos alheias.
Tudo começou com uma ideia original, levar uma carrinha de transporte para as pistas. Inicialmente, os objectivos passavam por levar elementos com pouca experiência (pelo menos um na equipa), numa equipa de dois, aumentando a competitividade.
Fez-se a promoção, a apresentação do projecto e a divulgação. As dúvidas pairaram no ar nos primeiros tempos, principalmente devido aos atrasos nas primeiras provas e ao facto de apenas uma equipa se ter apresentado - a FIAAL. Felizmente, em Vila Real arrancou a primeira prova de uma edição que, aparentemente, será memorável.
De facto, o certo é que nomes como Rui Azevedo, Pedro Fins e Paulo Salvador, de amador nada têm. Perdeu-se alguma da originalidade nas intenções, mas aumentou a competitividade, principalmente porque existiam "devoradores de pista". O facto de existir inversão de grelha de uma corrida para a outra, também aumentava o espectáculo, embora também fosse perceptível grandes diferenças de competitividade. Foi bom ver nomes como António Machado, Rosário Sottomayor, Lígia Albuquerque, Rufino Fontes e Miguel Barbosa atrás do volante daqueles enormes "bólides".
Quanto ao Algarve, preencheu os requisitos iniciais - um piloto com alguma experiência - João Fontaínhas, e um sem qualquer experiência em pista - o seu irmão Nuno Fontaínhas. Mais habituados aos ralis, apanharam pela frente um pelotão com experiência, e com conhecimento das pistas. Este factor, foi essencial, no entanto, e de uma forma geral foram muito consistentes, e os seus resultados eram muito homogéneos. Ou seja, conseguiam andar muito próximo um do outro. Conseguiram duas pole-position (embora na Rampa do Caramulo não contasse para pontos), e ainda subiram ao pódio duas vezes. Estiveram em destaque, com o segundo lugar geral no Caramulo, e este fim-de-semana com o terceiro posto em Portimão 2. O factor menos positivo foi a desclassificação no Circuito do Estoril, mas nada que abalasse a confiança da equipa. Acabaram no quarto posto, com 75 pontos, atrás dos campeões Beta ENI, BRM e Daro.
TOTAIS FINAIS:
Tudo começou com uma ideia original, levar uma carrinha de transporte para as pistas. Inicialmente, os objectivos passavam por levar elementos com pouca experiência (pelo menos um na equipa), numa equipa de dois, aumentando a competitividade.
Fez-se a promoção, a apresentação do projecto e a divulgação. As dúvidas pairaram no ar nos primeiros tempos, principalmente devido aos atrasos nas primeiras provas e ao facto de apenas uma equipa se ter apresentado - a FIAAL. Felizmente, em Vila Real arrancou a primeira prova de uma edição que, aparentemente, será memorável.
De facto, o certo é que nomes como Rui Azevedo, Pedro Fins e Paulo Salvador, de amador nada têm. Perdeu-se alguma da originalidade nas intenções, mas aumentou a competitividade, principalmente porque existiam "devoradores de pista". O facto de existir inversão de grelha de uma corrida para a outra, também aumentava o espectáculo, embora também fosse perceptível grandes diferenças de competitividade. Foi bom ver nomes como António Machado, Rosário Sottomayor, Lígia Albuquerque, Rufino Fontes e Miguel Barbosa atrás do volante daqueles enormes "bólides".
Quanto ao Algarve, preencheu os requisitos iniciais - um piloto com alguma experiência - João Fontaínhas, e um sem qualquer experiência em pista - o seu irmão Nuno Fontaínhas. Mais habituados aos ralis, apanharam pela frente um pelotão com experiência, e com conhecimento das pistas. Este factor, foi essencial, no entanto, e de uma forma geral foram muito consistentes, e os seus resultados eram muito homogéneos. Ou seja, conseguiam andar muito próximo um do outro. Conseguiram duas pole-position (embora na Rampa do Caramulo não contasse para pontos), e ainda subiram ao pódio duas vezes. Estiveram em destaque, com o segundo lugar geral no Caramulo, e este fim-de-semana com o terceiro posto em Portimão 2. O factor menos positivo foi a desclassificação no Circuito do Estoril, mas nada que abalasse a confiança da equipa. Acabaram no quarto posto, com 75 pontos, atrás dos campeões Beta ENI, BRM e Daro.
TOTAIS FINAIS:
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