terça-feira, maio 27

Kubica e a paixão pelos ralis

“Sabes porque um fotógrafo de ralis é melhor que um fotógrafo de Fórmula 1?” – Foi com esta questão que Robert Kubica confrontou um fotógrafo espanhol destacado para o Grande Prémio de Espanha. A surpreendente resposta: “Porque o primeiro só tem uma oportunidade de captar o ângulo perfeito, enquanto que no circuito tem cinquenta voltas para o fazer!”. Esta afirmação apanhou alguns elementos do “paddock” de surpresa, não só pelo oportunismo, mas também pelo facto de mostrar conhecedor e adepto da modalidade.

Piloto principal da BMW Sauber, na Fórmula 1, o polaco conseguiu colocar a modalidade em primeiro plano no seu país. Este “embaixador” dos desportos motorizados, atravessa um bom momento de forma, alcançando uma série de bons resultados: no passado fim-de-semana foi segundo classificado no Circuito do Mónaco, e conta com uma pole position no Bahrain. Perspectiva-se num futuro a primeira vitória, e quem sabe algo mais.

Ligado prioritariamente à Fórmula 1, não põe de parte uma incursão nos ralis. Alías o próprio confirmou que um dia gostaria de se dedicar aos ralis, principalmente pela diversão. Confessou ter recebido um convite para ser piloto de ralis, mas contando com o apoio familiar, a opção recaiu pelos monolugares, que mais tarde deu os seus frutos - entre outros vitória na World Series by Renault.

A paixão não se queda pela condução: “Gosto muito de ralis. Se estou em casa e não tenho nada que fazer vou vê-los, sem problema nenhum estaciono a viatura e desloco-me para os troços como os restantes espectadores, caminhando seis quilómetros se necessário. Gosto de estudar os mapas, procurar os melhores sítios e como chegar a eles. Agrada-me o sistema dos ralis, pois existe um maior contacto com os pilotos. Na F1 os espectadores estão longe da a pista e da realidade” – disse Kubica.

O ano passado foi notada a sua presença nos ralis da Córsega e Sardenha. O seu conhecimento não se fica por aí -demonstrando à vontade com o WRC, sempre lançava uma afirmação como “Este ano existiu pouca neve na Suécia” ou “Próxima prova - México?”
Fez uma "perninha" com um carros de ralis, melhor dizendo… drifting:



Reportagem Rallyes.net

Sem comentários: