À semelhança da maioria dos adeptos de ralis e F1, fiquei consternado com o acidente de Robert Kubica no Ronde de Andora Rally, próximo de Génova. As graves lesões que sofreu podem ter colocado o ponto final na sua carreira da Fórmula 1, e deixar sequelas irreversíveis. Recordei prontamente um artigo que publiquei em Maio de 2008:
ARTIGO ORIGINAL
KUBICA E A PAIXÃO PELOS RALIS (Maio de 2008)
“Sabes porque um fotógrafo de ralis é melhor que um fotógrafo de Fórmula 1?” – Foi com esta questão que Robert Kubica confrontou um fotógrafo espanhol destacado para o Grande Prémio de Espanha. A surpreendente resposta: “Porque o primeiro só tem uma oportunidade de captar o ângulo perfeito, enquanto que no circuito tem cinquenta voltas para o fazer!”. Esta afirmação apanhou alguns elementos do “paddock” de surpresa, não só pelo oportunismo, mas também pelo facto de mostrar conhecedor e adepto da modalidade.
Piloto principal da BMW Sauber, na Fórmula 1, o polaco conseguiu colocar a modalidade em primeiro plano no seu país. Este “embaixador” dos desportos motorizados, atravessa um bom momento de forma, alcançando uma série de bons resultados: no passado fim-de-semana foi segundo classificado no Circuito do Mónaco, e conta com uma pole position no Bahrain. Perspectiva-se num futuro a primeira vitória, e quem sabe algo mais.
Ligado prioritariamente à Fórmula 1, não põe de parte uma incursão nos ralis. Alías o próprio confirmou que um dia gostaria de se dedicar aos ralis, principalmente pela diversão. Confessou ter recebido um convite para ser piloto de ralis, mas contando com o apoio familiar, a opção recaiu pelos monolugares, que mais tarde deu os seus frutos - entre outros vitória na World Series by Renault.
A paixão não se queda pela condução: “Gosto muito de ralis. Se estou em casa e não tenho nada que fazer vou vê-los, sem problema nenhum estaciono a viatura e desloco-me para os troços como os restantes espectadores, caminhando seis quilómetros se necessário. Gosto de estudar os mapas, procurar os melhores sítios e como chegar a eles. Agrada-me o sistema dos ralis, pois existe um maior contacto com os pilotos. Na F1 os espectadores estão longe da a pista e da realidade” – disse Kubica.
O ano passado foi notada a sua presença nos ralis da Córsega e Sardenha. O seu conhecimento não se fica por aí -demonstrando à vontade com o WRC, sempre lançava uma afirmação como “Este ano existiu pouca neve na Suécia” ou “Próxima prova - México?”
Fez uma "perninha" com um carros de ralis, melhor dizendo… drifting
Reportagem Rallyes.net
CRONOLOGIA DO DIA FATÍDICO DIA 6 DE FEVEREIRO, COM O AUXÍLIO DO AUTOSPORT:
Kubica ferido com gravidade após acidente em Rali
Robert Kubica teve de ser transportado para o hospital na sequência de um aparatoso acidente que foi vítima no Rali "Ronde di Andora". O polaco foi levado para o Hospital De Santa corona em Génova, de helicóptero, onde se encontra internado com prognóstico reservado, embora segundo o que foi possível apurar, não corra risco de vida. Não houve até ao momento qualquer comunicado oficial que refira a gravidade das suas lesões.
Tudo sucedeu logo na especial de abertura, quando o piloto polaco perdeu o controlo do seu Skoda Fabia S2000 (a sua primeira aparição aos comandos de um S2000), se despistou violentamente contra um muro duma igreja, na localidade de San Lorenzo na cidade de Testico. A saída de estrada deu-se a uma velocidade elevada, e o polaco acabou por ficar preso dentro do seu carro, enquanto o seu navegador, Jacub Gerber, saiu ileso do acidente. De acordo com informações não confirmadas, o polaco tem várias fracturas, incluindo uma perna, um braço e um dos pulsos.
Kubica com várias fraturas no braço e na perna
De acordo com uma testemunha ocular, o piloto chegou ao local depressa demais, um zona em "esses" e bateu do lado esquerdo da estrada. Foi transportado para o hospital de Santa Corona di Pietra Ligure, onde lhe foram diagnosticadas várias fraturas, ao braço e perna.
Esta foi a segunda vez que Kubica sofre lesões em acidentes de estrada, pois em 2003, quando era piloto da Prema na F3, despistou-se violentamente num carro de ralis quando treinava com amigos na Polónia, o que o colocou fora das pistas por vários meses.
O Renault tinha proibido o polaco de participar no Rali de Monte Carlo, onde este pretendia correr aos comandos de um Peugeot 207 S2000, e bastaram apenas algumas semanas para se provar que a Renault tinha razão. A estreia aos comandos de um S2000 durou apenas 4,6 kms e agora antevê-se um longo período de recuperação.
Robert Kubica pode perder a mão direita
Numa altura em que se aguardam novidades acerca do estado de saúde de Robert Kubica (ler notícias em separado) a pouco e pouco vão surgindo mais rumores, sendo que o último dos quais dá conta que os médicos podem estar a considerar amputar a mão direita do piloto polaco.
Em declarações à Agência de notícias alemã, SID, Stephane Samson, alegado consultor de Kubica revelou alguns detalhes: "Tudo o que sabemos é que o Robert Kubica não corre perigo de vida, contudo, tem graves lesões no seu braço e perna direita.". Paralelamente, rumores referem que tem lesões internas, o fémur da perna direita partidos, e a mão direita em condições muito más ao ponto dos médicos ponderarem a sua amputação. Um boletim médico é esperado a qualquer momento.
Cirurgiões salvam mão direita de Kubica
Apesar de ainda não ter terminado a intervenção cirúrgica a que tem vindo a ser submetido Robert Kubica, notícias oriundas do Hospital de Santa Corona, dão conta que a mão direita do piloto já não se encontra em risco de amputação, restando agora saber com que danos poderá ficar para o futuro. Para já não é importante o piloto, mas sim o homem, pelo que tudo o resto será especular com a sua eventual recuperação.
O caso está a ser seguido pelo médico da equipa Lotus Renault GP, Dr. Riccardo Ceccarelli, e também um reputado especialista em mãos, o Professor Igor Rossello. Sabe-se que os médicos salvaram a funcionalidade da mão direita do polaco. Com o passar do tempo, saber-se-ão mais detalhes.
O seu navegador, Jakub Gerber, revelou que o polaco esteve quase sempre consciente, embora tenha desmaiado várias vezes. Ao que parece a estrada estava húmida, na altura do despiste, sendo que o Skoda bateu num rail que perfurou o habitáculo, por baixo do carro, ferindo o piloto.
Um ano de recuperação
Chegou a temer-se pela possibilidade de Robert Kubica perder a sua mão direita, mas um fabuloso trabalho da equipa médica afastou essa terrível possibilidade. Contudo, a recuperação total do piloto polaco é para já indeterminada, mas pelo que se sabe, nunca demorará menos de um ano. 2011 é que já não conta para o valoroso piloto polaco.
Mesmo antes de começar, o Mundial de 2011 já perdeu um dos seus principais pilotos, depois do polaco ter sido operado durante longas horas, com equipas de médicos distintas para a perna e braço direitos. A reconstrução óssea foi um sucesso, o mesmo sucedendo com as artérias, tecidos e nervos, muito danificados no acidente.
Para quem chegou a ser ponderada a amputação da perna e braço, este é um mal menor, mas agora há que dar tempo ao tempo, pois não existem certezas se a mão recuperará todas as funcionalidades, especialmente se tivermos em conta que estamos a falar de uma modalidade como a F1, com tudo o que isso implica em termos físicos.
artigos publicados no Autosport
ARTIGO ORIGINAL
KUBICA E A PAIXÃO PELOS RALIS (Maio de 2008)
“Sabes porque um fotógrafo de ralis é melhor que um fotógrafo de Fórmula 1?” – Foi com esta questão que Robert Kubica confrontou um fotógrafo espanhol destacado para o Grande Prémio de Espanha. A surpreendente resposta: “Porque o primeiro só tem uma oportunidade de captar o ângulo perfeito, enquanto que no circuito tem cinquenta voltas para o fazer!”. Esta afirmação apanhou alguns elementos do “paddock” de surpresa, não só pelo oportunismo, mas também pelo facto de mostrar conhecedor e adepto da modalidade.
Piloto principal da BMW Sauber, na Fórmula 1, o polaco conseguiu colocar a modalidade em primeiro plano no seu país. Este “embaixador” dos desportos motorizados, atravessa um bom momento de forma, alcançando uma série de bons resultados: no passado fim-de-semana foi segundo classificado no Circuito do Mónaco, e conta com uma pole position no Bahrain. Perspectiva-se num futuro a primeira vitória, e quem sabe algo mais.
Ligado prioritariamente à Fórmula 1, não põe de parte uma incursão nos ralis. Alías o próprio confirmou que um dia gostaria de se dedicar aos ralis, principalmente pela diversão. Confessou ter recebido um convite para ser piloto de ralis, mas contando com o apoio familiar, a opção recaiu pelos monolugares, que mais tarde deu os seus frutos - entre outros vitória na World Series by Renault.
A paixão não se queda pela condução: “Gosto muito de ralis. Se estou em casa e não tenho nada que fazer vou vê-los, sem problema nenhum estaciono a viatura e desloco-me para os troços como os restantes espectadores, caminhando seis quilómetros se necessário. Gosto de estudar os mapas, procurar os melhores sítios e como chegar a eles. Agrada-me o sistema dos ralis, pois existe um maior contacto com os pilotos. Na F1 os espectadores estão longe da a pista e da realidade” – disse Kubica.
O ano passado foi notada a sua presença nos ralis da Córsega e Sardenha. O seu conhecimento não se fica por aí -demonstrando à vontade com o WRC, sempre lançava uma afirmação como “Este ano existiu pouca neve na Suécia” ou “Próxima prova - México?”
Fez uma "perninha" com um carros de ralis, melhor dizendo… drifting
Reportagem Rallyes.net
CRONOLOGIA DO DIA FATÍDICO DIA 6 DE FEVEREIRO, COM O AUXÍLIO DO AUTOSPORT:
Kubica ferido com gravidade após acidente em Rali
Robert Kubica teve de ser transportado para o hospital na sequência de um aparatoso acidente que foi vítima no Rali "Ronde di Andora". O polaco foi levado para o Hospital De Santa corona em Génova, de helicóptero, onde se encontra internado com prognóstico reservado, embora segundo o que foi possível apurar, não corra risco de vida. Não houve até ao momento qualquer comunicado oficial que refira a gravidade das suas lesões.
Tudo sucedeu logo na especial de abertura, quando o piloto polaco perdeu o controlo do seu Skoda Fabia S2000 (a sua primeira aparição aos comandos de um S2000), se despistou violentamente contra um muro duma igreja, na localidade de San Lorenzo na cidade de Testico. A saída de estrada deu-se a uma velocidade elevada, e o polaco acabou por ficar preso dentro do seu carro, enquanto o seu navegador, Jacub Gerber, saiu ileso do acidente. De acordo com informações não confirmadas, o polaco tem várias fracturas, incluindo uma perna, um braço e um dos pulsos.
Kubica com várias fraturas no braço e na perna
De acordo com uma testemunha ocular, o piloto chegou ao local depressa demais, um zona em "esses" e bateu do lado esquerdo da estrada. Foi transportado para o hospital de Santa Corona di Pietra Ligure, onde lhe foram diagnosticadas várias fraturas, ao braço e perna.
Esta foi a segunda vez que Kubica sofre lesões em acidentes de estrada, pois em 2003, quando era piloto da Prema na F3, despistou-se violentamente num carro de ralis quando treinava com amigos na Polónia, o que o colocou fora das pistas por vários meses.
O Renault tinha proibido o polaco de participar no Rali de Monte Carlo, onde este pretendia correr aos comandos de um Peugeot 207 S2000, e bastaram apenas algumas semanas para se provar que a Renault tinha razão. A estreia aos comandos de um S2000 durou apenas 4,6 kms e agora antevê-se um longo período de recuperação.
Robert Kubica pode perder a mão direita
Numa altura em que se aguardam novidades acerca do estado de saúde de Robert Kubica (ler notícias em separado) a pouco e pouco vão surgindo mais rumores, sendo que o último dos quais dá conta que os médicos podem estar a considerar amputar a mão direita do piloto polaco.
Em declarações à Agência de notícias alemã, SID, Stephane Samson, alegado consultor de Kubica revelou alguns detalhes: "Tudo o que sabemos é que o Robert Kubica não corre perigo de vida, contudo, tem graves lesões no seu braço e perna direita.". Paralelamente, rumores referem que tem lesões internas, o fémur da perna direita partidos, e a mão direita em condições muito más ao ponto dos médicos ponderarem a sua amputação. Um boletim médico é esperado a qualquer momento.
Cirurgiões salvam mão direita de Kubica
Apesar de ainda não ter terminado a intervenção cirúrgica a que tem vindo a ser submetido Robert Kubica, notícias oriundas do Hospital de Santa Corona, dão conta que a mão direita do piloto já não se encontra em risco de amputação, restando agora saber com que danos poderá ficar para o futuro. Para já não é importante o piloto, mas sim o homem, pelo que tudo o resto será especular com a sua eventual recuperação.
O caso está a ser seguido pelo médico da equipa Lotus Renault GP, Dr. Riccardo Ceccarelli, e também um reputado especialista em mãos, o Professor Igor Rossello. Sabe-se que os médicos salvaram a funcionalidade da mão direita do polaco. Com o passar do tempo, saber-se-ão mais detalhes.
O seu navegador, Jakub Gerber, revelou que o polaco esteve quase sempre consciente, embora tenha desmaiado várias vezes. Ao que parece a estrada estava húmida, na altura do despiste, sendo que o Skoda bateu num rail que perfurou o habitáculo, por baixo do carro, ferindo o piloto.
Um ano de recuperação
Chegou a temer-se pela possibilidade de Robert Kubica perder a sua mão direita, mas um fabuloso trabalho da equipa médica afastou essa terrível possibilidade. Contudo, a recuperação total do piloto polaco é para já indeterminada, mas pelo que se sabe, nunca demorará menos de um ano. 2011 é que já não conta para o valoroso piloto polaco.
Mesmo antes de começar, o Mundial de 2011 já perdeu um dos seus principais pilotos, depois do polaco ter sido operado durante longas horas, com equipas de médicos distintas para a perna e braço direitos. A reconstrução óssea foi um sucesso, o mesmo sucedendo com as artérias, tecidos e nervos, muito danificados no acidente.
Para quem chegou a ser ponderada a amputação da perna e braço, este é um mal menor, mas agora há que dar tempo ao tempo, pois não existem certezas se a mão recuperará todas as funcionalidades, especialmente se tivermos em conta que estamos a falar de uma modalidade como a F1, com tudo o que isso implica em termos físicos.
artigos publicados no Autosport
1 comentário:
O polaco há de se recuperar bem, e em breve voltará aos ralis e à Fórmula 1. Ao menos depois desse grave acidente é possível estudar novas medidas para aumentar a segurança nas viaturas, como aconteceu na Fórmula 1 depois do óbito do Senna, e que desde então reduziu a zero a mortalidade em acidentes.
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